Páginas

PLANEJAMENTO 2021

 IES: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Grupo: PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322 Tutor: CRISTINA MARIA ROSA Ano: 2021 Somatório da carga horária das atividades: 2008 Situação do Planejamento: Aguardando homologação do CLAA Considerações finais: O grupo PET Educação, em 2020, aprendeu a realizar atividades de modo online. Com isso, adquiriu novos saberes. O planejamento 2021, mescla atividades online e presenciais, almejando que voltemos anos enconmtrar presencialmente. Resultados gerais: Buscamos qualificar e aprofundar saberes entre os estudantes que já são bolsistas, bem como sermos capazes de inserir três novos estudantes no grupo, uma vez que há bolsistas concluem suas atividades no grupo em breve, em função da formatura na Licenciatura em Pedagogia. Atividade - Ensino: Semana Acadêmica Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 80 03/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Organização e/ou participação na organização da semana acadêmica das Licenciaturas em Pedagogia (diurno e noturno). Na Faculdade de Educação, as semanas acadêmicas são ofertadas por cinco dias, com atividades à tarde (para a Licenciatura diurna) e à noite (Licenciatura noturna) e o PET tem tradição na organização ou na colaboração. A recepção (como ocorrida em 2020, disponível em: http://peteducacao.blogspot.com/2020/08/pet-educacao-recepciona-calouros.html), é um cartão de visitas do programa aos novos estudantes e uma boa relação comos coordenadores das licenciaturas. Objetivos: Receber os calouros, apresentar a eles todos os programas que o Grupo PET está desenvolvendo e apresentar a eles as popssibilidades de vínculo. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Uma semana se atividades de recepção que incluem: 1. Apresentar o Prograsma de Educação Tutorial; 2. Apresentar a estruturas da Universidade; 3. Apresentar a estrutura e funcionamento da Faculdade; 4. Apresentar projetos de pesquisa, ensino e extensão em andamento; 5 Apresentar a estrutura estudantil com direitos e possibilidades. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Excelente acolhida e futuro engajamento dos estudantes ingressantes, aos moldes como foi em 2020. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Consulta em plataformas online acerca da aceitabilidade e valoração do programa ofertado. Atividade - Ensino: Reuniões PET Educação Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 104 03/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Reuniões ordinárias do grupo, para organização, decisões, avaliações. Objetivos: 1. Manter a união e o convívio; 2. Organizar atividades e desenvolvê-las; 3. Tomar decisões; 4. Realizar avaliações. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Agendadas em hora e dia fixo, deverão ocorrer de forma remota e presencial. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Aprendizados quanto às habilidades de união e convívio, organização de atividades, tomada de decisões e capacidade de avaliação. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Escrita da Ata das reuniões realizadas. Atividade - Ensino: Viagem de estudos Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 24 06/11/2021 07/11/2021 Descrição/Justificativa: Viagem de estudos à feira do livro em Porto Alegre, RS Objetivos: 1. Conhecer, apreciar, usufruir de uma Feira do Livro; 2. Usar a camiseta, agasalho e mochila do grupo, com vista à segurança do grupo. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Viagem de um dia, com saída de Pelotas às 04 horas do dia 06/11 e retorno às 22 horas (chegada), a Feiro do Livro em Porto Alegre, RS. Os recursos a serem utilizados para deslocamento (contratação do ônibus) e confecção da camiseta, agasalho e mochila para os intergrantes do grupo serão oriundos do custeio 2020. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Organizar uma viagem de estudos; 2. Conhecer, apreciar, usufruir de uma Feira do Livro; 3. Avaliar o impacto de uma viagem de estudos na formação docente. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: 1. Conversas e diálogo sobre; 2. Publicação de imagens no blog e nas redes; 3. Escrita de uma descrição da viagem a ser publicada no blog. Atividade - Ensino: Estudos Literários Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 120 15/03/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Desenvolvimento de um grupo de estudos em Literatura para crianças, coordenado pela Tutora e desenvolvido de modo online. O intuito é não perder o vínculo e experimentar estudar longe fisicamente, mas conectados via web. Juntos e on-line, vamos estudar, ler, escrever, ouvir, falar. É um grupo livre, não vinculado ao currículo da Pedagogia, mas o tema a ser estudado é a Literatura para Crianças, fundamental para a formação de professores. Usar o celular e a plataforma da UFPel para web conferências será incentivado. Objetivos: A proposta é termos um compromisso semanal: um encontro para diálogo ou um estudo (texto, livro, áudio ou vídeo) e, ainda, um escrito (opinião, resenha, resumo, pesquisa, memória). Os objetivos são: 1. Conhecer conceitos; 2. Compartilhar impressões sobre os materiais e se encontrar virtualmente; 3. Comprometer cada um com o próprio aprendizado; 4. Elaborar um e-book como proposição final da disciplina. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Inicialmewnte, haverá idicação de tarefas semanais ou quinzenais como: leitura e/ou audição de contos ou poemas do programa "Minutos Literários". Após, os integrantes terá que escolher alguns e anotar seu autor, leitor e tema abordado. Além disso, cada inscrito deve organizar um bloco de anotações, diário ou caderno, para ter as tarefas organizadas. Após a realização, entrega de todas, no prazo. Ao fim, realizar a tarefa que orportunize criar o E-book do grupo. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Conhcer autores como: Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queirós, Carlo Colodi, Cecília Meireles, Charles Perrault, Clarice Lispector, Cora Coralina, Erico Verissimo, Eva Furnari, Fanny Abramovich, Fernanda Lopes de Almeida, Hans Christina Andersen, Joel Rufino dos Santos, José Saramago, Luis Camargo, Luís Dill, Manoel de Barros, Maria Clara Machado, Marina Colasanti, Mário Corso, Mario Quintana, Mary França e Eliardo França, Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Ricardo Azevedo, Ruth Rocha, Sérgio Capparelli, Sylvia Orthof, Tatiana Belinky, Wilhelm e Jacob Grimm e Ziraldo. 2. Saber ler em voz alta para crianças; 3. Saber usar as mídias para chegar ao público. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: 1. Leitura do texto Leitura em voz alta, de Ana Maria de Oliveira Galvão, disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-em-voz-alta 2. Ouvir o áudio Como escrever uma carta e ler o texto Como escrever uma carta, de Cristina Maria Rosa; 3. A tarefa final será escrever uma carta a respeito do estudante, tendo como foco a infância. As cartas serão transformadas em um e-book. 4. Lançamento do e-book em web conferência. Atividade - Pesquisa, Ensino e Extensão: Temas instigantes Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 130 03/01/2021 30/09/2021 Descrição/Justificativa: O processo de desenvolvimento da pesquisa consiste em definir um tema, elaborar um questionamento a ser enviado aos contatos (estudantes de Pedagogia, prioritariamente) de modo online. Os temas instigantes são as datas que, marcadas no calendário, dizem respeito à Pedagogia, como o dia da criança, do livro, do educador e assim por diante. Como ensino, os bolsistas seráo incentivados a coletar e catagorizar informações presentes nas respostas a fim de relacioná-las. Produzir um pequenoi artigo a ser publiucado no blog é o intuito. Ao dar visibilidade aos resultados, publicando-os no Blog do PET Educação, atingiremos um público maior, caracterizando, assim, a extensão. Objetivos: Conhecer e dar visibilidade a temas que estão impressos em calendários e que representam lutas, marcas, datas ou comemorações importantes. Para tal será necessário desenvolver as seguintes habilidades: 1. Pesquisa 2. Leitura; 3. Interação com o público; 4. Escrita dos resultados Exemplo: pesquisa e visibilidade ao Dia nacional do Livro (http://peteducacao.blogspot.com/2018/04/dia-nacional-do-livro-pet-educacao.html). Como a atividade será realizada? (Metodologia): As pesquisas já foram amplamente dsenvolvidas em 2020 e serão incentivadas e desenvolbidas também em 2021. As datas selecionadas, entre outras, são: dia do livro, do Pedagogo, da língua nacional, dia mundial da diversidade cultural para o diálogo e desenvolvimento, dia do isoso, da criança, da alfabetização, do estudante, do meio ambiente, da cultura indígena e da literatura infantil, entre outros. Os procedimentos incluem compor equipes para coordenar o envio e recebimento de respostas, compilação e análise de dados bem como a escrita final para as publicações. À tutora cabe a coordenação, correção e incentivo. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Esperamos selecionar grupos diversos de pessoas a serem consideradas. Além do público prioritário do PET Educação, os estudantes da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel, investiremos em professores, todos os tutores de grupos PET e um grupo considerável de estudantes de outros cursos na UFPel. E, também, enviaremos as questões (uma a cada tema) para pessoas que integram nossas redes de amigos e profissionais que vivem ou atuam em outros municípios ou estados e até em outros países. Por fim, esperamos produzir textos interessantes, informativos e breves, típicos para um Blog. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: A avaliação ocorrerá pela qualidade e quantidade de datas selecionadas, pessoas envolvidas e escrita final. Almejamos ter, no mínimo, três escritas/mês Atividade - Extensão: Mensagem ao final do ano Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 40 01/11/2021 31/12/2021 Descrição/Justificativa: Criação de uma mensagem de final de ano (escrita por todos, gravada em áudio e em vídeo) a ser editada e veiculada na plataforma Youtube a e ser enviada a todos nosso contatos. Ocorrida em 2020, mostrou ser uma tarefa agregadora de valor ao grupo, instigante e desafiadora. Objetivos: 1. Aprender a escrever, gravar, filmar e editar vídeos de curta duração; 2. Compartilhar emoções e avaliações do trabalho realizado em um ano. Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Lançamento da ideia em outubro, aos moldes da mensagem criada em 2020 (disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UFng58j-YUw&feature=youtu.be); 2. Criação do texto coletivo; 3. Gravação dos vídeos individuais; 4. Edição e aprovação do vídeo final; 5. Compartilhamento. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Compartillhamento de uma criação coletiva; 2. Expertise na elaboração de mensagens por platafomas digitais; 3. Desenvolvimento da habilidade de escrita coletiva; 4. Aprimoramento da habilidade de gravação em áudio e em video; 5. Uso da plataforma Yuotube. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Ao recebermos os retornos de nosso contatos, poderemos avaliar o impacto do projeto. Atividade - Pesquisa: Dia nacional do profissional da educação. Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 40 02/08/2021 31/08/2021 Descrição/Justificativa: Estudar, escrever sobre e divulgar no Blog do Grupo PET Educação o dia 06 de Agosto, dedicado nacionalmente aos Profissionais da Educação. Um profissional da educação é alguém em quem se reconhece o ensino como uma atividade profissional. Para tal, deve ter sólido repertório de conhecimentos. Mas não só. Para a Pedagogia, é fundamental estudar o tema e, por isso, o projeto se justifica. Objetivos: 1. Conhecer o conjunto de saberes docentes ligados ao trabalho dos profissionais da educação; 2. Conhecer o texto do filósofo e sociólogo canadense Maurice Tardiff (2002); 3. Conhecer o texto Saberes literários como saberes docentes, de Graça Paulino (PRESENÇA PEDAGÓGICA ¿ v.10 n.59 ¿ set./out. 2004); 4. Saber escrever sobre o tema. Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Levantamento de fontes para estudo, escrita e publicação, no BLOG do grupo, de matéria a respeito do Dia 06 de Agosto, dedicado nacionalmente aos Profissionais da Educação. 2. Escrita a ser compartillhada, para correção no grupo; 3. Publicação e amplo compartilhamento. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Escrita qualificada; 2. Retornos da postagem; 3. Validação da pesquisa pelo público interessado e qualificado para tal (comunidade científica); 4. Conhecimento do impacto do texto entre nosso público. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Ao recebermos retornos da postagem, termos como validar a pesquisa e conhecer seu impacto entre nosso público. Atividade - Ensino e Extensão: Dia da Pedagogia Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 260 03/01/2021 30/11/2021 Descrição/Justificativa: Reconhecer e dar a conhecer a importância da profissão Pedagogo. Profissão basilar na escola, integra parte das datas comemorativas no país. Exercida majoritariamente por mulheres, a Licenciatura em Pedagogia é amplamente ofertada pelo sistema de ensino público e privado no Brasil e, ainda, porta de entrada de mulheres no mercado de trabalho formal. Definido por legislação vigente, a Lei 13,083 de 8 de janeiro de 2015, a instituição do Dia Nacional do Pedagogo pode e deve ser comemorado. Objetivos: 1. Conhecer a história da Pedagogia (criada na década de 30 no século XX, quando intensas discussões sobre a educação no Brasil tiveram curso); 2. Saber desde quando e onde se adquire a profissão no país (desde 1934, na USP e desde 1935 na UNB); 3. Conhecer a legislação que a rege (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971, a partir da qual se obtém a autorização para atuar desde a Educação Infantil até à 5ª série dos anos iniciais). 