Páginas

22 abril 2019

Formação e qualificação de professores leitores: PET Educação presente!


Formação e Aperfeiçoamento de Bibliotecários:
Parceria entre o PET Educação da FaE/UFPel e o CETEP/SMED Pelotas
Cristina Maria Rosa
Simone Echebeste

          Abril é um mês especial para o livro e a leitura e o PET Educação juntamente com o CETEP/SMED organizou um grupo de ações que instigam os professores nas escolas a ler literatura de qualidade para as crianças.
        Entre as datas importantes está o dia 02 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil e Infantojuvenil. Escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, nascido em 02/04/1805, é uma forma comemorar também o nascimento da literatura para crianças. Autor dos clássicos “A pequena vendedora de Fósforos”, “O patinho feio” e “Soldadinho de chumbo”, entre muitos outros, é importante conhecer sua biografia e escritos.
         Outro dia que não pode passar em branco é 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato, escritor que nasceu nesse dia. Instituído em 2002 através da Lei 10.402/02, o Dia Nacional do Livro Infantil é considerado o dia oficial da literatura infantojuvenil no Brasil. A primeira história infantil de Lobato, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens que povoam o universo fictício do Sítio do Picapau Amarelo.
Ainda em abril se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Definido pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – o dia 23 de abril foi escolhido por lembrar três grandes escritores: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov. Através do marco, a UNESCO intenciona encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos.
O PET Educação e o CETEP/SMED
          Tradicionalmente vinculada a políticas de formação do leitor nas escolas públicas municipais, o PET Educação aproveitou essa efervescência de datas para dar início, junto com o CETEP da SMED Pelotas, a mais um Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores. A abertura do evento, ocorrida em 11 de abril de 2019, às 9 horas na Bibliotheca Pública Pelotense teve a participação de 86 professoras e contou com a presença das coordenadoras, Bibliotecária Simone Echebeste, Professora Cristina Maria Rosa (FaE/UFPel) e Pedagoga Estela Sampaio (CETEP/SMED).
          Apoiado pela Bibliotheca Pública Pelotense, Faculdade de Educação da UFPel, GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária e SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo, o curso teve como palestrante, nesse primeiro dia, a Pedagoga da BPP, Camila Corrêa Pierzckalski que apresentou o espaço infantojuvenil Erico Verissimo e revelou como são organizados os livros para o público nessa tradicional Biblioteca. Além disso, a Coordenadora do GELL, Drª Cristina Maria Rosa leu o conto Passeio Noturno, de Rubem Fonseca, para marcar o início das atividades literárias.
          O Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores das escolas públicas do Município de Pelotas tem programação intensa. O foco é a formação e qualificação dos professores que são responsáveis pelas bibliotecas escolares no Município, tanto na zona urbana como rural. Leia o calendário e participe!


Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores
PROGRAMA
DATA
HORA
TEMAS
LOCAL
11/04
9-11
Abertura do Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores
Leitura Literária com Cristina Maria Rosa
Visita guiada ao Museu na BPP
Bibliotheca Pública Pelotense
16/05
9-11
Boas Práticas
Processamento técnico: Manual, com a Bibliotecária Simone Echebeste
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
17/05
14:30-16:30
Boas Práticas
Processamento técnico: Manual, com Bibliotecária Simone Echebeste
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
13/06
9-11
Boas Práticas
Classificação das obras pelo gênero: como reconhecer?
Beatriz Pereira (Mestre em Literatura Brasileira/UFRGS) e Bibliotecária Patrícia Borba
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
14/06
14:30-16:30
Boas Práticas
Classificação das obras pelo gênero: como reconhecer?
Beatriz Pereira (Mestre em Literatura Brasileira/UFRGS) e Bibliotecária Patrícia Borba
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
18/07
9-11
Boas Práticas
Seleção de obras por faixa etária, com a Pedagoga Camila Pierzckalski
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
BPP
19/07
14:30-16:30
Boas Práticas
Seleção de obras por faixa etária, com a Pedagoga Camila Pierzckalski
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
BPP
15/08
9-11
Boas Práticas
Oficinas de contação de histórias: técnicas, produção de materiais e preparo, com a Professora Mirela Rodrigues Andrade.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
16 /08
14:30-16:30
Boas Práticas
Oficinas de contação de histórias: técnicas, produção de materiais e preparo, com a Professora Mirela Rodrigues Andrade.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
12/09
9-11
Boas Práticas
Como contar histórias usando música, teatro, dança, com Cibele Fernandes e Carlos Eduardo Prado,  do Elefante Colorido.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP

13/09
14:30-16:30
Boas Práticas
Como contar histórias usando música, teatro, dança, com Cibele Fernandes e Carlos Eduardo Prado,  do Elefante Colorido.
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP

10/10
9-11
Boas Práticas
Literatura inclusiva: raça, gênero, diversidade, com Leonardo Capra (Pedagogo/UFPel)
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
11/10
14:30-16:30
Boas Práticas
Literatura inclusiva: raça, gênero, diversidade, com Leonardo Capra (Pedagogo/UFPel)
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
07/11
9-11
Avaliação
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP
08/11
14:30-16:30
Avaliação
Leitura Literária, com Cristina Maria Rosa
CETEP

Um comentário: