Galeria de Ex-Petianos

Olá! Meu nome é Maiara Kath Kringel e fui bolsista do Pet Educação de 2016 a 2018. Fazer parte deste grupo foi muito importante para minha formação pessoal e profissional, pois tive a oportunidade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes áreas, como Inclusão, Mídias e Leitura Literária. Apresentar trabalhos e organizar eventos juntamente com meus colegas petianos e a tutora, me proporcionaram o trabalho em equipe, fundamental para as relações em um ambiente escolar. Sou muito grata ao grupo Pet Educação por tudo que aprendi ao longo desses dois anos.


Olá, sou Nanin Loustau Oyambure, estudante de Pedagogia na UNIFAP. Durante o ano de 2015 tive a honra de integrar o grupo PET Educação da FaE/UFPel. Ali, trabalhei e convivi com colegas e professoras formidáveis. Foram tempos muito prazerosos  e de incomensurável aprendizado. Na minha perspectiva, ser petiana é sinônimo de  distinção. É ter um perfil intelectível diferenciado. Haver pertencido ao grupo Pet ocasionou uma diferença significativa na minha vida social e acadêmica. Atualmente estou vinculada à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e atuo, em sala de aula, como monitora bolsista na disciplina Sociologia da Educação II. Ademais integro, na mesma instituição e com vínculo de iniciação científica, o GPCEM Grupo de Pesquisa Capital Social, Educação e Meio Ambiente. Agradeço a oportunidade de poder expor o quão relevante foi o Pet Educação no meu percurso dentro da academia. Um abraço a todos! Muitas saudades!


Sou Angelina Monica Monteiro dos Santos, petiana entre 2013-2015, hoje mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL- Campus Pelotas). Defendo, no próximo mês de março (08/03/2017), meu projeto de dissertação intitulado Literatura Infantil Menor: afecções de um corpo em (des)leitura na escola, orientado pela Drª. Roselaine Albernaz e coorientado pelo Dr. Alberto d’Avila Coelho. O tema e a investigação nasceram de minha paixão pela leitura literária na escola que foi surgindo com as práticas junto ao PET Educação. O PET desenvolve trabalhos integrando Pesquisa, Ensino e Extensão que repercutem na formação humana e profissional do petiano, bem como na comunidade acadêmica ao qual está inserido e, estando eu no PET Educação, observava isso, mas não com a importância e profundidade que posso atribuir hoje. Penso ser o ideal, talvez utópico, que todos os alunos do curso de graduação pudessem ser petianos. Isso no sentido de que o PET nos possibilita um aprendizado prático orientado, junto à comunidade, nos favorecendo um melhor desenvolvimento do trabalho profissional tanto no dia a dia da sala de aula, no caso do PET Educação, quanto na continuação dos processos de aprendizagem na Academia. Vou dizer em outras palavras: o trabalho discente desenvolvido junto a tutores faz a diferença na formação profissional da pessoa e deveria ser pensado para toda a comunidade acadêmica. Por estas razões afirmo que não posso dizer o que o PET foi para mim. Porque ele não foi, ele é presente em minha vida, muito mesmo.
Sou Mônica Roxo Correa, e para mim, ter sido petiana entre 2009 e 2012 foi algo maravilhoso. Ingressar no PET Educação me abriu portas e horizontes dentro da UFPel e, através dele, percebi a grandiosidade da Universidade em todas as suas instâncias.Também foi possível firmar parcerias e contatos com pessoas de diversas áreas, outras universidades e cursos, ampliando o conhecimento adquirido dentro do curso de Pedagogia. O PET foi fundamental na minha formação profissional, mas principalmente, na formação pessoal, onde pude evoluir e aprender sobre relações interpessoais. Ser petiana marcou minha jornada dentro da UFPel. Atualmente, sou professora de Educação Infantil na rede pública municipal em Pelotas, e coloco em prática os ensinamentos que obtive dentro do grupo através de troca de experiências com colegas.

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