2022: Projetos de pesquisa PET Educação
Cristina Maria Rosa
Em 2022, o grupo formado
por 12 estudantes da Licenciatura em Pedagogia que estão no PET Educação como bolsistas, irão desenvolver pesquisas a serem compartilhadas na SIIEPE – Semana Integrada
de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.
Orientados pela Tutora, Drª Cristina Maria Rosa, os temas foram definidos durante o mês de março e agora, em abril, ocorreu a escrita das propostas em forma de resumo (em torno de dez linhas com apresentação do tema, objetivos e metodologia). Hoje, 25 de abril, damos início à publicação destes resumos aqui no Blog do PET.
Acompanhe as
produções e confira cada uma delas na SIIEPE 2022!
1. O olhar investigativo da Rafaela e os direitos das crianças...
Orientada a conhecer acervos, Rafaela optou por se integrar aos estudos em dois acervos existentes na UFPel: um pequeno, inserido na Sala de Leitura Erico Verissimo e outro abrigado na Biblioteca do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFPel. O tema e o formato da investigação foi acordado com a orientadora em março e, já em maio, terá início a leitura das obras. A seguir, o resumo organizado pela Rafaela:
Rafaela
Strelow
Orientadora
Drª. Cristina Maria Rosa
No estudo proponho conhecer, descrever e analisar o grupo de obras literárias para a infância existente no espaço destinado à Faculdade de Educação na Biblioteca do CSHS/UFPel e na Sala de Leitura Erico Verissimo (FaE/UFPel). Integrada à pesquisa de Pós-Doutoramento da Professora Drª. Cristina Maria Rosa, o foco é compor o rol de obras que subsidiam a formação de docentes em três instituições (UFRGS, UFSC e UFPel) e, de maneira explícita ou implícita, tratem de personagens e/ou enredos vinculados aos direitos das crianças pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. A orientação teórica e metodológica será dada pela docente com o apoio do grupo de pesquisa Educação e Infância, com foco em Violências, Gênero e Direitos das crianças, da Drª. Patrícia De Moraes Lima (UFSC) e da Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (FACED/UFRGS), sob a supervisão da Drª. Jane Felipe, pesquisadora no Eixo Temático Infâncias, Gênero e Sexualidade. Como procedimento metodológico vou listar as obras existentes nos dois acervos, ler todas, selecionar as mais relevantes no que tange aos temas das linhas de pesquisa e analisá-las criticamente. A análise documental é preponderante para a configuração de um rol de obras a serem acionadas na formação de professores, bibliotecários e gestores escolares.
Palavras-chave: Infâncias; Literatura;
Acervos literários; Formação de professores; Direitos das crianças; Gênero;
Sexualidade; Violências.
Bah, que pesquisa pertinente a da Rafaela. Parabéns! Ansiosa para ver na integra. A título de curiosidade: quantos livros têm ao todo (nos dois acervos)?
ResponderExcluir