Páginas

PLANEJAMENTO 2020

 IES:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Grupo:

PEDAGOGIA Curso específico PT UFPEL 6341322

Tutor:

CRISTINA MARIA ROSA

Ano:

2020

Somatório da carga horária das atividades:

1452

Situação do Planejamento:

Homologado pelo CLAA

Considerações finais:

O PET Educação busca desenvolver, em igual medida e importância, atividades de ENSINO,

PESQUISA e EXTENSÃO. Planejadas pelo grupo na medida em que são avaliadas, aspectos como a

contribuição para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas na Licenciatura

em Pedagogia; a complementaridade entre as ações de ensino, pesquisa e extensão e os temas/ações

tratados no âmbito do PET e os benefícios acadêmicos, culturais e sociais das atividades para o

grupo e para a comunidade acadêmica têm sido orientadores na escolha do que e quando propor

/fazer/avaliar. Utilizando a Leitura literária como eixo estruturador do planejamento, pretendemos

abordar diferentes temas como formação de professores, formação de leitores, indígenas, feminismo,

infância, juventude, velhice, alfabetização literária, entre outros. Desse modo, temos como foco

conhecer, descrever, propor e executar processos e procedimentos em busca de uma sociedade

leitora.

Resultados gerais:

Busca-se, com o grupo de atividades propostas, relacionar fortemente o ensino, a pesquisa e a

extensão. Objetiva-se também que estas atividades sejam fruídas pelos estudantes bolsistas em sua

plenitude. Ao apresentar um perfil fortemente voltado para a compreensão e formação do leitor, uma

das funções primordiais da docência na escola, estamos propondo conhecer e descrever o fenômeno

da leitura desde a infância até o ensino superior e apresentar proposições de intervenção através de

ações em escolas, com professores, com crianças e na população 60+, além de ofertar o estudo do

tema na sala de aula da graduação e da UNAPI UFPel. O foco é cobrir todo o espectro de possíveis

leitores, de zero a mais de 60 anos. Ao investigar o que estudantes de Pedagogia leem, como,

quando e com que frequência leem, intencionamos conhecer, descrever e propor intervenções a fim

de diminuir a evasão, a retenção e a repetência no fluxograma do curso, fenômeno ainda não

diagnosticado na Instituição, mas conhecimento que circula no senso comum.

Atividade - ENSINO: Plataforma Lattes

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 09/03/2020 08/05/2020

Descrição/Justificativa:

A Atividade visa ensinar e aprender a preencher a Plataforma Lattes. Fundamental para todos os

estudantes da graduação, o PET Educação vai organizar um grupo de estudos e intervenção para

oportunizar aos demais estudantes da Licenciatura em Pedagogia o preenchimento correto e a

atualização do mesmo na Plataforma. Necessário para a continuidade dos estudos, a Plataforma

Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos

de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual se estende

não só às ações de planejamento, gestão e operacionalização do fomento do CNPq, mas também de

outras agências de fomento federais e estaduais, das fundações estaduais de apoio à ciência e

tecnologia, das instituições de ensino superior e dos institutos de pesquisa. Além disso, se tornou

estratégica não só para as atividades de planejamento e gestão, mas também para a formulação das

políticas do Ministério de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos governamentais da área de

ciência, tecnologia e inovação. Como justificativa, a ciência de que o Currículo Lattes se tornou um

padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país.

Objetivos:

Entre os objetivos se encontram: 1. Integrar as bases de dados de Currículos do país; 2. Inserir todos

os estudantes da Licenciatura em Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus

currículos; 3. Conhecer e compreender que o CL é elemento indispensável e compulsório à análise

de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia, dos

processos seletivos a Mestrado e Doutorado e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e

Universidades; 4. Indicar aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A proposta foi pensada para encontros quinzenais que podem ocorrer, de acordo com o número de

inscritos, diante de notebooks ou um telão. O foco será ensinar a preencher a Plataforma Lattes a

partir das dúvidas dos envolvidos que serão convidados a trazerem seus documentos ou lista de e,

com eles, preencheremos um modelar. Depois, a partir das dúvidas individuais, ir sanando cada uma

delas.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Se espera da atividade os seguinte s pontos: 1. Envolver uma quantidade considerável de estudantes

na atividade; 2. Envolver todos os bolsistas na atividade; 3. Inserir estudantes da Licenciatura em

Pedagogia no padrão nacional ao registrar e atualizar seus currículos; 4. Oportunizar o

conhecimento de que o CL é elemento de análise de mérito e competência dos pleitos de

financiamentos na área de ciência e tecnologia, de processos seletivos a programas de pósgraduação

no país e em disputas por vagas de trabalho em Faculdades e Universidades. 5. Indicar

aos estudantes os caminhos para navegar na plataforma.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Publicizar o levantamento de quantos estudantes possuem cadastro na Plataforma Lattes atualmente

e quantos, ao final do ano, nela estarão inseridos. Como avaliação qualitativa, depoimentos dos

envolvidos poderão ser conhecidos no BLOG do PET Educação.

Atividade - ENSINO: InterPET na UFPel

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

48 09/03/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar das reuniões mensais dos grupos PET UFPel, o InterPET.

Atividade consolidada, justifica-se pela integração, publicização de grupos e modos de atuação bem

como oportuniza links com projetos desenvolvidos pelos demais grupos.

Objetivos:

Entre os objetivos estão: 1. Estabelecer relações humanas e grupais entre todos os estudantes; 2.

Reunir e consolidar a convivência entre tutores e administração dos grupos PET na UFPel; 3.

Conhecer a estrutura, os ritos, os modos de viver em grupo na instituição; 4. Estabelecer novas e

intensas formas de sociabilidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O InterPET se caracteriza por ser reuniões mensais organizadas por grupos previamente escolhidos

com a seguinte dinâmica: 1. Café da manhã integrador; 2. Reunião temática com aprovação da ata

da reunião anterior; 3. Diálogo sobre organização, convivência, discussão política e acadêmica

relacionada à existência e permanência dos grupos nas Universidades Brasileiras; 4. Despedida com

acordos sobre pauta, organização, local e presenças.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Integração dos grupos; 2. Definição de atitudes e políticas de

convivência; 3. Atuação na UFPel e na cidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Entre as possibilidades de avaliação da atividade estão: 1. A cada reunião, preparação anterior; 2.

No evento, presença e participação; 3. No retorno ao grupo, avaliação posterior sobre decisões e

combinados

Atividade - ENSINO: Literatura para a UNAPI

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 09/03/2020 12/07/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em aulas de literatura a estudantes inseridos na UNAPI - Universidade Aberta a

Pessoas Idosas da UFPel. Será ofertada pela tutora PET Educação, Drª Cristina Maria Rosa, na

Licenciatura em Pedagogia com a assessoria de estudantes petianos que atuarão como monitores.

Justifica-se pela importância da temática e pela facilidade de inserir pessoas em espaços públicos.

Ocorrido em 2018 com grande retorno, o foco, em 2019, será o conto brasileiro. Assim, livros novos

lançados ou autores que se destacam ou mesmo polêmicas que tangenciam a literatura no Brasil.

Objetivos:

Objetivos: 1. Formação mais plural dos estudantes, sobre o tema da terceira idade; 2. Qualificação

da formação; Convívio com os demais cursos da UFPel 3. Contato com o tema: contistas brasileiros.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia pensada para a proposição e o desenvolvimento da atividade será: Divulgação da

atividade na mídia da UFPel 2. Preparo da Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Recepção dos

interessados; 4. Palestra oral acompanhada da leitura de livros; 5. Acesso ao acervo da sala; 6.

Assinatura de presenças;

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. O desejo de uma formação mais plural dos estudantes, sobre

o tema; 2. A qualificação destes na formação docente; 3. O evidente convívio com os demais

estudantes da UFPel; 4. Contato com o tema;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Atividade que vem sendo oferecida desde 2018, a metodologia de avaliação da atividade ocorrerá no

grupo, com avaliação oral e por escrito a partir de critérios oferecidos aos estudantes. No ano de

2019, forma: a) avaliação do programa proposto e desenvolvido; b) avaliação do trabalho da docente

e das monitoras; c) avaliação do aluno na disciplina. Além disso, através da publicização do evento

na mídia da UFPel e da assinatura de presenças no livro de atas da Sala de Leitura, o grupo terá

uma visão da participação e do aceite da atividade proposta.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Espetáculo Literário JSLN

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 09/06/2020 17/11/2020

Descrição/Justificativa:

Espetáculo literário (leitura teatralizada de um conto) ocorre durante a Feira do Livro dedes 2017. A

cada ano, o GELL - grupo de estudos em Leitura Literária - seleciona um texto de João Simões Lopes

Neto para ser estudado pelos petianos e apresentado ao público da cidade. As apresentações

ocorrem aos sábados, às 18 horas, no Museu do Doce, durante os dias de realização da Feira do

Livro de Pelotas.

Objetivos:

O intuito é dar a conhecer aos estudantes bolsistas dos textos do maior autor Pelotense. Ao

selecionar o texto, ensaiar sua leitura oral durante o ano todo, investir em pesquisa de figurino,

realizar ensaios públicos e, por fim, realizar o espetáculo de leitura, o grupo adquire traquejo e

desenvoltura com a leitura pública.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Escolhido entre os demais textos inseridos na obra ¿João Simões Lopes Neto, a atividade consta de:

a) seleção de um texto; b) ensaios durante o ano todo: c) pesquisa de figurino d) ensaios públicos d)

realização do espetáculo

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

A leitura de mais um conto inserido em Contos Gauchescos e Lendas do Sul, edição crítica de Aldyr

Garcia Schlee publicada pelo Instituto Estadual do Livro e a Editora da UNISINOS em 2006, é uma

homenagem aos dois escritores pelotenses. A realização da Leitura teatralizada conta com o apoio

da Administração da UFPel Gestão 2017-2020 e do Programa de Educação Tutorial PET Educação. O

texto será selecionado em Março de 2020 e ensaiado at¿pe novembro, quando será lido ao público

no Museu do Doce ¿ Centro Histórico de Pelotas (Praça Coronel Pedro Osório, 8)

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

As apresentações serão nos sábados, dias 2, 9 e 16 de novembro, às 17h, no Museu do Doce

(Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório). A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Atividade - PESQUISA: Literatura Infantil Indígena.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A pesquisa intitulada Um olhar sobre a Literatura Infantil Indígena teve início em 2019 e foi

coordenada pela petiana Alessandra Steilmann. Justifica-se pelo imensurável valor quer a literatura

tem na sociedade, e ainda mais tratando de uma literatura que representa cerca de 896,9 mil

brasileiros (IBGE, 2010). Além disto, destacamos as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam

obrigatório os temas Indígenas e Africanos nas escolas e acreditamos que a Literatura é uma grande

aliada para introduzir e aprofundar esses temas não apenas em datas comemorativas, mas durante o

ano todo. O principal objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena

Brasileira. A partir disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório

do grupo de bolsistas do PET Educação. Além destes, pretendemos compreender de forma mais

aprofundada o conceito de Literatura Indígena, levantar informações acerca das obras

(autores/autoras, editoras, ano de publicação), ler e identificar os livros de Literatura Infantil

Indígena e pesquisar a presença dessa Literatura em escolas da Rede Municipal de Pelotas, RS.

Objetivos:

O principal objetivo do projeto será de encontrar e ler livros de Literatura Infantil Indígena

Brasileira. A partir disto, pode-se ampliar o acervo da Sala de Leitura Érico Veríssimo e o repertório

do grupo de bolsistas do PET Educação. Além destes, elencamos os seguintes objetivos: a)

Compreender de forma mais aprofundada o conceito de Literatura Indígena; b) Levantar

informações acerca das obras (autores/autoras, editoras, ano de publicação); c) Ler e identificar os

livros de Literatura Infantil Indígena; d) Pesquisar a presença dessa Literatura em escolas da Rede

Municipal de Pelotas, RS.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia de pesquisa neste momento, uma vez que já obteve resultados, será

fundamentalmente qualitativa, Consistirá na leitura e análise das obras sobre a temática que estão

disponíveis nas escolas. A pesquisa foi iniciada com o levantamento dos livros de literatura indígena

presentes na lista de obras da Maleta LIA, que é fruto de um projeto desenvolvido na capital do Rio

de Janeiro desde 2008, quando houve o inicio da escolha das obras e 2013, quando a maleta foi

entregue as escolas da cidade. Essa maleta conta com Literatura Indígena e Africana (LIA), porém

apenas os livros com a Temática indígena serão analisados. Após esse primeiro levantamento,

haverá uma pesquisa de livros que não estão na mala também por meio de pesquisas online, em

livrarias e bibliotecas da cidade. A metodologia da pesquisa seguirá esse cronograma: Janeiro e

Fevereiro: estudos teóricos e delimitação do acervo complementar; Março e Abril: Pesquisa em

acervos de escolas e bibliotecas em Pelotas, RS; Abril: Análise das informações acerca dos autores/

autoras, editoras e publicações; Maio e Junho: Procura pelas obras que estão disponíveis em formato

digital e principalmente físico por meio de pesquisa em bibliotecas públicas e livrarias da cidade de

Pelotas- RS; Junho a outubro: Escolha bibliotecas escolares que serão visitadas para a averiguação

de quantos e quais livros de literatura infantil indígena estão presentes neste espaço; Outubro a

dezembro: Sistematização dos resultados e escrita de trabalhos para a divulgação em eventos;

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

A investigação possibilitará a descoberta e divulgação de uma literatura que não parece ter muita

visibilidade em escolas, mas que é de uma riqueza imensa. A partir dos dados encontrados pode-se

defender uma cultura indígena que resiste aos processos de segregação e epistemicídio.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Para avaliar o desenvolvimento do projeto será empregada uma autoavaliação processual por meio

de registros, dialogo com a estudante responsável além da apresentação do projeto em eventos de

cunho acadêmico, especialmente na SIIEPE - UFPel.

Atividade - PESQUISA: Perfil discente na Pedagogia

FaE/Ufpel

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade de pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2019 buscará conhecer qual o perfil dos

estudantes que cursam a Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFPel, como

base para compreender a evasão, a retenção e a repetência na Licenciatura. Características sociais e

econômicas, hábitos culturais, dados geracionais e familiares, credos, espiritualidade e vinculações

políticas além de informações acerca de etnias e sexualidades serão consideradas. O foco é compor

um panorama acerca dos sujeitos que habitam as salas de aula e os corredores da Licenciatura e que

a escolheram como profissão. Justifica-se pela premência de conhecer dados mais concretos das

primeiras gerações do século XXI que chegam à Universidade bem como descrever a diversidade de

perfis oriundos de políticas públicas recentes.

Objetivos:

Coordenada pela estudante Estefânia Alves Konrad, o maior objetivo é compor um panorama acerca

dos sujeitos que escolheram a Licenciatura em Pedagogia como profissão. Além disso, pretende-se:

1. Conhecer o perfil dos alunos que cursam licenciatura em pedagogia na FaE/UFPel; 2. Estabelecer

vínculo com a permanência, formação em tempo hábil e evasão escolar; 3. Descrever características

sociais e econômicas, hábitos culturais, dados geracionais e familiares, credos e vinculações

políticas além de informações acerca de etnias e sexualidades dos estudantes de Pedagogia que

frequentam o curso em 2020.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

De cunho qualitativo e com dados a partir de pesquisa também quantitativa, um questionário com

perguntas abertas e fechadas será realizado com todos os petianos. Depois de conhecer seus

resultados e com o intuito de generalizar a pesquisa para conhecer o perfil dos alunos que cursam a

Licenciatura em Pedagogia, as atitudes serão: 1. Formar um grupo de petianos interessados no

tema, coordenadas pela estudante Estefânia Konrad; 2. Elaborar um questionário amplo, com

questões que contemplem todos os aspectos elencados; 3. Ao conhecer resultados, estabelecer

vínculos entre os dados e a permanência ou evasão na graduação; 4. Apresentar resultados em

eventos, com foco na evasão, a retenção e a repetência na Licenciatura. .

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que com a composição e desenvolvimento do questionário amplo, possamos nos apropriar

de dados que hoje, são genericamente aventados como: todo estudante de Pedagogia é trabalhador,

todos vivem nas periferias e todos amam crianças. O intuito é apresentar os dados colhidos de forma

dinâmica e o intuito é que os discentes possam conhecer, entender e refletir acerca da objetividade e

subjetividade dos demais, além de conhecer quantos são, o que almejam e como planejam e

executam seus estudos na Universidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Apresentada em tr^Çes eventos em 2019 (CIC-SIIEPE-UFPel, UNAPI e TPP VIII Pedagogia), para

avaliar a proposição e o desenvolvimento da pesquisa pretendemos: 1. Formar um grupo de

pesquisa; 2. Elaborar um questionário amplo, com questões que contemplem todos os aspectos

elencados; 3. Conhecer resultados e publicá-los; 4. Apresentar resultados em eventos

Atividade - ENSINO: Literatura para a Pedagogia

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

36 09/03/2020 12/07/2020

Descrição/Justificativa:

Oferta de uma disciplina optativa (pela Tutora do PET Educação e com atuação de estudantes

bolsista PET como monitores) no primeiro semestre de 2020. A disciplina tem como intuito promover

estudos acerca da linguagem, de práticas sociais e escolares de leitura e de escrita e de experiências

de leitura e de escrita na família, na escola e na sociedade. Justifica-se pela necessidade de a)

Compreender o papel da docência na formação de leitores e de leitores literários; b) Estudar as

relações entre cultura escrita e sociedade e as diferentes possibilidades de letramento; c) Analisar

os aspectos do ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização e suas relações com a

literatura; d) Estudar temas fundantes no campo da linguagem: leitura; escrita; literatura;

analfabetismo/letramento.

Objetivos:

Entre os objetivos estão: a) Refletir acerca de práticas sociais e escolares de leitura e de escrita; b)

Refletir sobre suas próprias experiências de leitura e de escrita e sobre o papel da docência na

formação de leitores; c) Estudar as relações entre cultura escrita e sociedade; d) Analisar de

aspectos do ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização e suas relações com a

literatura.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A Metodologia de ensino proposta será: a) Leitura inicial; leituras silenciosas; b) Pequenas

investigações acerca de conceitos; c) Escritas individuais e em grupo; d) Leituras orais para o grupo;

e) Reescrita de textos, produções escritas individuais e/ou em duplas; f) Exposições de argumentos,

diálogos, e exposições orais por parte da professora. O uso do quadro branco será uma das

metodologias a ser ensinada aos estudantes. A composição de um registro escrito por parte dos

estudantes será incentivada.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Espera-se que os alunos sejam capazes, ao final do semestre de refletir acerca de práticas sociais e

escolares de leitura e de escrita, considerar e compreender suas experiências de leitura e de escrita

e sobre o papel da docência na formação de leitores, saber relacionar cultura escrita e sociedade e

analisar aspectos do ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização e suas relações

com a literatura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Avaliação: O estudante será aprovado sem necessidade de exames se obtiver qualidade nas suas

interações e nota igual ou superior a 7.0. Esta será composta por nota da 1ª avaliação mais nota do

Seminário mais nota da segunda avaliação dividida por três. A frequência deve ser de, no mínimo,

75%.

Atividade - ENSINO e EXTENSÃO: Curso de Aperfeiçoamento

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 03/04/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade consta de um curso de aperfeiçoamento, a ser reofertado em 2020 tendo como foco a

Leitura literária na Escola e, como público, as Bibliotecárias da Rede Pública Municipal de Pelotas.

Intitulado em 2018 ¿Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros¿ e em 2019 "Curso de

Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores", foi organizado para as Bibliotecárias da Rede

Pública Municipal da Rede Pública Municipal e avaliado como importante. Será coordenado pela

Tutora do PET Educação e pela Bibliotecária Simone Echebeste e terá como monitores estudantes

bolsistas PET Educação. O programa e a realização irá contar ainda com a colaboração da Pedagoga

Estela Maria da Rocha Sampaio.

Objetivos:

O objetivo maior é a formação, continuada e focada na leitura literária, através de palestras e outras

atividades. O público preferencial é professoras do município de Pelotas que atuam nas bibliotecas

escolares. Como objetivos agregados pretende-se: 1. Atender a convite recebido das bibliotecárias

do Município de Pelotas; 2. Apoiar e responder a uma demanda da sociedade; 3. Inserir estudantes

da Pedagogia nas rotinas das escolas públicas da cidade, durante a formação; 4. Conhecer e

aprender a trabalhar nas Bibliotecas Escolares.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia será desenvolvida através de Palestras e outras atividades assim distribuídas: 1.

Reunião de planejamento com Leitura Literária para o público (janeiro de 2019); 2. Reuniões

preparatórias (fevereiro de 2019); 3. Curso de formação em todo o ano de 2019 com tema como:

Repertório e Acervo: leitura e diálogo; Ambientação de bibliotecas e Espaços para leitura; Leitura

literária: o que é e como fazer; Acervos de literatura brasileira nas bibliotecas: ida às escolas para

conhecer as bibliotecas; Critérios de Escolha de obras literárias, entre outros. Como elementos

agregadores o curso terá: 1. Tarde de Poesia: a árvore poética; 2. Elaboração de um Projeto de

Leitura; 3. Visita à Feira do Livro e Café no Mercado; 4. Leitura do Acervo da Sala de Leitura Erico

Verissimo.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Ao atender a convite recebido das bibliotecárias do Município de Pelotas, em 2018 e 2019, colhemos

muito bons resultados. Por isso, o resultado esperado é conseguir apoiar e responder a uma

demanda da sociedade. Além disso, pretende-se inserir estudantes da Pedagogia nas rotinas das

escolas públicas da cidade, durante a formação e conhecer e aprender a trabalhar em Bibliotecas

Escolares, uma vez que esta atribuição, na maioria dos casos, é realizada por educadores com ensino

superior (Pedagogas).

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao participar da organização, realização e avaliação oral e por escrito ao fim do curso, pretende-se

que os estudantes envolvidos adquiram expertise na questão e no tema, o que será considerado a

partir de seus relatórios escritos.

Atividade - PESQUISA: Há livros para meninas na Sala de

Leitura Erico Verissimo?

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

Com a investigação a estudante Jéssica Corrêa Ribeiro busca delinear um acervo literário cujo foco é

o feminismo e violência contra a mulher. A pesquisa surgiu com a necessidade de discussão sobre a

temática do feminismo, além de possibilitar um apoio pedagógico aos estudantes e professores para

que tenham um acervo literário que aborde essa temática. Premiada em 2019, a pesquisa terá

continuidade em 2020, visando acrescentar títulos à lista inicialmente organizada. É importante

observar que o feminismo se encontra no cotidiano das relações humanas e, no ambiente escolar

ainda existe receio quanto à temática. Realizar leituras literárias que apresentem protagonistas

mulheres sugere, informa e confirma às meninas que existe um lugar para elas, um lugar que não

precisa mais ser idealizado. Fenômeno caracterizado por um constante e reiterado desrespeito ao

outro, a violência contra a mulher deve ser pautada na escola, de acordo com ROSA (2017) e a

Literatura pode ser um interessante instrumento para que discussões sobre esse tema, que é de

todos, sejam desencadeadas. Ao escolhermos uma obra a ser lida para nossas crianças em casa ou

na escola, um grupo importante de critérios precisam ser considerados, entre eles, autoria, gênero,

ilustrador, quantidade e qualidade do texto e até temas que podem desencadear indagações e

diálogos.

Objetivos:

Conhecer se há e quais são os livros de literatura que podem ser acionados em práticas de leitura

com meninas na escola. Pretende-se ainda: a) Formar uma lista de títulos que auxiliem os

professores e estudantes de Pedagogia quando tratar do feminismo e da violência contra a mulher;

b) Facilitar a interação com o acervo que é amplo; c) Dar suporte teórico e mediação a diálogos

sobre as temáticas da violência de gênero, feminismo e empoderamento feminino o que pode ser

feito a partir de estudantes, pesquisadores, professores, familiares na interação com obras

adequadas, que apoiem o diálogo reflexivo e o tornem mais atraente e eficaz.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Selecionar novos títulos, no acervo ou na Biblioteca da escola pode ser pensado. A seleção das

primeiras investidas no acervo resultaram em onze títulos selecionados. Em 2020, a continuidade

seguirá o mesmo padrão: leitura do que há e seleção dos adequados. Um procedimento inovador

será a leitura das obras selecionadas para meus alunos do 1º ano em 2020. Registar os efeitos do

diálogo possível é minha intensão.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

a) Almejo propor e realizar um Seminário Temáticos sobre os textos selecionados, com colegas da

Pedagogia; b) Almejo divulgar o acervo em eventos, como a semana acadêmica da Pedagogia e a

SIIEPE; c) A divulgação da lista e dos novos títulos será sempre presente no Blog do PET Educação;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Realizar a seleção de obras é uma das formas de avaliar a pesquisa. Receber um destaque por ela,

indica que outras pessoas também perceberam a importância da investigação. Como as crianças vão

interagir com a leitura das obras? É o que pretendemos descobrir em 2020. Ao realizar a pesquisa e

formar a lista com onze títulos, pudemos concluir que existem livros de qualidade literária para

serem lidos e problematizados. Nas obras selecionadas, temas como autoestima, aceitação,

crescimento, empoderamento, a mulher na sociedade, violência contra a mulher, ser mulher

profissional, histórias de mulheres, para mulheres, assédio moral/emocional e direitos e feminismo

aparecem sutil ou abundantemente e, em alguns casos, desde o título. Os estudantes de Pedagogia e

os professores que já estão nas redes de ensino públicas e privadas relatam grande dificuldade em

encontrar um acervo para trabalhar com a temática do feminismo. Por isso, a importância de se

realizar uma pesquisa com esse foco. Penso que um trabalho de análise possibilite a compreensão e

exploração de títulos literários e seus desdobramentos na escola, com as crianças. Acredito que a

lista irá proporcionar auxilio e reflexão aos estudantes e professores, além de possibilitar uma

leitura prazerosa e rica para futuras discussões. É importante ressaltar que os livros por si só já

geram problematizações. No entanto, é necessário que o leitor reflita e questione durante sua

prática de leitura para que assim haja uma interação e um diálogo prazeroso. Creio que a pesquisa

irá gerar um momento literário magnífico para o leitor e seus ouvintes, pois a literatura é um

instrumento, tanto para deleite, quanto para reflexões de si e do outro.

Atividade - EXTENSÃO: 60 + na Livraria

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

24 09/03/2020 21/12/2020

Descrição/Justificativa:

Aprender a ler literatura é sempre um bom motivo para viver. Por isso, criamos, em consonância

com um espaço na sociedade (uma Livraria), um programa para quem está de bem com sua idade,

quem já pode ¿curtir a vida numa boa¿, quem tem uma tarde livre só para si e gosta de ler ou quer

aprender a gostar: o público 60+. O foco é ler, ensinar a gostar de ler, a saber escolher os melhores

livros para si e para os seus e desenvolver uma cultura de apreço pelo livro e a literatura.

Objetivos:

a)O foco é ler, ensinar a gostar de ler, a saber escolher os melhores livros para si e para os seus e

desenvolver uma cultura de apreço pelo livro e a literatura.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Reuniões mensais de diálogo sobre um tema literário (autor, gênero, obra, tema). O foco é aprender

a escolher bons livros. A docente (Tutora do PET Educação) exercerá a função de mediação dos

diálogos, acompanhada de estudantes bolsistas, que aprenderão elaborando o convite online,

recebendo os ouvintes 60+ e registrando o ocorrido e preparando uma matéria para o blog do PET

Educação.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Esperamos ampliar o público que, em 2019 foi de aproximadamente 30 pessoas por encontro,

ensinar a gostar de ler através da escolha de excelentes obras, ser capar de ensinar a escolha dos

melhores livros para cada um dos leitores que acorrerem à Livraria e desenvolver uma cultura de

apreço pelo livro e a literatura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

a) Avaliação oral pelos presentes no evento; b) elaboração de uma matéria a cada encontro a ser

publicada no BLOG com imagens e resultados do ocorrido.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

208 03/01/2020 21/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em produzir e publicar, no BLOG do PET Educação, matérias semanais.

Justifica-se por ser a escrita uma das habilidades cruciais no exercício da profissão docente. A

elaboração de pequenos artigos orientados, coberturas de ações, leituras e apreciação crítica de

livros, espetáculos, artigos científicos e demais ações interessantes que ocorrem na Universidade

fazem parte da formação dos estudantes.

Objetivos:

Aprender e ensinar a fazer excelente uso das redes sociais através de: a) Elaboração e publicação de

matérias semanais; b) Elaboração de pequenos artigos orientados; c) Escrita de textos acerca de

ações do PET Na escola e na sociedade; d) Publicação de resenhas de livros, espetáculos, artigos

científicos e demais ações interessantes que ocorrem na Universidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia será organizada a partir de a) Definição da agenda de autores de atas a serem

publicadas no blog; b) Definição da agenda de matérias semanais a serem escritas e publicadas; c)

Elaboração de pequenos artigos orientados e posterior publicação;

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Habilidades crucial no exercício da profissão docente, elaborar pequenos artigos, coberturas de

ações, leituras e apreciação crítica de livros, espetáculos, artigos científicos e demais ações

interessantes que ocorrem na Universidade é um dos resultados esperados. O foco é fazer com que

os estudantes comprometam-se com a narrativa de si (das ações do grupo) e da própria memória na

Universidade.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Nas 52 semanas letivas espera-se que ao menos 26 matérias estejam publicadas no Blog ao fim do

ano de 2020.

Atividade - EXTENSÃO: Restauro de Bibliotecas Escolares

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

104 09/03/2020 21/12/2020

Descrição/Justificativa:

Intervenção educativa que agrega noções de valor, usos e preservação de um espaço urbano

importante, a biblioteca escolar, intencionamos, com o projeto, propor mudanças na forma e nos

hábitos escolares de conhecimento e convívio com acervos, a leitura e a Literatura na escola. A

Biblioteca é o espaço mais importante na escola, especialmente por ser o único partilhado por todos

e e representa nossa cultura, sendo fundamental para seu pleno uso, a setorização, iluminação,

ambientação e aclimatação. O projeto visa capacitar estudantes para conhecer, descrever, propor

mudanças e intervir de modo que a biblioteca escolar tenha uso mais intenso e qualificado pois ela

agrega crianças que estão aprendendo a ler, adolescentes que precisam pesquisar e professores que

buscam o espaço para preparar suas aulas.

Objetivos:

Diante da inexistência de espaços adequados em bibliotecas escolares e tendo sido desafiados a

participar de um projeto de restauro e instalação em 2016, 2917 e 2019, objetivamos generalizar os

procedimentos, restaurando uma biblioteca escolar por ano. Os demais objetivos são: a)

Disponibilização de um ambiente autogestionado; b) Restauro da rede elétrica, piso, paredes e

mobiliário; c) Setorização dos espaços como recepção, pesquisa, auditório, leitura silenciosa e

leitura deleite; d) Ambientação (cores, adereços, iluminação) do local.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Apoiados em pesquisas sobre a leitura, o livro e a literatura realizadas por pesquisadores como

Meireles (1951), Abramovich (1997), Campelo (2002), Zilberman (2003) e Souza e Feba (2011),

consideramos que o conhecimento de diferenciados gêneros é fundamental na formação de qualquer

criança, especialmente quando observamos que parte das famílias não dispõe de repertório, acervos

ou hábitos que antecipem ou substituam as práticas escolares de acesso e uso do livro. Além disso,

nos cercamos de um estudo sobre os documentos legais (leis, decretos, deliberações, publicações)

que normatizam a fundação, existência, manutenção e preservação de bibliotecas escolares no

Brasil. O intuito dessas duas atitudes, conceituar e regrar, é criar um escopo de argumentos para

propor um projeto e defendê-lo socialmente. A metodologia a ser empregada parte de uma

abordagem multidisciplinar gerida pela integração entre o olhar da Educação (promover a leitura), o

da Arquitetura como meio ao projetar e intervir em um espaço e o da Antropologia como questão de

pesquisa. Assim, pretendemos responder para quê e para quem a universidade realiza extensão.

Estudar, observar, propor e empreender o restauro será mais um desafio. Com relação ao projeto, a

ideia é garantir a biblioteca tradicional (local onde a escola armazena livros) e acrescentar setores

inexistentes, mais compatíveis com a ideia de gostar de estar/gostar de ler.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Ao restaurar o espaço, projetamos ofertar aos usuários uma ética (uso autônomo de impressos) e

uma estética urbana, atual, através de ambientes que já existem na sociedade, mas que ainda não

são usuais na escola pública (local de leitura para crianças, recepção, canto da leitura deleite).

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

No desempenho das funções, ousaremos um modo coletivo de gerir uma obra: projetada dia-a-dia, ao

distribuir funções, avaliaremos iniciativas e mudaremos, se necessário, as rotas. Para garantir a

pesquisa acadêmica, escolhemos dois modos de registro: imagético (capturadas pelo celular, fotos

de todos os processos com intuito de marcar o antes/depois) e escrito (relato pessoal, individual,

diário, do ocorrido). O material acadêmico resultante pode ser um arquivo imagético digital e

memorial descritivo do grupo pode ser fonte de aprendizados.

Atividade - ENSINO: GELL - Grupo de Estudos em Leitura

Literária

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 09/03/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em estudar literatura (ensino) através de atividades como leitura do acervo e

intervir na escola. O foco é a Leitura literária, ou seja, a realização de escolhas do que ler e como ler

literatura na escola. Muito bem sucedido em 2019, o Grupo de estudos em leitura literária deverá

ser reeditado em 2020. Em 2019, escolas públicas foram atendidas. Uma das tarefas será realizar

estudos sobre literatura e sobre Bibliotecas Escolares, seus ambientes, acervos. Justifica-se pela

necessidade de disseminar ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades através de

palestras, cursos, eventos e em leituras a serem realizadas em grupos. A participação de estudantes

da Pedagogia será incentivada através de programas como o ¿Leitura Literária na Escola¿ e

¿Bibliotecas Escolares: ambiente e usos¿.

Objetivos:

Entre os objetivos dessa ação de ensino está: 1. O cultivo à cultura do escrito, entendido como o

processo de conhecer, evidenciar, respeitar e utilizar os saberes concernentes à cultura do que está

escrito; 2. Conhecer e utilizar o repertório e o acervo literário preservado; 3. Disseminar

ensinamentos concernentes à leitura e suas qualidades, na escola, na universidade e em escolas da

rede pública da cidade; 4. Estudar e, grupo e intervir na escola, tendo como foco a Leitura literária.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada através de: 1. Encontros em reuniões de estudo; 2. Organização e

realização de eventos literários; 3. Ida às escolas, para leituras literárias.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados temos: 1. Estudos sobre literatura; 2. Estudos de acervos

bibliográficos; 3.Escolha criteriosa de obras para leitura nas escolas; 4. Organização de acervos de

bibliotecas escolares; 5. Realização de leitura para grupos escolares.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

No que diz respeito à metodologia de avaliação da atividade pelo grupo pretendemos: 1. Registrar a

presença nas reuniões do grupo e nas atividades na escola; 2. Reeditar os cursos que já foram

oferecidos; 3. Inserir mais estudantes no processo.

Atividade - PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: Infâncias.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

O projeto Infâncias, já desenvolvido em 2019 e do qual resultou um livro digital lançado em

17/12/2019 na Biblioteca Pública Pelotense, reúne três características do trabalho na Universidade:

a pesquisa, o ensino e a extensão. Tem como foco a pesquisa de textos literários a fim de compor

obras literárias cujo tema são as infâncias no século XXI. A construção das obras ocorrerá durante

os meses de fevereiro a dezembro, com previsão de lançamento em 17/12/2020, digitalmente. Para

tal, algumas atitudes serão necessárias como a elaboração de narrativas a partir de relatos, além da

reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais. Justifica-se pela premência de

materiais para a infância mais atual, ancorada em novas tecnologias e configurações como

pertencimento, diversidade e pluralidade.

Objetivos:

Entre os objetivos encontram-se: 1. Reunir um grupo de estudantes para pesquisar e aprender a

elaborar uma obra literária; 2. Compor contos formando um mosaico de olhares sobre a infância; 3.

Ler esses contos para crianças na escola; 4. Convidar as crianças a ilustrá-los, criando uma obra de

muitos autores; 5. Compor o livro digitalmente e promover a cultura do escrito digital.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A construção da obra demanda: 1. Elaboração de narrativas sobre personagens reais, observados

através de um olhar atento; 2. Escolha de uma ou mais narrativas para a interação com as crianças;

3. Reunião de um grupo para executar os projetos gráficos e editoriais; 4. Registro e relato em

eventos.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados, o cumprimento de uma série de atitudes no tripé Pesquisa (de

textos|) Ensino (envolver um grupo para apreender a fazer) e Extensão (disponibilizar um produto).

Atitudes: a) contato com escolas b) leitura de textos; c) ilustração e composição do livro online d)

lançamento com as crianças

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação ocorrerá durante o processo e a inclusão de textos elaborados para a infância mais atual,

ancorada em novas tecnologias, pertencimento a classes sociais de espectro mais amplo, diversidade

e pluralidade, deverão ser considerados. No calendário, os seguintes passos: 1. Reunião de contos;

2. Elaboração da ideia central; 3. Decisão sobre projetos gráficos e editorias; 4. Finalização e

publicação; 5. Relatos em eventos.

Atividade - PESQUISA: Emancipar meninas? A leitura

literária para adolescentes

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

Descrição/Justificativa: Pesquisa que busca compor um acervo literário a ser disponibilizado para

projetos de leitura para adolescentes escolarizadas. O foco é discutir maus tratos emocionais ou

violência psicológica. Justifica-se por ser um fenômeno caracterizado por um constante e reiterado

desrespeito ao outro. Muitas vezes sutil, se manifesta pelo desprezo, desqualificação ou depreciação

de gostos, escolhas e competências, através de falas, comentários ou mesmo argumentações que

ridicularizam, desabonam e desacreditam a imagem do outro de forma direta ou indireta,

publicamente, na presença e mesmo na ausência do envolvido. É uma violência que, em parte

considerável das vezes, abre portas para outras manifestações e formas de violência como violência

física, moral, patrimonial, sexual.

Objetivos:

Criar um programa de leituras para meninas em que a liberdade para pensar e escolher fosse o meio

e o fim. Os objetivos parciais são: 1. Reunir um grupo de livros que têm em comum, temas ou

protagonistas meninas, mocinhas ou mulheres que extrapolam os clássicos papéis destinados

culturalmente ao gênero feminino; 2. Apresentar esses livros para escolas; 3. Dialogar sobre maus

tratos emocionais na escola e na sociedade, especialmente na formação de professores; 4.

Apresentar resultados em eventos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

O primeiro ponto será reunir acervos condizentes com a temática; O segundo, compreender o

conceito, através de pesquisas, artigos e palestras desenvolvidas por pesquisadores na área; O

terceiro, ler e categorizar obras, afim de compor um acervo a ser ofertado às escolas.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Resultados esperados: Entre os resultados pretendemos: 1. Estudar o conceito de maus tratos

emocionais; 2. Criar um momento de apresentação dos livros a um grupo de estudantes; 3.

Apresentar o acervo a adolescentes na escola; 4. Desenvolver argumentos para defender a

importância de um acervo sobre o tema; 5. Ter quantidade e qualidade de obras a serem ofertadas

às escolas.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Avaliação da atividade pelo grupo: Para avaliar a atividade pensamos criar um momento de

apresentação dos livros a um grupo de estudantes e, depois, a um grupo de adolescentes na escola.

Assim, in loco, obteremos argumentos para defender a obra no acervo. Outra forma de avaliação

será a quantidade e qualidade das obras a serem ofertadas às escolas.

Atividade - PESQUISA: Perfil leitor do estudante de

Pedagogia 2017-2020

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

104 06/02/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade dará continuidade ao desenvolvimento de ampla pesquisa que tem como tema central os

processos de formação do leitor entre os estudantes da Licenciatura em Pedagogia. O foco é

conhecer e descrever para poder intervir no fenômeno da evasão, a retenção e a repetência na

Licenciatura. Questões como: O que leu na infância, quem foram seus autores/títulos e gêneros

prediletos, o que lê atualmente, quais seus procedimentos de leitura, quais seus autores prediletos e

quais as obras que mais admira?, são algumas das que integrarão os procedimentos metodológicos.

O intuito é traçar um perfil do estudante/futuro professor, uma vez que a licenciatura tem como

produto a formação de professores prioritariamente para os anos iniciais do Ensino Fundamental e,

nele, a formação do leitor como tema preponderante. Com a proposição pretendemos conhecer e dar

a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia.

Objetivos:

Objetivos: a) Traçar um perfil do estudante e futuro professor acerca de seus vínculos com a leitura;

b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os estudantes de Pedagogia; c)

Conhecer hábitos, gostos, autores, gêneros e títulos prediletos; d) relacionar as respostas como base

para compreender a evasão, a retenção e a repetência na Licenciatura; e) Organizar conclusões

parciais, comparativas e divulgar resultados em eventos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Atividade de cunho quali-quantitativa, a investigação parte de uma coleta de dados (questionários

abertos anônimos) em duas turmas da Licenciatura a cada semestre, o primeiro e o último, uma vez

que os demais já foram considerados em 2017. Além disso, pretende-se desenvolver questionários

semestrais com questões amplas, rodas de diálogo com/sobre os resultados. Eventualmente, escolha

de sujeitos para aprofundamento de questões e pesquisas relâmpago via rede social, com uma única

questão a ser inserida nos resultados.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: a) Conhecer e publicizar perfis de leitores entre os estudantes

da licenciatura em Pedagogia; b) Conhecer e dar a conhecer a leitura e suas práticas, entre os

estudantes de Pedagogia, com vistas a ampliar a qualidade da formação docente e os laços com os

acervos dispostos em bibliotecas escolares; c) Elaborar resultados parciais e publicizar dados e

conclusões em eventos, socializando e propondo melhorias para a Licenciatura.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Pesquisa iniciada em 2017, os primeiros resultados foram publicizados em eventos desde então. Em

2018 e 2019, resultados parciais foram sendo coletados e sistematicamente apresentados em

eventos como na SIIEPE/UFPel. Sempre que demandados, os resultados estão disponíveis para

consulta e consideração e Coordenações dos Cursos. Em 2020, quatro turmas serão consideradas: 1º

e 9º semestres 2020/1 e 1º e 9º semestres 2020/2.

Atividade - PESQUISA: Há livros para bebês na Sala de

Leitura Erico Verissimo?ssimo.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

O projeto de Pesquisa e Ensino intitulado Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico

Veríssimo foi iniciado em 2019 e terá continuidade em 2020 com o ingresso de nova pesquisadora no

grupo. Será partilhado pela graduanda Cinara Tonello Postringer e Paloma Wiegand. O foco é

realizar um levantamento das obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura

Erico Verissimo. Justifica-se pela necessidade de planejamento e execução de leitura literária desde

tenra idade na escola por graduandos em Pedagogia.

Objetivos:

O projeto Livros para bebês no Acervo da Sala de Leitura Erico Veríssimo terá dois objetivos: 1.

Compor uma lista de obras indicadas para bebês existentes no acervo da Sala de Leitura Erico

Verissimo; 2. Planejar e executar uma formação de graduandos em leitura literária para essa faixa

geracional, bebês entre zero e quatro anos;

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia constará de: 1. Observação de todos os títulos inseridos no acervo; 2. Separação dos

títulos indicados aos pequenos; 3. Composição da lista de indicados, após leitura de todas as obras

separadas; 4. Minicurso de leitura literária para bebês a ser oferecida pela bolsista, na Sala de

Leitura Erico Verissimo. 5. Apresentação dos resultados no BLOG do PET e nos eventos científicos

da Instituição.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos; 2.

Oferta de um Minicurso de leitura literária para bebês; 3. Divulgar aos graduandos do curso de

Pedagogia do grupo de obras específicas para ler aos bebês; 4. Proposição de atitudes para

desenvolver o hábito literário já no berçário.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação do projeto será por etapas: 1. Janeiro a junho: leitura e organização de todas as obras da

sala; 2. Junho e julho: criação de uma lista de títulos indicados aos pequenos; 3. Outubro: Oferta de

um Minicurso de leitura literária para bebês; 4. Novembro: Publicação no blog do PET educação dos

resultados do projeto; 5. Novembro e dezembro: Divulgar em eventos a lista de livros produzida.

Atividade - PESQUISA: A robótica enquanto ferramenta

interdisciplinar de ensino.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

Como iniciativa de Alisson Batista, a intenção é ampliar resultados recentes da pesquisa exploratória

que indicou o caráter Interdisciplinar da Literatura Infantil no contexto da Revolução Científica. De

acordo com HARARI (2018), até meados do século XVII, no geral, as pessoas trabalhavam apenas

para preservar os conhecimentos já adquiridos, a fim de manter a ordem social estabelecida. O que

parece ter mudado nos últimos séculos é a perspectiva sobre as possibilidades de se conhecer a

realidade através de nossas próprias capacidades humanas, ainda que se acredite que estas sejam

provenientes de alguma inteligência superior. Através dos métodos científicos modernos e das

tecnologias provenientes destes, fomos capazes de transformar nossas culturas humanas em

diversos aspectos. Epistemologicamente, estas mudanças, no geral, se dão através da divisão das

áreas do conhecimento, promovendo a lógica da fragmentação das análises. Chamamos estas

divisões de disciplinas. De acordo com BICALHO (2011), a interação entre as disciplinas pode ser

dividida em níveis crescentes com relação à intensidade de interatividade. De acordo com FAZENDA

(2012), diversas são as possibilidades de elementos coordenadores Interdisciplinares.

Recentemente, a Robótica e a Astronomia, por exemplo, são áreas que têm sido bastante exploradas

neste sentido. A Música, o Teatro e a Jardinagem são exemplos mais clássicos, que estão mais

presentes em algumas de nossas escolas há mais tempo, quando comparadas com as anteriores.

Dentre tantas possibilidades, escolhi, para essa investigação, o campo da Literatura Infantil como

¿elemento coordenador interdisciplinar¿.

Objetivos:

1. Descobrir se, no atual contexto escolar altamente disciplinarizado, a Literatura Infantil pode ser

utilizada como ferramenta de coordenação entre os conteúdos das disciplinas, devido a diversos

potenciais benefícios cognitivos para os leitores, como, por exemplo, o desenvolvimento das

capacidades de concentração, da criação de imagens mentais complexas e da reversibilidade do

pensamento. Estas capacidades cognitivas têm sido constantemente desestimuladas no contexto da

Revolução Científica em que vivemos, devido à prontidão das informações e dos elementos

sensoriais disponíveis nos filmes, séries, jogos eletrônicos, dentre outras manifestações artísticas

tecnológicas. 2. Selecionar um grupo de obras literárias que possuem potenciais interdisciplinares;

3. Ler para crianças na escola; 4. Estabelecer diálogos com as crianças; 5. Comunicar resultados em

eventos.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

De cunho qualitativo, inicialmente o estudante realizou uma pesquisa bibliográfica sobre os

conceitos envolvidos: ciência, revolução científica, interdisciplinaridade, literatura, infância e leitura

na escola. Além da revisão teórica, como procedimentos metodológicos de pesquisa adotou: a)

Entrevistas com dois pedagogos recém formados sobre o uso da literatura infantil como ferramenta

Interdisciplinar de ensino, que foram gravadas, transcritas e analisadas pelo próprio pesquisador; b)

Organização dos depoimentos a partir das experiências práticas dos entrevistados, em categorias

conceituais tais como: a interdisciplinaridade na realidade escolar atual, a literatura infantil na

escola e nos ambientes fora dela, os potenciais proveitos interdisciplinares da literatura na escola,

as práticas da leitura literária na sala de aula, o uso de ilustrações nos livros de literatura infantil e

suas possíveis implicações para a experiência do leitores, o potencial pedagógico das múltiplas

interpretações variadas das narrativas lidas e os resultados de aprendizado dos conceitos esperados

constatado nos alunos, a partir de práticas constantes de leitura literária na sala de aula; c) Análise

do acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo; d) Composição de um acervo com obras que se

coadunam com a possibilidade interdisciplinar. Para 2020, o estudante está com i intuito de realizar

a leitura das obras selecionadas a um grupo de crianças que frequentam o 3º ano do Ensino

Fundamental em uma escola pública municipal em Pelotas, RS.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

A partir do acervo - resultado alcançado em 2019 - e do qual fazem parte as seguintes obras: O pote

vazio, de Demi, traduzido por Monica Stahel; A lagartixa que virou jacaré, de Izomar Camargo

Guilherme; O frio pode ser quente? de Jandira Masur; O verde brilha no poço, de Marina Colasanti;

Revolução no formigueiro, de Nye Ribeiro; O lobo e o carneiro no sonho da menina, de Marina

Colasanti; Quem sou eu? de Gianni Rodari; Pinote, o fracote e Janjão, o fortão, de Fernanda Lopes de

Almeida e Alcy Linares; O contrário, de Tom MacRae e Elena Odriozola; Osso do ofício, de Gilles

Eduar, o estudante almeja ler todos os livros e registrar seus efeitos entre crianças que frequentam

o 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal em Pelotas, RS. 4. CONCLUSÕES

A Literatura Infantil revela-se uma poderosa ferramenta Interdisciplinar, pois se constitui de

diversos conhecimentos disciplinares de base, que são solicitados e desenvolvidos ao utilizá-la,

orientando-os em uma direção comum, construída a partir das reações e interpretações dos alunos,

do contexto em que será apresentada a obra literária aos leitores, como também pelo conteúdo

literário dos livros. Estas práticas devem fugir da roteirização da interpretação das obras literárias,

buscando a construção de ambientes que estimulem a autonomia e a criatividade através da

imaginação e da liberdade interpretativa dos leitores. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HARARI,

Y N. Sapiens, Uma breve história da humanidade. Local de Edição: Editora, 2018 FAZENDA, I C.

Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Papirus Editora, 2017. ZILBERMAN, R. A

Literatura infantil na escola. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015. BICALHO; OLIVEIRA, L M;

M. Aspectos conceituais da Multidisciplinaridade e da Interdisciplinaridade e a pesquisa em Ciência

da Informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.

16, n. 32, p. 1-26, 2011.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao ler para crianças na escola e estabelecer diálogos sobre os temas/conceitos/possibilidades do

grupo de obras selecionada, conseguir um grupo de informações e conclusões passiveis de serem

comunicadas em eventos científicos.

Atividade - ENSINO E EXTENSÃO: Sala de Leitura Erico

Verissimo

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

104 09/03/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A Sala de Leitura Erico Verissimo que existe na Faculdade de Educação da UFPel é uma unidade

que oportuniza atividades de ensino e extensão que será reofertada em 2020. O intuito é a abertura

e uso do espaço público que abriga a Sala de leitura Erico Verissimo. Criada em 2015, recebe grupos

para mostrar, evidenciar e descrever a sala que foi criada para promover a leitura literária no

espaço acadêmico e tem sido responsável por propor e desenvolver micropolíticas de leitura.

Inaugurada em 17/12/2015, a sala funciona com a supervisão da Tutora PET Educação, Drª Cristina

Maria Rosa (FaE/UFPel) e com o trabalho de estudantes (bolsistas PET e voluntários) da

Licenciatura em Pedagogia. A cada semestre, oferece uma grade de horários em que pode ser

visitada/usada, priorizando os momentos livres dos estudantes, como o intervalo entre turnos, por

exemplo.

Objetivos:

Entre seus objetivos está: 1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico; 2. Propor e

desenvolver micropolíticas de leitura; 3. Desenvolver visitas guiadas para conhecimento do acervo e

do espaço; 4. Promover cursos livres; 5. Realizar Saraus literários; 6. Oportunizar pesquisas sobre o

livro e a literatura; 7. Ensinar estudantes a se portarem em um acervo e com o público.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A atividade será realizada a partir de demandas de estudantes professores, coordenadores, diretores

e escolas, secretarias de educação e cultura de municípios vizinhos. O foco será apresentar dados,

acervos, coleções e práticas de leitura literária. A assinatura do livro de presenças, a captura de

imagens dos momentos de visita e o compartilhamento de notícia nas redes será a tônica de

avaliação de uso da sala.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados almejamos: 1. Promover a leitura literária no espaço acadêmico através do

desenvolvimento de micropolíticas de leitura; 2. Realizar visitas guiadas para conhecimento do

acervo e do espaço; 3. Criar cursos livres para a sociedade; 4. Realizar Saraus literários; 5.

Promover e incentivar a realização de pesquisas sobre o livro e a literatura; 6. Realizar aulas em

ambientes não convencionais;

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Como metodologia de avaliação da atividade pelo grupo elencamos: 1. Publicações no BLOG do PET

Educação; 2. Publicação das atividades na página da UFPel; 3. Publicação e divulgação da agenda de

atividades visitas guiadas, (datas e públicos recebidos); 4. Confecção e registro no livro de presença

das assinaturas dos envolvidos; 5. Atualização da programação com antecedência. Gratuitas, todas

as atividades são certificadas.