4. Aprenmder a escrever sobre, comemorar e divulgar a profissão. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Pesquisa e publicação, no blog do grupo, com ampla divulgação, de artigo sobre a data referente à profissão. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Mais que uma ciência aplicada, a essência da Pedagogia, uma licenciatura que varia de dois a cinco anos para completar sua formação acadêmica, está assentada na relação entre humanos e conhecimento, entre tradição e pesquisa científica, entre saberes e sabores que se iniciam bem cedo, quando adentramos o sistema escolar. Os resultado esperados são: 1. Conhecer a bilbiografia sobre o tema: 2. Conhecer as concepções que emergem no intuito de definir sua epistemologia: a Pedagogia filosófica, a Pedagogia técnico-científica e a Pedagogia crítico-emancipatória; 3. Avaliar relações existentes entre a práxis educativa e a práxis pedagógica, típicas da profissão; 4. Aprender a comemorar e valorizar a profissão. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: O profissional oriundo da Pedagogia é um investigador educacional por excelência. Assim, escrever sobre a profissão pode desencadear pesquisa com quem atua na profissão. Em 2020, já fizemos isso. Em 2021, poderemos ampliar o espectro e, ao publicar no blog os resultados, estaremos avaliando o impato da pesquisa. Atividade - Pesquisa: Temas individuais Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 260 03/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Criar, dar continuidade e aprofundar pesquisa individuais com o objetivo de qualificar os estudantes pesquisadores na insitutição. Os temas, escolhidos por cada um dos bolsistas, serão orientados pela tutura e terão como tempo de dedicação em torno de 4 horas semanais/estudante, durante todo o ano. Foco do trabalho do PET Educação, a formação e compartilhamento de saberes no campo da docência são prioridades. Objetivos: 1. Criar novos focos de investigação; 2. Dar continuidade e/ou aprofundar pesquisa individuais; 3. Investir na qualificação dos estudantes pesquisadores na insitutição. Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Definição do tema de pesquisa (dezembro do 2020); 3. Leituras acerca do tema (janeiro e fevereiro de 2021); 4. Desenvolvimento da pesquisa (março a julho 2021); 4. Seleção de dados para escrita do resumo a ser publicizado em eventos científicos (agosto e setembro de 2021); 5. Apresentação dos mesmos no seminário interno do PET e nos eventos da instituição, prioritariamente a SIIEPE/UFPel. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: A expectativa é que os temas escolhidos sejam aprofundados: 1. Livros lidos durante a pandemia ou durante as férias, por alunos da Licenciatura em Pedagogia; 2. Música e literatura infantil: interações; 3. O impacto da literatura para idosos da Unapi durante a pandemia; 4. A Interdisciplinaridade no ensino remoto; 5. Contos clássicos e a alfabetização literária na EJA; 6. Leitura literária nos anos iniciais durante o ensino remoto; 7. A biblioterapia e os estudantes da Licenciatura em Pedagogia; 8. Alfabetização literária de bebês; 9. Biografia de autores da literatura para crianças 10. A literatura indígena na escola 11. Meninos e meninas da periferia: o que leem? 12. Atuação do PET Educação em 2021; 13. As pesquisas PET Educação em 2021. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: 1. Realizar e publicar resultados; 2. Inscrever no envento mais importante da institurição, a SIIEPE/UFPel; 3. Apresentar no envento; Atividade - Extensão: Minutos Literários Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 240 03/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: O programa "Minutos Literários" foi criado para oferecer a pais, mães e professores, leituras de contos, poesias, lendas, fábulas e outros textos adequados à infância. É realizado a partir da escola de um texto, estudo e gravação do mesmo em um programa de de áudio no celular. Após, inserido em uma plataforma de audições e compartilhado. Sabendo da importância da Literatura na vida das pessoas e sabendo que exercitar a leitura, em suas diversas formas, é essencial para usufruir com dignidade da exclusiva condição sócio histórica do ser humano, o PET Educação da UFPel criou o projeto Minutos Literários. Objetivos: O objetivo é levar literatura para crianças, através de plataformas online. O programa, que esteve no ar desde abril de 2020, será reofertado em 2021. Ele é constituído por: 1. Leituras literárias de textos de diferentes gêneros, gravadas em áudio pelos bolsistas PET; 2. Produção e mixagem com trilhas sonoras; 3. Publicação em uma plataforma on-line gratuita; 4. Estudo dos resultados. Como a atividade será realizada? (Metodologia): As publicações dos áudios ocorrerão semanalmente: O Minutos Literários é direcionado a crianças e tem suas publicações realizadas todas as sextas-feiras. A partir da sexta, podem ser conferidos um ou mais áudios e, clicando, reenviar a amigos e conhecidos. Para os estudantes envolvidos no projeto, é necessário construir junto com os futuros aprendizes, mais do que o hábito da leitura, mas também desenvolver o gostar de ler literartura. Para isso, é preciso tornar evidente os benefícios de ler, escrever, ouvir, contar histórias e interpretá-las, pois são diversas e variadas as possibilidades de se interagir com a cultura literária. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Consolidar e ampliar os usuários do programa Minutos Literários; 2. Ampliar o número de faixas no ar; 3. Diversificar as faixas de áudio publicadas, com textos literários de gêneros variados como contos, crônicas, cartas e poesias, todos dedicados à infância; 4. Acompanhar as reproduções realizadas, para fins de pesquisa. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Como o programa pode ser encontrado de forma gratuita e está disponível em https://soundcloud.com/minutosliterarios, suas audições podem ser rastreadas e avaliadas. Atividade - Ensino: Linguagens Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 120 03/03/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Dedicado aos calouros da Pedagogia, o Grupo de Educação Tutorial criou um calendário de estudos semanais. Nele, os temas chave da disciplina (linguagem, alfabetização, leitura, escrita, alfabetização literária, letramento e cultura escrita) serão conhecidos através de leituras e tarefas online e para casa. Eventualmente, o grupo irá se encontrar em web conferências. O foco é disseminar o conhecimento científico acerca dos conceitos que estruturam a profissão. Objetivos: Estudar textos enxutos e esclarecedores sobre temas importantes e basilares à profissão docente. Conhecer o Glossário CEALE, em que esses termos estão verbalizados entre muitos outros a eles relacionados. Entre os temas escolhemos os seguintes termos: 1. Linguagem; 2. Alfabetização; 3. Leitura; 4. Escrita; 5. Alfabetização Literária; 6. Letramento; 7. Cultura Escrita; Como a atividade será realizada? (Metodologia): O Projeto de Ensino Linguagens terá a Coordenação do Grupo PET Educação, a Orientação da Tutora, Drª. Cristina Maria Rosa e vai ocorrer de modo on-line através da plataforma da UFPel (https://webconf.ufpel.edu.br/b/cri-y6r-34j) A cada 15 dias, um texto será explanado, estudado e tarefas serão solicitadas. Exemplo: Leitura de BAGNO, Marcos. Linguagem. Disponível no Glossário CEALE em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/linguagem Depois de lido, responda O que significa dizer que a linguagem é uma faculdade cognitiva exclusiva da espécie humana? Roteiro para a resposta: 1. Primeiro, pensar na pergunta; 2. Tentar responder para ti; 3. Podem fazer um rascunho. 4. Redigir e enviar a resposta. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Publicar no BLOG o programa é um dos resultados esperados. Os demais são: 1. Reunir um grupo interessado; 2. Receber as tarefas enviadas; 3. Concluir o semstre com todos os inscritos presentes na última aula, sem evasão. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Leitura e devolução de todas as atividads postadas e envio, pelos participantes, de uma avaliação por escrito considerando: 1. A propopsta ficou clara? 2. Os objetivos foram alcançados? 3. Te sentes preparado para continuar e aprofundar os estudos na Pedagogia? Atividade - Pesquisa: PET na 7ª SIIEPE Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 130 07/06/2021 30/11/2021 Descrição/Justificativa: Participar, na modalidade trabalhos a apresentar, da 7ª SIIEPE - Semana integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Objetivos: 1. Elaborar um trabalho científico na modalidade de Ensino, Pesquisa ou Extensão , realizado em 2021, a ser apresentado na 7ª SIIEPE - Semana integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel; 2. Participar como ouvintes dos demais trabalhos; 3. Publicar no blog do PET Educação, na íntegra, os resumos enviados ao evento. Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Escolha de uma das ações realizadas no Grupo PET Educação a ser evidenciada; 2. Preparo do resumo extendido; 3. Aprovação, pela tutora, do resumo a ser enviado; 4. Defesa do resumo no seminário intermo do PET Educação; 5. Apresentação do trabalho no evento; 6. Realização de avaliação do evento em reunião do Grupo. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Ser capaz de elaborar um trabalho científico em uma das modalidades do evento da Instituição; 2. Compreender com profundidade o que significa Ensino, Pesquisa ou Extensão; 3. Participar ativamente da 7ª SIIEPE da UFPel; 4. Obter um panorama dos demais trabalhos da intituição; 3. Publicar no blog do PET Educação, na íntegra, os resumos enviados ao evento. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Em reunião do Grupo, conhecer os impactos das apresentações e do reverberar na instituição (pronunciamentos da banca e dos demais colegas). Atividade - Ensino: Seminário pré-SIIEPE UFPel Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 130 02/08/2021 30/09/2021 Descrição/Justificativa: Organizar e realizar um seminário preparatório anteriro a realização da 7ª SIIEPE - Semana integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Objetivos: 1. Elaborar o resumo de um trabalho científico na modalidade de Ensino, Pesquisa ou Extensão; 2. Organizar uma explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo; 3. Publicar no blog do PET Educação, na íntegra, a programação do seminário e os resumos a serem enviados ao evento. 4. Defesa do resumo no seminário intermo do PET Educação; Como a atividade será realizada? (Metodologia): 1. Definição de datas para o seminário pré-siiepe; 2. Após elaboração do resumo, criação de um power point e vídeos com tradução em libras para o evento, caso seja online, novamente; 3. Explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo, nos dias agendados; 4. Publicar no blog do PET Educação, na íntegra, a programação do seminário; 5. Publicação dos demais momentos do evento, com seus resultados. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Ser capaz de elaborar o resumo de um trabalho científico na modalidade de Ensino, Pesquisa ou Extensão; 2. Desenvolver a habilidade de organizar uma explanação prévia aos demais colegas e à tutora do grupo; 3. Aprimorar a escrita para a publicação no blog do PET Educação; 4. Experenciar a habilidade de programar e cumprir um calendário prévio ao evento; 5. Ser capaz de defender seu resumo no seminário intermo do PETEducação; Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Em grupo, com critérios a serem combinados, avaliaremos a atividade. Atividade - Extensão: Programa Primeiras Páginas Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 120 03/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Sabendo da importância da Literatura na vida das pessoas e sabendo que exercitar a leitura, em suas diversas formas, é essencial para usufruir com dignidade da exclusiva condição sócio histórica do ser humano, o PET Educação da UFPel criou o Programa Primeiras Páginas, que objetiva levar literatura para adultos. Buscar alternativas para prover o acesso de pessoas a conteúdos e atividades plurais foi o foco. O programa, no ar desde abril de 2020, terám continuidade em 2021. É constituído por áudiso de leituras literárias de textos de diferentes gêneros. Posteriormente, produzidas e mixadas com trilhas sonoras pelos bolsistas e publicadas em uma plataforma on-line gratuita. Objetivos: Para os estudantes envolvidos no projeto, é necessário construir junto com os futuros aprendizes, mais do que o simples hábito da leitura, o desenvolvimento de um gosto pela literatura. Para isso, é preciso tornar evidente os benefícios de ler, escrever, ouvir, contar histórias e interpretá-las, pois são diversas e variadas as possibilidades de se interagir com a cultura literária. Além disso, os objetivos são: 1. Publicar novos áudios semanalmente; 2. Ler apenas primeiras páginas, instigando o leitor a ler mais; 3. Buscar o compartilhamento dos textos lidos, mas não integralmente; 4. Ler e incentivar a leitura entre adultos em suas casas. Como a atividade será realizada? (Metodologia): O programa, constituído por pesquisa prévia e avaliação de textos, prevê: 1. Seleção de textos a serem compartilhados; 2. Gravação dos áudios, semanalmente; 3. Mixagem e edição; 4. Compartilhamento Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: O programa Primeiras Páginas é inteiramente dedicado a adultos leitores e, em 2020, contou com 29 faixas de áudio publicadas e 322 reproduções realizadas até dezembro. Para 2021 esperamos: 1. Manter o público conectado; 2. Ampliar o público; 3. Diversificar e ampliar os áudios; 4. Compartilhar com um público mais diverso. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Como os programas são públicos e gratuitos, podem ser avaliados constantemente quanto a sua qualidade e uso. Podem ser encontrados em: https://soundcloud.com/primeiraspaginas Atividade - Extensão: Lives sobre Literatura Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 40 03/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: As Lives são possibilidade de criar programas em plataforma digitais que tornem mais intensa a convivência entre o grupo PET Educação e seu público (estudantes de Pedagogia, prioritariamente) bem como nos capacitarmos para ofertarmos a crianças e seus familiares e a idosos que integram a UNAPI - Universidade Aberta a Pessoas Idosas um convívio intenso com a literatura brasileira. O foco é conhecer e dar a conhecer a literatura de qualidade a diferentes públicos. Objetivos: 1. Ser capaz de criar programas em plataformas digitais, especialmente Lives; 2. Desenvolver habilidade com diferentes públicos como estudantes de Pedagogia, crianças e seus familiares e idosos; 3. Conhecer e disseminar a literatura brasileira; 4. Desenvolver programas aos moldes do Primeiras páginas (https://soundcloud.com/primeiraspaginas) e o Minutos literários (https://soundcloud.com/minutosliterarios). Como a atividade será realizada? (Metodologia): A partir de pesquisa, seleção e apreço por textos, promover diálogos intensos em plataformas digitais. Exemplo: Lives. Assim, realizar e dar continuidade a uma bem sucedida ação desenvolvida em 2020. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: 1. Adquirir a capacidade de criar programas em plataformas digitais, especialmente lives; 2. Desenvolver habilidade com diferentes públicos; 3. Se tornar capaz de conhecer e divulgar a literatura brasileira; 4. Desenvolver programas em plataformas diferenciadas. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Lives são encontros de forma online. Dependem de espontaneidade, conexão, conectividade, conhecimento. Para tal, é necessário uma variedade de habilidades. Assim, colocá-las em uso é, também uma faculdade cognitica a ser desenvolvida. Atividade - InterPET na UFPel Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 40 15/03/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: As reuniões entre os grupos PET da Intituição são uma tradição na UFPel. Assim, em 2021, deverão ocorrer ao menos uma a cada mês. Com durabilidade entre 3 e quatro horas cada, correspondem a parte da carga horária dos bolsistas e turores e tratam de temas como políticas dos grupos no país, encontros científicos, trabalhos em eventos, demandas e projetos interacionais. Objetivos: 1. Conhecer todos os bolsistas na instituição; 2. Conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos demais grupos; 3. Tratar de temas como políticas dos grupos no país, encontros científicos, trabalhos em eventos e demandas; 4. Criar e desenvolver projetos interacionais. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Reunião mensal, organizada pelos grupos (um a cada encontro) com café da manhã, pauta préaprovada, leitura da ata anterior e desenvolvimento com direito de fala e votações quando de polêmicas ou discordâncias. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Os produtos esperados são: 1. Amplo conhecimento entre os estudantes bolsistas na instituição; 2. Contato com as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos demais grupos; 3. conhecimento e engajamento nos temas que interessam aos grupos no país, encontros científicos, trabalhos em eventos e demandas; 4. Criação e desenvolvimento de projetos intergrupos. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: Avaliações orais no grupo e leitura e arpovação da ata. Atividade - Ensino: Seminários Livros lidos Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade 130 09/01/2021 22/12/2021 Descrição/Justificativa: Com o intuito de concentramos nossas ações e publicizar conteúdo de qualidade, estamos oportunizando a nós mesmos e ao nosso público, uma educação de qualidade. Para tal, foi criado, em 2020, o Seminário Livros lidos. O que é isso? Leitura, organização e apresentações de um livro lido como fonte teórica e/ou metodológica para as pesquisas realizadas individualmente pelos 12 bolsistas e a tutora do grupo. A organização ficou a cargo de cada bolsista que escolheu o melhor formato e plataforma para as interações. Objetivos: Compartilhar, de forma oral, visual e audível, com detalhes, estudos ou leituras literárias realizadas no último semestre de 2020 e/ou durante o recesso da Universidade e as férias docentes e discentes. Como a atividade será realizada? (Metodologia): Organizar um seminário coordenado pelos bolsistas e, nele, recepcionar os novos acadêmicos. Passos: 1. Escolher e ler um livro; 2. Preparar uma apresentação sobre o livro lido (pode ser artigo científico considerado importante para as pesquisas individuais ou para a formação docente); 3. Propor datas e organizar o convite; 4. Realizar o Seminário. Quais os resultados que se espera da atividade? Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc: Com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, o Seminário Livros Lidos foi redimensionado para acontecer de modo on-line em 2020. Inicialmente voltado apenas aos bolsistas PET Educação, foi divulgado e oferecido aos estudantes da Licenciatura em Pedagogia. Em 2021, vamos dar continuidade ao projeto, imaginando que pode ser presencial, também. Esperamos: 1. Ler e apresentar 13 obras literárias ou científicas; 2. Realizar o seminárioo de forma online e/ou presencial; 3. Reunir público maior que o realizado em 2020. Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo: O ineditismo do Seminário Livros Lidos e sua qualidade, em 2020, foi marcante. Investimos tempo e emoções. Realizado via aplicativo de mensagens, posteriormente os resultados foram compartilhados em web conferência e nas redes sociais pessoais dos(as) bolsistas. Como exercícoo de avaliação podemos destacar os livros apresentados: 1. 02/06 Alessandra Steilmann. Obra: THIÉL, Janice Cristine. A Literatura dos Povos Indígenas e a Formação do Leitor Multicultural. 2. 09/06 Alisson Castro Batista. Obra: Yuval Noah Harrari, Homo Deus. 3. 18/06 Cinara Postringer. Obra: ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil gostosuras e bobices. São Paulo: Editora Scipione, 2006. 4. 23/06 Débora Monteiro. Obra: SILVEIRA, Edson Luis e BATISTA, Marcos dos Reis. Ensino de literatura e de leitura literária. Porto Alegre: FI, 2019. 5. 25/06 Estefânia Konrad.Obra: LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: As razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997; 6. 30/06 Jéssica Corrêa. Obra: ROSA, Marcella. Guia prático do feminismo: como dialogar com um machista. Belo Horizonte: Letramento, 2016. 7. 07/07 Letícia Oliveira Vilela. Obra: Andrade, Inaldete Pinheiro de. Construindo a autoestima da criança negra. In: Munanga, Kabengele (Org.) Superando o racismo na escola. 3. Ed. Brasília: Ministério Da Educação, Secretaria De Educação Fundamental, 2001 P. 111-118. 8. 14/07 Luzia Martins. Obra: CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. In: CANDAU, Vera Maria (org) Diferenças Culturais e educação: construindo caminhos - Rio de Janeiro: 7Letras, 2011. 9. 16/07 Mariana Paz. Obra: Artigo Competência social, inclusão escolar e Autismo: revisão crítica da literatura, de Síglia Camargo e Clenice Bosa. 10. 21/07 Paloma Wiegand. Obra: CUNHA, Leo (org). Poesia para crianças, conceitos, tendências e práticas. Curitiba: Piá, 2012. 11. 23/07 Valdoir Simões. Obra: Lock, Bins, Christofoli, Vitória, Moraes e Huerga. EJA: Planejamento, metodologias e avaliação, de Porto Alegre: Mediação, 2009. 12. 28/07 Angélica Karsburg. Obra: Democratizando a leitura: pesquisas e práticas/Socializando práticas de leituras, de Aparecida Paiva; Aracy Martins; Graça Paulino e Zélia Versiani. Belo Horizonte, Autêntica, 2007. 13. 30/07 Cristina Maria Rosa. Obra: A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas, de Maria José Silveira. São Paulo: Editora Globo, 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário