Páginas

26 maio 2022

Voltar à Universidade

 


27 de maio: mais um dia de trabalho na Universidade

Cristina Maria Rosa

 

Com cuidados e aos poucos, em maio de 2022 fomos retornando à Universidade. Um dia para encontrar nossos livros, outros para um café na sala do PET, outro ainda, para uma pequena reunião.

E fomos gostando!

Por isso, e para marcar a necessária retomada dos compromissos com nossa formação, o PET Educação decidiu que as reuniões semanais que ocorrem, neste semestre, às sextas-feiras, serão presenciais.

O combinado é que, a partir das 13:30 – hora em que a Luzia estará lá para estudar – possamos ir chegando, cada um para seus compromissos e em busca do local que agrega condições de diálogo, leitura, aula e cursos on-line.

Então é isso: sexta-feira, dia 27 de maio, novamente estaremos lá.

Vai ter café com pão, chá e reunião. Não deixe de comparecer. Juntos somos mais fortes.

Um abraço da Tutora!

23 maio 2022

20 de maio: uma reunião escrita...

 


Relato de uma reunião do grupo PET Educação

Cristina Maria Rosa

 

Sempre que nos reunimos, resulta um escrito. Uma ATA, com data, presentes e temas abordados. Quer conhecer? Te conto...

 

Reunião do grupo PET: um relato de passado


Aos vinte dias do mês de maio do ano de dois mil e vinte e dois, às dezesseis horas, na sala 257 da FaE e presencialmente, reuniu-se o PET Pedagogia. Presentes, a Tutora, professora Doutora Cristina Maria Rosa e os estudantes bolsistas Angélica, Débora, Laura, Larissa, Mateus, Paloma, Paola e Rafaela. Os demais justificaram a ausência. A pauta tratada foi: 1) Inscrição dos projetos de pesquisa individuais na 8ª SIIEPE UFPel 2022; 2) Participação na Jornada Estadual de Formação ESCUTA PROTEGIDA: Passo a passo para a implementação da Lei 13.431/17; 3) Programação Ruas de Lazer; 4) Recepção a nova Tutora PET;  Após a discussão de cada um dos pontos o acordado foi: a) quanto aos projetos de pesquisa individuais, a tutora solicitou que todos os bolsistas revisem seus rascunhos que vem sendo elaborados desde 07 de março com o intuito de prepará-los para o formato do evento e que os enviem para correção. A data acordada para o envio foi 20 de junho de 2022; b) quanto à participação na Jornada Estadual de Formação ESCUTA PROTEGIDA: Passo a passo para a implementação da Lei 13.431/17, as três pessoas que representaram o grupo no evento relataram seu objetivo, mesas que assistiram, documentos que foram partilhados e os disponibilizaram para leitura de todo o grupo. Essa explanação – realizada pelos bolsistas Larissa e Rafaela e complementados pela Tutora, professora Cristina, desencadeou uma interessante conversa sobre termas como racismo, infâncias, cotas universitárias, formação docente, papel da Faculdade de Educação diante de temas instigantes como o tratado no evento e saberes populares e acadêmicos. Ao debater os temas, fomos perguntando e respondendo, uns aos outros, o que já conhecíamos e o que desejamos aprofundar e consideramos que foi muito proveitosa a interação; c) O projeto “Ruas de Lazer” é uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e a Prefeitura, que oportuniza uma série de atividades para a comunidade. O evento ocorrerá na Avenida Juscelino Kubitscheck, entre as nove e as dezoito horas de Domingo, dia 22/05 e o grupo estará presente em companhia do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária. Após a reunião, decidimos as personagens que serão incorporadas ao grupo e a escolha dos adereços para a ação na rua ocorreu na Sala de Leitura Erico Verissimo; e) quanto à recepção a nova Tutora, decidimos convidá-la para um café na sala com data a ser combinada e, após esse primeiro momento recebê-la, todos os bolsistas, no dia 21 de junho, dia do início de sua tutoria. O horário será combinado com a professora Gilceane Caetano Porto. Nada mais havendo a tratar, eu, Cristina Maria Rosa, redigi esta Ata, que aprovada, será assinada pelos demais presentes.

