Galeria de Ex-Petianos

Valdoir Campelo
Olá! Sou Valdoir Simões Campelo. Fui bolsista no PET EDUCAÇÃO a partir do ano de 2018 e encerrei minhas atividades de bolsista no mesmo ano em que me Licenciei em Pedagogia: 2022. No PET, tive o privilégio de vivenciar o ensino, a pesquisa e a extensão. Além disso, no grupo pude aprimorar, trocar e compartilhar ideias com colegas e com a orientação de nossa tutora, Professora Doutora Cristina Maria Rosa. Através do grupo passei a descobrir uma visão sobre a Literatura e como levar essa prática para a formação e apreciação de novos leitores. Ser petiano é percorrer diferentes âmbitos, dentro e fora da universidade. É estar sempre em movimento na busca por mais informações em diferentes fontes; é se preparar e capacitar para que nossa passagem pela Universidade possa devolver, para a sociedade, o investimento de recursos públicos em nossa graduação. Como estudantes na Universidade pública, temos responsabilizabilidade como todos que com ela contribuem, através de impostos que pagam. Como? Levando para as escolas projetos de extensão e, no ensino, oportunizando a formação de novos leitores. Na pesquisa, pensando e realizando projetos relevantes. Ser petiano é estar em constante transformação, para que haja sempre novas abordagens em sala de aula. E fora dela, também. Ser petiano é saber que a literatura oportuniza diferentes perspectivas de sentir, ver e modificar o mundo que nos cerca. 

Ieda Kurtz
Olá!! Sou Ieda Kurtz, integrei o PET Educação como bolsista de 2015 a 2019. Integrar o grupo foi, para mim, uma descoberta pessoal e profissional. No grupo, tive a oportunidade de transitar entre pesquisa, ensino e extensão participando de diversas atividades, produzindo escritas, participando de trabalhos e artigos, apresentando resultado do trabalho desenvolvido, organizando e promovendo eventos, o que me permitiu ampliar conhecimentos e conteúdos do curso de Pedagogia.  Com o grupo PET Educação tive a oportunidade de vivenciar e conhecer a universidade em diversos aspectos que nem todos os estudantes conseguem atingir, conhecer pessoas e outras universidades.  No PET, conheci o mundo da leitura e da literatura infantil, que me encantou. Atualmente, como professora na rede municipal coloco em prática os aprendizados adquiridos. A profissional que sou hoje tem muito da formação diferenciada que adquiri durante a convivência com a tutora e colegas.


Maiara Kringel
Olá! Meu nome é Maiara Kath Kringel e fui bolsista do Pet Educação de 2016 a 2018. Fazer parte deste grupo foi muito importante para minha formação pessoal e profissional, pois tive a oportunidade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes áreas, como Inclusão, Mídias e Leitura Literária. Apresentar trabalhos e organizar eventos juntamente com meus colegas petianos e a tutora, me proporcionaram o trabalho em equipe, fundamental para as relações em um ambiente escolar. Sou muito grata ao grupo Pet Educação por tudo que aprendi ao longo desses dois anos.



Nanin Loustau
Olá, sou Nanin Loustau Oyambure, estudante de Pedagogia na UNIFAP. Durante o ano de 2015 tive a honra de integrar o grupo PET Educação da FaE/UFPel. Ali, trabalhei e convivi com colegas e professoras formidáveis. Foram tempos muito prazerosos  e de incomensurável aprendizado. Na minha perspectiva, ser petiana é sinônimo de  distinção. É ter um perfil intelectível diferenciado. Haver pertencido ao grupo Pet ocasionou uma diferença significativa na minha vida social e acadêmica. Atualmente estou vinculada à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e atuo, em sala de aula, como monitora bolsista na disciplina Sociologia da Educação II. Ademais integro, na mesma instituição e com vínculo de iniciação científica, o GPCEM Grupo de Pesquisa Capital Social, Educação e Meio Ambiente. Agradeço a oportunidade de poder expor o quão relevante foi o Pet Educação no meu percurso dentro da academia. Um abraço a todos! Muitas saudades!



Angelina Monteiro
Sou Angelina Monica Monteiro dos Santos, petiana entre 2013-2015, hoje mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação e Tecnologias do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL- Campus Pelotas). Defendo, no próximo mês de março (08/03/2017), meu projeto de dissertação intitulado Literatura Infantil Menor: afecções de um corpo em (des)leitura na escola, orientado pela Drª. Roselaine Albernaz e coorientado pelo Dr. Alberto d’Avila Coelho. O tema e a investigação nasceram de minha paixão pela leitura literária na escola que foi surgindo com as práticas junto ao PET Educação. O PET desenvolve trabalhos integrando Pesquisa, Ensino e Extensão que repercutem na formação humana e profissional do petiano, bem como na comunidade acadêmica ao qual está inserido e, estando eu no PET Educação, observava isso, mas não com a importância e profundidade que posso atribuir hoje. Penso ser o ideal, talvez utópico, que todos os alunos do curso de graduação pudessem ser petianos. Isso no sentido de que o PET nos possibilita um aprendizado prático orientado, junto à comunidade, nos favorecendo um melhor desenvolvimento do trabalho profissional tanto no dia a dia da sala de aula, no caso do PET Educação, quanto na continuação dos processos de aprendizagem na Academia. Vou dizer em outras palavras: o trabalho discente desenvolvido junto a tutores faz a diferença na formação profissional da pessoa e deveria ser pensado para toda a comunidade acadêmica. Por estas razões afirmo que não posso dizer o que o PET foi para mim. Porque ele não foi, ele é presente em minha vida, muito mesmo.


Monica Roxo
Sou Mônica Roxo Correa, e para mim, ter sido petiana entre 2009 e 2012 foi algo maravilhoso. Ingressar no PET Educação me abriu portas e horizontes dentro da UFPel e, através dele, percebi a grandiosidade da Universidade em todas as suas instâncias.Também foi possível firmar parcerias e contatos com pessoas de diversas áreas, outras universidades e cursos, ampliando o conhecimento adquirido dentro do curso de Pedagogia. O PET foi fundamental na minha formação profissional, mas principalmente, na formação pessoal, onde pude evoluir e aprender sobre relações interpessoais. Ser petiana marcou minha jornada dentro da UFPel. Atualmente, sou professora de Educação Infantil na rede pública municipal em Pelotas, e coloco em prática os ensinamentos que obtive dentro do grupo através de troca de experiências com colegas.

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