21 de Maio: Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.
Luzia Martins
No dia 21 de maio que se aproxima, é fundamental considerar que há um dia para pensarmos sobre a Diversidade Cultural.
No site da UNESCO, há um texto do qual extraí um
excerto, sobre esta data:
Celebrado
todos os anos em 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o
Diálogo e o Desenvolvimento foi instituído pela Assembleia Geral das Nações
Unidas em 2002, após a aprovação pela UNESCO da Declaração Universal sobre
Diversidade Cultural de 2001, que reconhece a necessidade de "aumentar o
potencial da cultura como meio de alcançar prosperidade, desenvolvimento
sustentável e coexistência pacífica mundial". (UNESCO, 2020)
Assim, a data é uma
oportunidade para refletirmos e zelar pelas mais diversas culturas, buscando
visibilizar a sua importância, como fatores de inclusão e desenvolvimento para
a sociedade.
Em 2005, a UNESCO promoveu a “Convenção sobre a Proteção e
Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”. No texto oficial, ratificado
pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo 485/2006, encontramos:
“Diversidade
cultural” refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas dos
grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas
entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não
apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite
o patrimônio cultural da humanidade mediante a variedade das expressões
culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão,
distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e
tecnologias empregados (UNESCO, 2006).
Entende-se então, que a Diversidade Cultural
é um fenômeno complexo e bastante útil para pensarmos nas nossas posturas e
expressões, enquanto agentes e provedores de culturas que diariamente se movem
e recriam.
Diversidade
Cultural na Escola.
Quando buscamos relacionar a Diversidade
Cultural com a escola, seus currículos e metodologias, é frequente a “confusão”
com o tema “Multiculturalismo”, que, de forma geral, é a presença e a valorização
de diversas culturas no mesmo ambiente, como por exemplo, nas salas de aulas e
escolas. Para Bavaresco e Tacca (2016), esse termo significa a valorização da diversidade cultural. O objetivo
seria:
“(...)
eliminar preconceitos e estereótipos construídos historicamente, procurando
formar uma sociedade alicerçada no respeito e dignidade do outro com suas
diferenças. Portanto, é preciso pensar nas diferenças dentro de suas
“diferenças”, e o multiculturalismo abre espaço para refletir a complexidade e
as divergências classificatórias da atualidade. O multiculturalismo é o
reconhecimento das diferenças e da individualidade de cada um.
E na escola? Como o
“Multiculturalismo” é visto e pode ser vivido por parte dos educadores e educandos?
Os autores Ricardo e Daiane
(2016) escrevem sobre isso:
A
escola por se configurar como espaço legítimo onde ocorre o processo de
socialização, é o ambiente no qual mais se discute a questão da diversidade –
cultural racial e social. Para que este processo aconteça é necessário o
convívio multicultural que implica respeito ao outro e ao diálogo com os
valores do outro. O multiculturalismo ocorre a partir de interações sociais na
escola, que implica, especialmente, a aprendizagem do aluno. As experiências
vividas em sala de aula ocorrem, inicialmente, entre o ambiente e os colegas
que ali estão envolvidos com o educador. Nesse caso o educador precisa ter um
bom planejamento e ser um bom mediador para fazer a diferença na aprendizagem
dos educandos”, in: Bavaresco e Tacca (2016).
Observando o acima exposto, a
escola seria ou é um dos ambientes em que a Diversidade Cultural está mais
presente e em movimento. O contato cotidiano com diversas pessoas culturalmente
diferentes ou não, é uma oportunidade incrível para trazer esse tema como fonte
de uma concepção de sociedade que esperamos ter, considerando que os
preconceitos e exclusões culturais ainda existem. Pensando nisso, concordamos com outra autora,
que sugere:
[...] sugerimos
algumas providencias que podem ser tomadas para a valorização da diversidade
cultural nas escolas, tendo como base diferentes autores que discutem o tema.
Percebemos a necessidade de essas abordagens serem trabalhadas em salas de
aula, partindo das séries iniciais, para que as crianças desde a infância se
familiarizarem com a temática, evitando assim possíveis estranhamentos. Por
exemplo, se a criança desde pequena entender que o Brasil é um país enorme, e
que em determinadas cidades as pessoas falam com sotaques. (RAMALHO; 2015).
A
diversidade no olhar de professores em Pedro Osório, RS.
Para saber o que pensam sobre
o tema, decidi conversar com professores que atuam em escolas públicas do
município de Pedro Osório, onde resido. Assim, ouvi educadoras do
primeiro ciclo de alfabetização – 1º ao 5º ano escolar.
Metodologia:
As quatro escolas públicas do município foram
contatas no dia 12 de maio. E um áudio, enviei às professoras mediadoras a
solicitação de que convidassem educadoras a participarem da pesquisa. As
plataformas usadas para a consulta foram o whattsapp e um questionário Google,
com as seguintes questões: Com qual ano escolar trabalhas? Tinhas conhecimento
da data? Para ti, o que é diversidade cultural? Trabalhas com esse tema em sala
de aula? Se sim, usas algum material (como livros, músicas, referências
artísticas, entre outros...)?
Em breve, os resultados...
Nenhum comentário:
Postar um comentário