Um domingo de lazer na rua


GELL e PET Educação na rua

Cristina Maria Rosa

 

Olá! Bom dia! Criei o grupo para te convidar a atuar, na rua, domingo à tarde. Como? Como personagem... Domingo é dia de "Ruas de Lazer" e a Universidade vai participar. Domingo, dia 22/05. Das 16 às 18 horas, vou passear, como minha personagem Bruxa, no evento. Me acompanhas?

Foi assim - com uma mensagem no celular - que iniciaram-se os preparativos para a presença, do GELL – Grupo de estudos em Leitura Literária e do PET – Programa de Educação Tutorial da Pedagogia – FaE/UFPel. Logo depois, entre todos os convidados, as presenças confirmadas. E lá fomos nós...

Nosso foco foi apresentar à população um contato lúdico com personagens da literatura: fadas, bruxas, espantalhos, leitores, madrastas, rainhas e a Branca de Neve, um sucesso entre as crianças! Juntos, realizamos um passeio de personagens, muitas fotos, muita alegria e aproveitamos as guloseimas que a Chapeuzinho Vermelho levou em sua cesta!

Quando e onde?

O evento ocorreu na Avenida Juscelino Kubitscheck (entre Av. Bento Gonçalves e Rua Barão de Butuí), entre 9h e 18h. Nossos grupos estiveram lá entre as 16 e as 18 horas.

O projeto

"Ruas de Lazer", é um projeto que visa “estabelecer um espaço de lazer para a população”. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, é capitaneada por docentes da Escola Superior de Educação Física. Desde sua concepção - julho de 2021 -, estabeleceu parceria com a Prefeitura de Pelotas, que resultou em planejamento e implementação de múltiplas  atividades. Para saber tudo sobre o projeto, clique em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/05/20/ruas-de-lazer-segunda-edicao-sera-neste-domingo-22/)

20 maio 2022

Aprender uma lei com quem escreve...

 

Lari e Rafaela: o PET Educação
no Evento

Conhecer e implementar a Lei 13.431/17

Cristina Maria Rosa

Em uma manhã fria e ensolarada, no Auditório CEHUS do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da UFPel, reuniu-se um grupo de professores, agentes de saúde e da assistência social, conselheiros tutelares, parlamentares, dirigentes de instituições públicas, representantes do poder público e da Delegacia da Infância além de estudantes da Licenciatura me Pedagogia. Foi para realizar a Jornada Estadual de Formação ESCUTA PROTEGIDA: Passo a passo para a implementação da Lei 13.431/17

Ao dar início ao estudo da Lei 13.431/157 – Escuta Protegida – de autoria da Deputada Federal Maria do Rosário, percebemos que o intuito é torna-la conhecida e incentivar sua implantação nos municípios, para a efetivação de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

Estudando juntos...

O evento, promovido pelo Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Frente Parlamentar Nacional Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional, UFPel - Universidade Federal de Pelotas e IFSul - Instituto Federal Sul-rio-grandense, ocorreu durante todo o dia de sexta-feira.

Recebidos pela Administração da UFPel e do IFSul, a manhã e a tarde foi organizado por um grupo de pessoas alinhadas com a ideia da defesa das infâncias. Em mesas com palestrantes e mediadores, a infância foi conceituada, mencionada, lembrada, considerada. O consenso é que qualquer infância precisa ser defendida, que todas as crianças tem direito à infância e que a visão adultocêntrica que prevalece na sociedade é que oportuniza os maus tratos.


PET Educação no evento

Presentes, no evento, Larissa Mendes e Rafaela Strelow – estudante da Licenciatura em Pedagogia e bolsistas PET Educação – acompanhadas da Tutora, Drª. Cristina Maria Rosa.

A contribuição do PET ao evento foi a leitura literária de “A história mais triste do mundo”, texto de Mário Corso na voz de Cristina Maria Rosa.

Um projeto que busca qualificar a formação docente com base na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão

 


Minhas impressões sobre o processo de seleção para tutoria do PET- Pedagogia

Gilceane Caetano Porto

20/05/2022

 

O PET-Pedagogia tem ocupado um papel muito importante na vida da FaE e, especialmente, na formação dos estudantes de Pedagogia, petianos e petianas. A minha participação no processo seletivo foi motivada pela trajetória que fui construindo desde a minha graduação em Pedagogia na FaE/UFPel. Foi ainda como estudante do curso, do qual hoje sou docente, que aprendi sobre a importância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Gostei da forma como o processo seletivo foi organizado. Para a inscrição foi solicitada a escrita de dois documentos, além do currículo lattes. O memorial acadêmico e um plano de trabalho. A escrita do memorial acadêmico me permitiu revisitar a minha trajetória de formação e trabalho na universidade. No plano pude apresentar uma proposta para os próximos três anos de trabalho com o grupo.

Tivemos também o momento de apresentar a proposta para uma banca constituída por membros do PET – tutoras e estudantes, além de um representante da Pró-reitoria de Ensino. Foi um momento importante de diálogo em que pudemos conversar sobre a importância da construção coletiva, da autonomia dos estudantes, e sobre a responsabilidade social que temos com o futuro da alfabetização no retorno do ensino presencial, após dois anos de isolamento − foco da proposta que apresentei.

Fiquei muito feliz com a notícia de que fui selecionada para estar à frente do PET- Pedagogia no próximo período. Tenho certeza que manteremos um grupo forte e consistente, que se alargará com a nova proposta de trabalho que será ampliada em diálogo com os atuais petianos e petianas.

Vivemos uma conjuntura que nos exige muita dedicação e comprometimento com a educação pública e gratuita de qualidade. Estar à frente de um projeto que busca qualificar a formação docente com base na indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão será uma excelente forma para contribuirmos com o presente e o futuro da formação de educadores/as e pesquisadores/as.

 

19 maio 2022

PET Educação na 8ª SIIEPE 2022

 

PET Educação se prepara para a 8ª SIIEPE

Cristina Maria Rosa

Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente! Este o tema da 8ª edição da Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão que ocorre em 2022 na UFPel.

Oriunda da conjunção de vários fatores – rever práticas sustentáveis imprescindíveis para a vida em sociedade e a busca de sintonia humana, empática, solidária, entre as pessoas, entre outros –, a proposição da Administração da UFPel é “gerar ações propositivas em prol do planeta e, como consequência, modificar práticas insustentáveis para a vida no mesmo”.

Foco na sociedade

Em seu lançamento, a 8ª SIIEPE prevê ter o meio ambiente como “pauta constante”, em busca de um “futuro para as próximas gerações”. Busca, também, “a valorização de todas as culturas”, entre elas, saberes e fazeres populares, prioritariamente, “relacionados a experiências sociais advindas de práticas não-acadêmicas, crenças, linguagens, profissões próprias de comunidades locais”, em busca de inspiração para “novas formas de economia criativa e solidária”.

Pluriversidade

Elaborado e defendido por Boaventura de Souza Santos, o conceito de saber “pluriversitário” envolve “saberes ecológicos, plurais e contra hegemônicos”. O pensador propõe observar e valorizar as “epistemologias do sul”, entendendo-as como aquelas que evidenciam conhecimentos científicos e/ou artesanais, práticos, populares, empíricos, especialmente oriundos de “lutas contra a dominação”.

Tema do ano 2022

Escolhido o tema que une os cinco congressos na SIIEPE – Inovação, Pesquisa, Ensino, Extensão e Pós-Graduação – o foco agora é dar “visibilidade aos saberes e fazeres acadêmicos em prol de uma valorização da sustentabilidade em ações para o meio ambiente; a pluriversidade que valorize os diversos saberes como integradores da formação pessoal e profissional e o encontro de saberes, que aponta para a dimensão do reconhecimento dos fazeres e saberes populares como necessários ao desenvolvimento social e ao conhecimento integrador”.

E o PET Educação?

Em busca de tornar nossos saberes público, desde marco de 2022 estamos elaborando, desenvolvendo escrevendo e buscando resultados para nossas pesquisas que resultarão em trabalhos a serem apresentados na 8ª SIIEPE. Queres conhecer? Em breve, aqui no BLOG, a lista completa dos trabalhos PET na SIIEPE/UFPel 2022.

18 maio 2022

Tutora PET Educação em evento sobre infâncias


Escuta Protegida: Seminário Região Sul

Cristina Maria Rosa

 

Na sexta-feira, dia 20 de maio, a Tutora do Grupo PET Educação, Drª. Cristina Maria Rosa, estará presente na Jornada Estadual da Escuta Protegida: Seminário Região Sul. O foco do evento é conhecer, atualizar, discutir e plubicizar a Lei 13.431/17 que trata da aplicabilidade do depoimento especial quando há necessidade de testemunho de crianças e adolescentes.

O convite da organização foi para uma Leitura literária., que ocorrerá pela manhã, logo após a mesa de abertura. Quer conhecer o program do seminário e te inscrever? Leia a seguir... 

Links com mais informações:

1. https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/05/escuta-protegida.html

2. https://crisalfabetoaparte.blogspot.com/2022/05/escuta-protegida-o-programa-em-pelotas.html


PROGRAMA

8h 30 – Recepção/ Conferência de cadastro

9h – Mesa de Abertura: Reitoria da UFPel e do IFSul, autoridades do executivo, legislativo e judiciário.

9 horas e 45 minutos - Leitura Literária, por Cristina Maria Rosa (Pedagoga, Doutora em Educação, Docente na FaE/UFPel).

 

10h - Concepções de uma infância livre de violências: A lei da Escuta Protegida, por Maria do Rosário Nunes (Professora, Doutora em Ciências Políticas pela UFRGS, coordenadora da Frente Parlamentar no Congresso Nacional e autora da Lei 13.431/2017) e Rogério Costa Wurdig (Doutor em educação com experiência em formação de professores e temas da infância), com mediação de Luciane Almeida.

10:40 - O papel da Rede de Atendimento no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, por Leticia Galery Medeiros (Psicóloga do IFSul, especialista em psicologia da saúde, mestre em psicologia clínica e doutora em saúde e comportamento), Iya Sandrali de Campos Bueno (Educadora, psicóloga, especialista em criminologia, ativista social, coordenadora de formação do Movimento Negro Unificado do RS) e Carmem Viegas (Enfermeira, coordenadora da Rede Materno Infantojuvenil de Pelotas e responsável pela implantação do CRAI no município), com mediação de Douglas Butzke.

14 horas - O papel do Sistema de Garantia de Direitos no atendimento de crianças vítimas de violências, por Mônica Facio (professora, filósofa, psicopedagoga clínica e institucional e mestre em desenvolvimento regional, autora do Programa Meninas Cidadãs) e Lisiane Mattarredona (Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente e representante do DECA - Divisão Especial da Criança e do Adolescente do RS), com mediação de Ronaldo Quadrado

15h 30minutos: A implantação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) passo-a-passo, por Luciara Robe da Silveira (Promotora da Infância e Juventude de Pelotas) com mediação de Professora Rita Medeiros.

17h - Encerramento

 

Quando e onde?

20/05 – Sexta-feira.

8h 30 às 17h 

Auditório CEHUS l UFPel.

Rua Alberto Rosa, Número 153. 

Seleção Tutoria: resultados preliminares

 


Nova Tutoria no PET Pedagogia: resultados preliminares

Cristina Maria Rosa

 

O PET Pedagogia recebeu hoje a informação de que, na página da UFPel, já está disponível o resultado preliminar da seleção à tutoria para o triênio 2022-2025. Ao ler a notícia, fomos informados dos candidatos que se inscreveram, suas notas e classificação. O texto da notícia é:


A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas torna público o resultado preliminar do processo seletivo para Professor Tutor do Grupo Pedagogia do Programa de Educação Tutorial (PET), relativo ao Edital NUPROP nº 06/2022.

 

Queres conhecer os resultados preliminares e ter mais informações? Clique em: https://wp.ufpel.edu.br/pre/2022/05/18/resultado-preliminar-selecao-tutor-pet-pedagogia-ufpel/

Nova Tutoria no PET Pedagogia

 


Nova Tutoria no PET Pedagogia: edital e datas importantes

Cristina Maria Rosa

 

A Pró-Reitoria de Ensino da UFPel está realizando seleção de professor tutor para o Grupo Pedagogia do Programa de Educação Tutorial (PET). As atividades têm duração de três anos, a partir de 21 de junho de 2022.

As inscrições para o processo, realizadas entre os dias 19 de abril e 03 de maio, através do Sistema Eletrônico de Informações, incluem análise de Memorial Acadêmico e do Currículo Lattes documentado, além de análise das Propostas de Trabalho e sua apresentação oral diante da banca.

O lançamento do Edital ocorreu no dia 18 de abril de 2022 e o período de inscrição ocorreu entre 19 de abril e 03 de maio de 2022. Na semana de 15 a 21 de maio ocorre as defesas das propostas de trabalho e a publicação dos resultados.

Organizada pela PRE, a seleção foi regrada pelo edital disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/04/18/pre-seleciona-professor-tutor-para-o-grupo-pet-pedagogia/

 

Calendário

Lançamento do Edital: 18 de abril de 2022.

Período de inscrição: de 19/04/2022 a 03/05/2022.

Homologação das inscrições: 05 de maio de 2022, a ser publicada na aba "notícias" da página http://wp.ufpel.edu.br/pre

Recursos da homologação das inscrições: 06 a 09 de maio de 2022. Deve ser criado no SEI um processo do tipo “Graduação: processo seletivo para tutor(a) PET”, incluído um documento no processo do tipo “Formulário de Recurso - Candidato Tutoria PET” e enviado o processo com o documento preenchido e assinado via SEI para a Unidade NUPROP (Núcleo de Programas e Projetos).

Divulgação dos homologados após recursos: 11 de maio de 2022, a ser publicada na aba "notícias" da página http://wp.ufpel.edu.br/pre

Apresentação online oral das propostas: 16 de maio de 2022, a partir das 14 horas. A apresentação online oral das propostas de trabalho será de até 30 minutos por candidato, com possibilidade de questionamentos aos candidatos homologados. O link para a sala virtual será enviado para os e-mails dos candidatos após a divulgação dos homologados após recursos.

A divulgação do resultado preliminar ocorre a partir de 18 de maio de 2022, a ser publicada na página http://wp.ufpel.edu.br/ e o prazo para recurso será de dois dias úteis, a partir da divulgação do resultado preliminar. 

Resultado final

A homologação do resultado final ocorre a partir de 23 de maio de 2022, a ser publicado na página http://wp.ufpel.edu.br/pre.

15 maio 2022

Interpet maio 2022

 

Interpet em 14 de maio: PET Educação presente!

Cristina Maria Rosa

Foi no dia 14 de maio que ocorreu o InterPET: um encontro sempre bem vindo de todos os grupos PET da UFPel. Ainda de forma remota, nele tivemos como pauta os seguintes temas:

1. Apresentação de novos petianos

2. Apresentação dos grupos PET Arquitetura e Agronomia;

3. Assembléia (temas gerais);

4. Informes.

Aprovação da Ata

A leitura e aprovação da ata da reunião ocorrida em 30/04/2022 foi um dos pontos. A leitura da ata foi feita previamente. Aqui, na íntegra:


No dia trinta do mês de abril de dois mil e vinte e dois, sábado, às dez horas, via aplicativo de videoconferência, reuniram-se os grupos PET da Universidade Federal de Pelotas, com a presença do tutor Maurizio Silveira Quadro e os alunos Talisson Tochtenhagen, Catiane Peglow Holz, Wagner Schmiescki dos Santos, Luan Martin Arejano, Maiara Schellin Pieper, Cairo Schulz Klug, Ritchelli Teixeira Duarte, Samuel Wachholz Reichow,, Guilherme Hirsch Ramos, Luan Henrique dos Santos Rocha, Henrique Peglow, e Dienifer Radtke do PET Agrícola; da tutora Danielle Ribeiro de Barros, e os alunos Lavínia Bubolz Holz, Daniel Souza Rodrigues, Letícia Bombo, Vinicius Griep Wilke, Gustavo Klug Drews, Roberto Hartwig de Azevedo, Moisés Botelho Fabião, Adriel Mateus Vachholz Braatz, Jéssica Goetzke Martin, Bruna Benites, Felipe Bueno Pinto, Kethlen Beatriz de Oliveira Kurtz e Kethlen Beatriz de Oliveira Kurtz do PET Agronomia; os alunos Laura Moreno, Marina Inês Romano Santin, Jéssica Éllen Gomes Alves, Amanda Toneta Prux, Douglas Bender Stopassola, Lucas Jardim Da Silva, Natália Brito Soares, Luiza Souza Schmidt, Leticia Pires , Júlia Rodrigues Burkert , Antônio Marcos Gonçalves Duarte do PET Odontologia; Wellington Müller Kruchadt, Silvana Natália Irigaray Nunes, Jéssica Éllen Gomes Alves, Valentina Betemps, Bruna Antiqueira da Silva, Sara Suellen da Rocha Castro, Helena Pereira Aguiar, Alexsandra da Rosa de Los Santos, Ramile da Silva Leandro, Alexandre Berneira da Silva, Heloise Nunes Semper do PET Arquitetura; Vitória Camargo Silveira, Felipe Garcia Mallue, Larissa Frank Hartwig, Henrique Santos Ferreira, Bruna Corvello Stifft, Clara Zillig Echenique, Mateus de Paula Borges, Tales Conceição Dias, Mariangela Afonso, Marcos Jordanio Pereira Feitosa Lima do PET ESEF; a tutora Nadia Da Cruz Senna e os alunos Livea Luzeiro do Carmo, André Gustavo de Campos, Davi Mendes da Ressurreição, Jackeline Santos Nunes, Icaro de Oliveira Castello, Aline Golart da Cunha, Yuki Ynagaki Escate Zarate, Domênica Pinheiro Francisco, Gabriela Farias Muniz Kacelnikas do PET Artes; o tutor Fernando Simões Jr. e os alunos Laíne Bengo Soares Rosales, Isis Alves Araújo, Andrei Rocha Furtado, Julia Pacheco Nunez, Mauricio Fonseca Rodrigues, Noely Rosa Maria Perez Brito, João Eduardo de Magalhães Salvador e Alfredo Achterberg Sanchotene Pacheco do PET Física; a tutora Heloisa Helena Duval de Azevedo e as alunas Lessandra de Oliveira Pereira, Karina Rangel Gauterio, Letícia Chrisostomo Bortt Moreira, Suzana Castro, Jennifer Xavier Dos Passos Gonçalves, Brenda Magalhães de Magalhães e Graziele dos santos Bergmann do PET GAPE; a tutora Viviane Santos Silva Terra e os alunos Anna Nachtigall da Cruz, Jordana Fantinel Azambuja, Emanuele Koschier Pinto, Uiele San Martins da Silva, Erilândia de Andrade Ferreira, Ingridy Duarte, Willian Prudencio Bandeira e Beatriz de Lima Mirapalhete do PET Hídrica; o tutor André Becker Nunes e os alunos Vitor Custódio Castilho, Kerollyn Andrzejewski, Marlon Tomaschewski, Samuel Hosser, Marco Antônio Flores de Medeiros, Bruna Rossales Perleberg, Thábata Paôla Idiart Brum e Ynara Aguiar Castro do PET Metereologia; o tutor Leomar Rosa Jr e os alunos Ana Amélia Traversi, Darlei Matheus Schmegel, Gabriel Rocha Silveira, Gerson Leite de Menezes, Dauan Ghisleni Zolinger, Placida Giuliane Silveira de Oliveira e Raquel de Souza Zimmer do PET Computação; a tutora Daniele Fonseca e os alunos Antonio Ramos de Santana Neto, Anna Luísa Ortega de Freitas, Clarissa Martins Neutzling, Hugo Luiz Barreto da Silva, Márcio Leandro Fraga Damaceno, Maria Hiasmim B. Araujo e Letícia Quintana Lopes do PET Conservação e Restauro; a tutora Cristina Maria Rosa e os alunos Rafaela Elert Strelow, Luzia Helena Brandt Martins, Angélica dos Santos Karsburg, Paloma Evelise Wiegand, Luiz Ariel Miranda Ribeiro da Silva, Larissa Mendes e Débora Monteiro da Silva do PET Educação; Luan Lucas Valins da Silveira, Assucena Saldanha Maia Silvano, Liésia Bubolz Rutz, Dulcinéia Esteves Santos, Luana Durante Oliveira e Fiona Maria Gando Guerra do PET Diversidade e Tolerância; e a tutora Denise Marcos Bussoletti e os alunos Alessandro Souza, Talita Barbosa, Gabriela Marques de Lara, Edgar Siqueira do Nascimento e Alex Cavalheiro Moreira do PET Fronteiras; também compareceram a reunião a vice tutora Ursula Rosa da Silva e o representante do CLAA PET Christian Ferreira Mackedanz. As pautas debatidas no primeiro INTERPET UFPEL de dois mil e vinte e dois foram: A) APRESENTAÇÃO DO INTERPET; B) APRESENTAÇÃO DO TEMA DA VIII SIIEPE; C) APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR; D) RETORNO DO INTERPET PRESENCIAL; E) CALENDÁRIO INTERPET 2022; F) APRESENTAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS; G) INFORMES. A) apresentação do interpet: O mediador do encontro foi o aluno Alessandro Souza que iniciou com as boas vindas e a apresentação das pautas do encontro, em seguida passou a palavra para a vice-reitora Úrsula. B) Apresentação Do Tema Da Viii Siiepe: a oitava Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – UFPel prevista para acontecer no segundo semestre de dois mil e vinte dois com o tema “Encontro de Saberes: Pluriversidade e Meio Ambiente” envolverá assuntos como saúde, sustentabilidade e respeito a diversidade cultural. A vice-reitora convida os grupos PET a desenvolverem durante o ano atividades e projetos relacionados ao tema que colaborem com escolas e ações nas comunidades da cidade e sugere a criação de um ebook para o final deste ano ou o decorrer do próximo com os resultados percebidos a partir da pesquisa e ações realizadas. Em sua fala a professora Úrsula também trouxe o conceito de pluriversidade e alguns exemplos de saberes populares também fez uma menção honrosa a Mestre Griô Sirley Amaro que está recebendo o título de Doutora Honoris na UFPEL. A tutora Denise Busoletti do PET Fronteiras contribuiu com a fala da reitora reiterando a importância da participação do PET que historicamente se envolveu em articulações semelhantes. A tutora Nádia Senna do PET Artes acrescentou que o seu grupo estará à disposição para pensar ações em conjunto. A tutora Heloísa Duval do PET GAPE parabenizou a ideia e também convida o seu grupo a somar. Gabriela do PET Artes reforça a sugestão dos grupos PET se ajudarem durante o ano e conversarem durante os próximos interpets sobre parcerias. A tutora Cristina Maria Rosa do PET Educação também se compromete a conversar com o grupo sobre o tema e pensar ações até o próximo tutor do grupo assumir o cargo. A tutora Daniele Baltz do PET Conservação e Restauro reforça as características inter e transdisciplinares do oitavo SIIEPE e declara o interesse do seu grupo em participar. Após o encerramento das falas a reitora agradeceu e se despediu de todos, em seguida o representante do CLAA PET Christian Ferreira Mackedanz cumprimentou os participantes e desejou um bom ano de atividades. C) Aprovação Da Ata Anterior: o formulário para a votação de aprovação da ata foi disponibilizado, os participantes do interpet votaram e a maioria aprovou a ata. D) Retorno Do Interpet Presencial: Alessandro mediou a discussão a respeito do retorno dos interpets presenciais a partir de Agosto acompanhando o retorno das outras atividades acadêmicas da universidade, sob a perspectiva do que foi discutido no grupo da executiva também sugeriu que os grupos fizessem em conjunto associando quem tem experiência e quem ainda não sediou o evento. As inscrições para falas começaram pela aluna Valentina Betemps do PET Arquitetura que é favorável ao retorno presencial, a aluna do PET ESEF Vitória Camargo concorda com Valentina e também acrescenta que o retorno não se trata de algo opcional, a tutora Heloisa Duval soma a fala de Vitória e questiona o por que isso está sendo discutido e Alessandro retorna que a consulta se trata de chegar em um acordo entre os PETs para a execução segura do evento com muitas pessoas, a professora Heloisa retorna a falar sobre a possibilidade de fazer o INTERPET em lugares abertos e auditórios mais espaçosos, a última a se declarar a favor foi a aluna Luana Duarte do PET Diversidade e Tolerância, então a pauta foi encerrada com o retorno dos encontros presenciais confirmado para o segundo semestre do ano dois mil e vinte dois. E) Calendário Interpet 2022: foi apresentado aos participantes da web conferência a tabela que circulou no grupo da executiva com os PETs responsáveis pela realização dos interpets mês a mês a partir de maio, foram discutidas as mudanças que tinham sido ou não acompanhadas pelos grupos através dos representantes da executiva e também as dificuldades inclusive da executiva com o acordo de datas. Valentina Betemps do PET Arquitetura confirmou a organização do grupo para realizar a edição do mês de maio do interpet e deixou em aberto a possibilidade de outro grupo somar na organização, a tutora Daniele Barros sugeriu que se o seu grupo PET Agronomia concordasse poderiam se apresentar junto com a Arquitetura, mas também falou sobre os problemas de comunicação e compreensão da tabela de horários. Ingridy Duarte do PET Engenharia Hídrica comunicou que havia preenchido a vaga de agosto quando a tabela foi criada no mês de março, mas que por questão de organização do grupo precisam trocar para o mês de outubro. Após a professora Heloisa Duval e a aluna Grazi do PET Gape comunicarem que o grupo havia se inscrito para o mês de junho e aquele momento não constava na tabela sem seu conhecimento a aluna Valentina sugeriu que os grupos pensassem durante a semana para declarar o mês definitivo para sua apresentação durante a semana seguinte. O tutor do PET Física Fernando Simões Jr. concordou com a sugestão da Valentina em falar com os grupos e mencionou a importância de verificar os grupos que estão trocando de tutores para não haver problema para os mesmos. As alunas do PET Artes Gabriela e Jackeline acrescentam que o melhor é priorizar a execução do próximo interpet no mês de maio com o PET Arquitetura se responsabilizando e discutir essas datas novamente. A aluna Jessica Martin resgata o processo de fazer a tabela e sugere a modificação a partir da viabilidade de cada grupo. A professora Daniele Baltz comenta a possibilidade de pensar o interpet de forma leve e aprendendo durante o processo pois o importante é que este seja um espaço caloroso e de acolhimento, principalmente para os novos tutores. Alessandro finalizou esta pauta pedindo para os grupos PET pensarem no melhor mês para a se apresentarem. F) Apresentação Dos Novos Membros: Foram apresentados em slides os novos membros PET com seus nomes e fotos, alguns cumprimentaram os participantes por áudio, entretanto ficou faltando as fotos e nomes dos novos membros do PET Agronomia eles ficaram de ser apresentados no interpet de maio. G) Informes: João Salvador, aluno do PET Física divulga a sua pesquisa e envia o link para os membros PET contribuírem respondendo um formulário rápido, a tutora Cristina Maria aproveita para incentivar a adesão à pesquisa. Jackeline do PET Artes convida os grupos a inscreverem oficinas no próximo ENAPET. Alessandro comenta a possibilidade da UFPel somar no próximo SULPET, e Ingridy lembra a importância da participação dos representantes de cada grupo na reunião da executiva. A reunião encerrou-se por volta das doze horas e eu Jackeline Nunes lavro e assino a presente ATA.