Atividade - ENSINO: Reuniões semanais PET Educação

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

144 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade é rotina nos grupos PET e consiste em reunir-se para dialogar, projetar e decidir, em

conjunto, por atividades e procedimentos que envolvem o programa na instituição. Como

justificativa, a ciência de que o Programa de Educação Tutorial precisa formar profissionais

colaborativos, acostumados a dirimir contendas e diferenças, a argumentar e defender projetos.

Assim, em reuniões semanais, a tutora intenciona qualificar a convivência e a proposição, discussão

e aprovação de projetos. Para tal, cada reunião será por um tempo de no mínimo duas horas e terá

uma pauta previamente agendada. Nela, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de

posições e as decisões a serem encaminhadas. A ata, responsabilidade de todos do grupo, terá

registro escrito e ficará disponível no BLOG do grupo. Eventualmente, será lida e aprovada na

reunião posterior.

Objetivos:

Os objetivos da realização de reuniões semanais são: 1. Formar profissionais colaborativos; 2.

Incentivar o acordo de contendas e diferenças; 3. Incentivar os estudantes a argumentar e defender

projetos; 4. Oportunizar a convivência e o diálogo entre estudantes petianos e não só.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

As reuniões semanais ocorrerão com, no mínimo duas horas, previamente agendadas e pautadas.

Durante, ocorrerá o registro dos temas tratados, as defesas de posições e as decisões a serem

encaminhadas. A ata será o registro escrito do ocorrido e será composta a partir dos apontamentos

de todos e estará disponível no BLOG.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Temos como expectativa que os estudantes bolsistas se tornem profissionais colaborativos, que

possam visualizar a possibilidade de acordo quando houver contendas e diferenças, que eles possam

defender e argumentar por projetos e ideias e que lhes seja possível conviver e dialogar com

franqueza.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação das reuniões estará registrada nas atas, onde poderá ser observado a acúmulo de

experiência do grupo e os avanços em diálogos.

Atividade - PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO: participação

na SIIEPE/UFPel.

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

40 21/10/2020 25/10/2020

Descrição/Justificativa:

A atividade consiste em participar intensamente da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e

Extensão (SIEPE) da UFPel, que será realizada no segundo semestre de 2019. Justifica-se por ser

uma semana que irá congregar o Congresso de Iniciação Científica (CIC), o Encontro de Pós-

Graduação (ENPOS), o Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o Congresso de Ensino de

Graduação (CEG). Como justificativa ainda, a necessidade de todos os bolsistas (pesquisadores e

extensionistas) apresentarem seus estudos aos demais em um ou mais eventos.

Objetivos:

Entre os objetivos pretende-se: 1. Integrar o evento da instituição; 2. Conhecer e participar do

Congresso de Iniciação Científica (CIC); 3. Participar do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS); 4.

Integrar o Congresso de Extensão e Cultura (CEC); 5. Participar do Congresso de Ensino de

Graduação (CEG).

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

A metodologia de preparação dos petianos para integrarem os eventos inserido no SIIEP/UFPel

iniciam com: 1. O primeiro momento é a preparação de um resumo, de acordo com o evento, a ser

submetido à avaliação; 2. Logo depois, os estudantes inscrevem seus trabalhos; 3. Ao serem

aprovados, apresentam, como ensaio, em reuniões semanais; 4. Participação nos eventos nas datas a

serem definidas pelas comissões; 5. A presença de colegas bolsistas e da Tutora na assistência será

incentivada.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Entre os resultados esperados estão: 1. Integração do grupo; 2. Qualidade da formação; 3.

Socialização de conhecimentos; 4. Integrar o grupo de pesquisadores e demais trabalhos da

instituição.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

A avaliação será processual e terá os seguintes passos: 1. Leitura prévia dos resumos pela Tutora e

grupo; 2. Ensaio dos mesmos no grupo, nas semanas que antecedem o evento; 3. Todos devem ter

seus trabalhos inscritos e defendidos nos eventos; 4. Publicação, no blog do grupo, dos resumos.

Atividade - PESQUISA: Leitura e Literatura na Escola

Carga Horária Data Início da Atividade Data Fim da Atividade

52 06/01/2020 12/12/2020

Descrição/Justificativa:

A pesquisa busca conhecer como a leitura literária é planejada, realizada e registrada na escola pela

professora. É importante saber que uma investigação requer cuidado e respeito com todos os

envolvidos, observação intensa e precisão no registro. O que interessa é conhecer se a professora lê

literatura para seus alunos. Ao observar/participar de um período na escola (manhã, tarde ou noite)

com o consentimento da Direção e professora, o pesquisador deve descrever, nos mínimos detalhes,

todas as rotinas e acontecimentos. Para a conclusão das observações, entrevistar a professora e

conversar com os estudantes é fundamental. Isso pode requerer mais de um dia de vínculo.

Objetivos:

Descobrir se há livros na sala de aula? São livros de literatura para os estudantes daquela turma?

Quantos são? Quais seus títulos, autores e gêneros? Eles estão dispostos em que local? Qual a rotina

de uso destes? Os estudantes têm acesso a eles? Em que horários? Eles integram o programa da

professora? São mencionados por ela? Ela os sugere aos alunos? Entrevistar a professora e

responder: A professora leu em voz alta para os alunos? O que ela leu? Quantas vezes ela leu na

manhã/tarde? Quantas vezes ela leu literatura (poema, lenda, fábula, conto, historieta, canção) na

manhã/tarde? Observar e interagir com os estudantes e descobrir se gostam de ler? Gostam de ouvir

histórias? Lidas ou contadas? Qual a que mais gostam? Quem leu/contou? Conhecem a Biblioteca da

escola? Quando a visitam? O que fazem lá? Conhecem alguma Livraria? Conhecem a feira do livro?

Conhecem algum Sebo?

Como a atividade será realizada? (Metodologia):

Metodologia: Em seu caderno de campo, deves registrar informações a respeito da escola (zona

rural/urbana, centro/bairro/periferia, número de alunos e se tem ou não biblioteca). Se conseguires

observar a Biblioteca, deves descrevê-la quanto à tamanho, número de obras, horário de

funcionamento, programas que ocorrem nela (como hora do conto, filmes, tarefas de pesquisa e

temas...). Deves, também, descrever a professora quanto à formação, idade, tempo no magistério,

horas de trabalho na semana. Não deves identificar a escola nem a professora e deve informar à

professora que seu nome e o da escola não serão mencionados nos registros.

Quais os resultados que se espera da atividade?

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação,

para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:

Com a pesquisa intencionamos descobrir se a professora lê para os alunos? O que lê? Qual a

freqüência da leitura? A professora lê literatura para seus alunos? Todos os dias? Duas ou mais

vezes na semana? Uma vez na semana? A professora registra (título, autor, gênero) o que lê? Onde

registra? No diário de classe? No caderno dos alunos? Em painéis/cartazes na sala? Em outro local?

Há eventos de leitura literária na escola? Quais? Onde e quando ocorrem? Como escolhe o que vai

ler para os estudantes? Quais os autores de literatura que a professora admira? O que indica da

biblioteca da escola para ser lido em sala de aula? Conhece a Literatura Clássica? Qual a narrativa

clássica que mais gosta? Lê literatura clássica para seus alunos? Qual a história clássica lida em

2016 que eles mais gostaram? Lembra de alguma obra que leu este ano e que os alunos gostaram

muito? Quem é o autor dela? A professora tem seu próprio acervo ou busca na biblioteca livros para

ler para os estudantes? Qual o livro para crianças que considera imperdível? Quem é seu autor?

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:

Ao final, agradecer a colaboração da professora, indicar a disciplina de Literatura Infantil I como

referência para os resultados da pesquisa e convidá-la a participar da mesma no semestre posterior.

Entregar a ela o contato da professora Cristina Rosa. Além disso, a metodologia de avaliação

considerará os contatos feitos, os resultados obtidos e a presença das professoras entrevistadas na

Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário