Páginas

22 abril 2019

Formação e qualificação de professores leitores: PET Educação presente!


Formação e Aperfeiçoamento de Bibliotecários:
Parceria entre o PET Educação da FaE/UFPel e o CETEP/SMED Pelotas
Cristina Maria Rosa
Simone Echebeste

          Abril é um mês especial para o livro e a leitura e o PET Educação juntamente com o CETEP/SMED organizou um grupo de ações que instigam os professores nas escolas a ler literatura de qualidade para as crianças.
        Entre as datas importantes está o dia 02 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil e Infantojuvenil. Escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido em 02/04/1805, é uma forma comemorar também o nascimento da literatura para crianças. Autor dos clássicos “A pequena vendedora de Fósforos”, “O patinho feio” e “Soldadinho de chumbo”, entre muitos outros, é importante conhecer sua biografia e escritos.
         Outro dia que não pode passar em branco é 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato, escritor que nasceu nesse dia. Instituído em 2002 através da Lei 10.402/02, o Dia Nacional do Livro Infantil é considerado o dia oficial da literatura infantojuvenil no Brasil. A primeira história infantil de Lobato, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens que povoam o universo fictício do Sítio do Picapau Amarelo.
Ainda em abril se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Definido pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o dia 23 de abril foi escolhido por lembrar três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov. Através do marco, a UNESCO intenciona encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.
O PET Educação e o CETEP/SMED
          Tradicionalmente vinculada a políticas de formação do leitor nas escolas públicas municipais, o PET Educação aproveitou essa efervescência de datas para dar início, junto com o CETEP da SMED Pelotas, a mais um Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores. A abertura do evento, ocorrida em 11 de abril de 2019, às 9 horas na Bibliotheca Pública Pelotense teve a participação de 86 professoras e contou com a presença das coordenadoras, Bibliotecária Simone Echebeste, Professora Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e Pedagoga Estela Sampaio (CETEP/SMED).
          Apoiado pela Bibliotheca Pública Pelotense, Faculdade de Educação da UFPel, GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária e SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo, o curso teve como palestrante, nesse primeiro dia, a Pedagoga da BPP, Camila Corrêa Pierzckalski que apresentou o espaço infantojuvenil Erico Verissimo e revelou como são organizados os livros para o público nessa tradicional Biblioteca. Além disso, a Coordenadora do GELL, Drª Cristina Maria Rosa leu o conto Passeio Noturno, de Rubem Fonseca, para marcar o início das atividades literárias.
          O Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores das escolas públicas do Município de Pelotas tem programação intensa. O foco é a formação e qualificação dos professores que são responsáveis pelas bibliotecas escolares no Município, tanto na zona urbana como rural. Leia o calendário e participe!


Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores
PROGRAMA
DATA
HORA
TEMAS
LOCAL
11/04
9-11
Abertura do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores
Leitura Literária com Cristina Maria Rosa
Visita guiada ao Museu na BPP
Bibliotheca Pública Pelotense
16/05
9-11
Boas Práticas
Processamento técnico: Manual, com a Bibliotecária Simone Echebeste
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
17/05
14:30-16:30
Boas Práticas
Processamento técnico: Manual, com Bibliotecária Simone Echebeste
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
13/06
9-11
Boas Práticas
Classificação das obras pelo gênero: como reconhecer?
Beatriz Pereira (Mestre em Literatura Brasileira/UFRGS) e Bibliotecária Patrícia Borba
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
14/06
14:30-16:30
Boas Práticas
Classificação das obras pelo gênero: como reconhecer?
Beatriz Pereira (Mestre em Literatura Brasileira/UFRGS) e Bibliotecária Patrícia Borba
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
18/07
9-11
Boas Práticas
Seleção de obras por faixa etária, com a Pedagoga Camila Pierzckalski
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
BPP
19/07
14:30-16:30
Boas Práticas
Seleção de obras por faixa etária, com a Pedagoga Camila Pierzckalski
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
BPP
15/08
9-11
Boas Práticas
Oficinas de contação de histórias: técnicas, produção de materiais e preparo, com a Professora Mirela Rodrigues Andrade.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
16 /08
14:30-16:30
Boas Práticas
Oficinas de contação de histórias: técnicas, produção de materiais e preparo, com a Professora Mirela Rodrigues Andrade.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
12/09
9-11
Boas Práticas
Como contar histórias usando música, teatro, dança, com Cibele Fernandes e Carlos Eduardo Prado,  do Elefante Colorido.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP

13/09
14:30-16:30
Boas Práticas
Como contar histórias usando música, teatro, dança, com Cibele Fernandes e Carlos Eduardo Prado,  do Elefante Colorido.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP

10/10
9-11
Boas Práticas
Literatura inclusiva: raça, gênero, diversidade, com Leonardo Capra (Pedagogo/UFPel)
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
11/10
14:30-16:30
Boas Práticas
Literatura inclusiva: raça, gênero, diversidade, com Leonardo Capra (Pedagogo/UFPel)
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
07/11
9-11
Avaliação
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
08/11
14:30-16:30
Avaliação
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP

15 abril 2019

Edital PET Educação 001.2019: Seleção de Bolsista


EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Programa de Educação Tutorial - PET
Edital 001/2019

A Tutoria do PET EDUCAÇÃO convida os estudantes da Licenciatura em Pedagogia a inscreverem-se à vaga de Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET/Educação).

1. Dos objetivos do programa:
•        Desenvolver as atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos bolsistas.
•        Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
•        Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino;
•        Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;
•        Proporcionar a formação acadêmica no âmbito da Universidade, privilegiando a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

2. Das vagas: Será disponibilizada uma vaga imediata e uma vaga para suplente;

2.1. Valor da Bolsa: Cada estudante efetivado como bolsista recebe, a título de ajuda de custos, mensal e ininterruptamente até o final da vigência do vínculo, o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais);

3. Dos critérios de seleção:

ü  Estar regularmente matriculado na Licenciatura em Pedagogia;
ü  Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do grupo;
ü  Apresentar rendimento acadêmico no mínimo igual ou maior a sete e não ter mais do que duas reprovações;
ü  Estar cursando entre o segundo e o sétimo semestre da Licenciatura em Pedagogia;
ü  Ler o manual do Programa de Educação Tutorial, disponível no site: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf
ü  Ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo com média acima de sete.

4. Inscrições: de 16 a 24 de abril de 2019, através do seguinte correio eletrônico: selecaobolsista2018@gmail.com

4.1 Documentos necessários para inscrição:

•        Ficha de Inscrição. Modelo disponível em: http://peteducacao.blogspot.com.br/
•        Histórico Escolar;
•        Currículo Lattes atualizado;
•        Memorial. Modelo disponível em: http://peteducacao.blogspot.com.br/

5. Procedimentos de Seleção: As provas, individualmente, não são eliminatórias. Todos os candidatos podem realizar todo o processo seletivo. Haverá um grupo de provas e responsabilidades assim organizadas:

Prova
Data e hora
Local
Inscrição
16 a 24 de abril de 2019
Pelo endereço:
Entrega do Histórico, Currículo e Memorial.
Dia 25 de abril às 8h30min
Sala 254– FAE
Prova escrita
25 de abril às 9 horas.
Sala 254 – FAE
Entrevista com os candidatos.
25 de abril às 17 horas
Sala 257- PET/Educação
Análise dos documentos e leitura das provas.
06 a 10 de maio
Sala 257- PET/Educação
Resultados
11 de maio de 2019, às 17 horas.
Divulgados no Blog e Mural do PET Educação


5.1 Da Comissão de Seleção: Será composta pela Tutora do Grupo PET/Educação, Professora Cristina Maria Rosa, por um tutor convidado, três bolsistas PET Educação e um bolsista PET convidado.

6. Os casos omissos serão dirimidos pela comissão.

__________________________________________
Alessandra Steilmann, Claudia Sousa e Ieda Kurtz
Comissão de Seleção

Pelotas, 16 de abril de 2019.


PET Educação seleciona novos bolsistas

PET Educação seleciona bolsistas

Cristina Maria Rosa
Ieda Kurtz

O PET educação abrirá, amanhã, dia 16/04/2019, seleção para novos bolsistas.
O edital será publicado aqui e todas as informações a respeito da seleção estarão disponíveis!

Entre os objetivos do PET se encontram:
•        Desenvolver as atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos bolsistas.
•        Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
•        Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino;
•        Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;
•        Proporcionar a formação acadêmica no âmbito da Universidade, privilegiando a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão.

2. Das vagas: Será disponibilizada uma vaga imediata e uma vaga para suplente;

Venha fazer parte do Programa de Educação Tutorial!