Leitura
Cristina Maria Rosa
Resumo: A leitura é um fenômeno que ocorre em quatro dimensões: anterior, concomitante e posterior ao ato de decodificar e que produz a quarta dimensão, a inventiva. Produzida pelo sentido profundo do ler o escrito, a dimensão inventiva é mais difícil de ser observada, mas oferece indícios quando das comunicações orais ou escritas por seus usuários.
Leitura: um fenômeno em quatro dimensões
Entendida como um fenômeno que extrapola os sujeitos em relação – autor, leitor e texto –, a leitura pode ser descrita como não restrita ao ato de decodificar letras, sílabas e construções frasais utilizados em gêneros textuais dos mais diversos tipos. Pode, ainda, ser conceituada como não circunscrita ao ato de relacionar sons e sinais gráficos inventados historicamente pela humanidade, produzindo compreensão, interpretação, conotação ou suposição de intenções.
A leitura antecede
a primeira relação preconizada na escola – compreender o sistema alfabético,
suas regras e manifestações. E, por isso, é um fenômeno, não apenas uma
habilidade.
Ao nascer em uma sociedade leitora, cada humano recebe,
desta e como herança cultural a ser apreendida – incorporada, acentuada, ampliada ou simplesmente ignorada e até rejeitada –, um rol de saberes sobre o que
é, qual a importância e função da escrita e como é possível conhecê-la e
utilizá-la. Assim, pode ser entendida como um fenômeno cultural que ocorre no tempo – na
história de cada de leitor – e no espaço geográfico, mas, também social, para o
qual concorrem muitos elementos.
Antes, durante, depois e...
A leitura é
um fenômeno anterior à compreensão
do sistema de escrita alfabético justamente pelos saberes que circulam acerca
do valor social da leitura. Assim, é possível afirmar que é uma faculdade a ser
adquirida. E é uma capacidade que ocorre processualmente, por toda a vida que antecede
o conhecimento de letras e suas combinações. Posso afirmar que esses saberes
prévios antecipam, aprimorando ou prejudicando a compreensão do sistema
alfabético.
A leitura é
um fenômeno concomitante à
compreensão do sistema de escrita alfabético exatamente por que, enquanto se lê
é que ocorre a compreensão da escrita em si, seu valor gramatical, gráfico,
correspondente, representativo, posicional e conceitual. Conhecer e compreender
o sistema de escrita alfabética é condição para a leitura, mas não se restringe
a ela.
A leitura é um fenômeno posterior, pelo poder que possui de reverberar sentidos e significados na vida do leitor.
A quarta dimensão:
E é um
fenômeno que produz uma dimensão imensurável – a inventiva –
quando do contato com a escrita literária, uma vez que esta agrega ao produto
da escrita convencional, o valor da arte do escrito. Para Arthur Schopenhauer,
“a experiência pessoal é a condição indispensável, necessária para a
compreensão tanto da poesia quanto da história, pois é, por assim dizer, o
dicionário da língua falada por ambas” (Metafísica do Belo. UNESP, 2003, p.
205).
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