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11 maio 2020

Diário do Cuidado: mais um ação do PET Educação


Diário do cuidado: diálogos aos 60+
Cristina Maria Rosa

Quem somos?
O grupo PET Educação se caracteriza por ser um grupo disciplinar. É constituído por 12 estudantes da Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel tutoriados por uma Pedagoga, a Drª. Cristina Maria Rosa. Reconhecido, na Universidade e fora dela, por trabalhar com a Leitura Literária – um tipo de leitura que difere das demais por priorizar o prazer em conhecer textos, gêneros e autores, prioritariamente os brasileiros – o grupo mantém interações sobre o trema com vários grupos: estudantes, crianças, professoras, bibliotecárias e familiares de estudantes.
O grupo PET tem como princípio o estudo e a pesquisa que desemboca em intervenções em escolas públicas e privadas. Além disso, palestras, cursos de formação de curto, médio e longo prazo para professores e também para as bibliotecárias são práticas recorrentes. A atuação como personagens literários, eventualmente, em Feiras do Livro e eventos, mas, também em escolas, é outra das marcas do PET Educação.
Em 2020, diante da grave situação em que nos encontramos como Universidade e Sociedade, foi necessário reinventar nossas ações, estudos e pesquisas buscando, ao máximo, a interação com a comunidade que sempre nos foi tão próxima. A seguir, o projeto mais intenso entre tantos que estamos correndo o risco de desenvolver desde o dia 16 de março, quando a UFPel suspendeu as atividades usuais e entrou em outro modo de gestão dos tempos e espaços.
Diário do Cuidado: o que é isso?
O grupo “Diário do cuidado: diálogos aos 60+”, foi organizado para intervir na prevenção de casos de depressão por solidão ou falta de atenção. Instigado a propor algo no campo do cuidado mental, o PET Educação reconheceu que não tem formação específica para tal. Sensível à demanda de um dos idosos que frequenta o grupo, reunimos, por mensagem no WhatsApp, uma rodada de inscrições a quem se sentia apto a dar apoio e a quem desejava participar. Foi assim que surgiu o programa “Diário do Cuidado: diálogos aos 60+”.
O foco da atuação do grupo é conversar: sobre o isolamento, as perspectivas, as relações que eles conseguem ter. Depois, estabelecer rotina de contato e, nela, se prontificar a escrever a biografia do interlocutor. Ao enviar, sempre, o retorno do escrito ao idoso, comprometê-lo com sua própria história, memória e permanência no grupo.
O grupo também investe no envio, todos os dias, de um lembrete, uma frase de incentivo, uma imagem de paisagens vistas da janela ou de um animal de estimação e mesmo uma foto antiga em que estão com o idoso. Cabe, também, fazer planos para o futuro.
Como funciona?
Atualmente em contato com sete idosos, oito integrantes do grupo PET (estudantes e a Tutora) se revezam em conversar, escrever memórias, indicar leituras, serviços públicos e possibilidades para os que solicitaram apoio e estão confinados, sozinhos ou em pequenos grupos familiares.
As atividades tiveram início em 04 de maio e, hoje, contam com o apoio da Drª. Zayanna Lindôso, docente no Curso de Terapia Ocupacional da UFPel que, com expertise no tema, orienta o grupo e encaminha para atendimento especializado casos considerados mais delicados ou que demandem atendimento especial. Na TO, há um programa denominado PRO-GERONTO, dedicado a casos que exigem maior atenção.
O Programa de Terapia Ocupacional em Gerontologia (PRO-GERONTO) é um projeto de extensão destinado a atender idosos da comunidade. Oferece ações de prevenção do declínio cognitivo, promoção do envelhecimento ativo e apoio a pessoas que atuam junto a essa população. Além disso, oferta atendimentos específicos a idosos com depressão, Alzheimer e demais quadros patológicos que podem acometer o idoso.

Para fazer parte do programa “Diário do cuidado: diálogos aos 60+”, basta entrar em contato com a tutora do grupo PET Educação e solicitar apoio.

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