Cristina
Maria Rosa
"Prezada Cristina e demais integrantes do PET Educação.
Eu e Vania agradecemos o interesse do PET Educação em acompanhar a eleição para direção da FaE e a proposição de entrevista, cujas questões recebemos em 15 de agosto. Estávamos até esse momento aguardando o cronograma das eleições para envio das respostas, como até essa data ainda não o recebemos, segue o retorno à entrevista".
Eu e Vania agradecemos o interesse do PET Educação em acompanhar a eleição para direção da FaE e a proposição de entrevista, cujas questões recebemos em 15 de agosto. Estávamos até esse momento aguardando o cronograma das eleições para envio das respostas, como até essa data ainda não o recebemos, segue o retorno à entrevista".
Inicialmente, os professores enviaram um apanhado de suas formações e atuação no campo da educação. Depois, responderam as questões por nós enviadas. Leia, na íntegra, a mensagem recebida pelo PET Educação, que agradece aos professores.
Quem somos?
Quem somos?
Dois docentes comprometidos
com a formação de professores!
Prof. Dr. Antônio
Maurício Medeiros Alves
Possui relação com a
Faculdade de Educação desde o ano de 2000, quando cursou, na qualidade de aluno
ouvinte, disciplinas do Curso de Mestrado em Educação, no qual posteriormente
completou os estudos de pós graduação. Foi professor substituto da FaE, além de
desenvolver diferentes projetos em parceria com docentes dessa unidade.
Ingressou em 2011 no IFM/UFPel e, com o desejo de contribuir na formação
Matemática de professores dos anos iniciais, passou a docente do Departamento
de Ensino da FaE em 2020.
Formação
Formado em Licenciatura em
Matemática (1996). Formado em Pedagogia (2018). Realizou o Mestrado (2005) e
Doutorado (2013) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de
Educação, FaE/UFPel.
Atuação
ü
Docente e orientador nos Programas de Pós graduação PPGEMAT (IFM/UFPel)
e PPGECM (FaE/UFPel);
ü
Atuou por 13 anos na educação básica, desempenhando funções como
professor de ensino fundamental e médio, coordenador pedagógico de anos
iniciais, coordenador pedagógico do Curso Normal (Colégio Pelotense), vice-diretor
de escola estadual;
ü
Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática (UFPel) (2014-2018);
ü
Coordenou projetos como Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa – PNAIC – FaE/UFPel (2014-2018); Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID (2014-2019) e Programa Nacional do Livro Didático
– PNLD (2016-2020);
ü
Chefe do Núcleo das Licenciaturas na Pró-reitoria de Ensino
(2019-2020);
ü
Professor com experiência em Cursos de Educação a Distância.
Possui relação com a
Faculdade de Educação desde o ano de 2001, quando ingressou como aluna do Curso
de Pedagogia. Posteriormente, foi aluna do Curso de Especialização, tendo completado
seus estudos de pós graduação (Mestrado e Doutorado) nessa mesma unidade. Desde
2006, participa de projetos da Faculdade de Educação, a exemplo do Grupo
HISALES. Ingressou em 2010 como Docente na UFPel e, posteriormente, em 2014,
passou a integrar o grupo de professores no Departamento de Ensino da FaE.
Formação
Formada em Licenciatura em
Pedagogia (2005). Fez especialização em Alfabetização e Letramento na FaE
(2005). Realizou Mestrado (2008) e Doutorado (2013) no Programa de
Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, FaE/UFPel.
Atuação
ü
Docente e orientadora no Programa de Pós graduação PPGE (FaE/UFPel);
ü
Atuou por oito anos na educação básica, desempenhando funções como
professora de classe multisseriada nos anos iniciais de ensino fundamental,
coordenadora pedagógica junto à Secretaria Municipal de Educação de Morro
Redondo (2005);
ü
Coordenou o Curso de Licenciatura em Educação do Campo (2015-2016);
ü
Foi chefe do Núcleo das Licenciaturas na Pró-Reitoria de Graduação
em 2018;
ü
Suplente da área da Ciências Humanas no COCEPE (2017-2018);
ü
Professora com experiência em Cursos de Educação a Distância.
PET Educação pergunta e Antonio
Maurício e Vania Thies respondem...
1. Por que queremos exercer a função de diretor e vice-diretora da Faculdade de Educação (2020-2024)?
# Promover uma gestão
dialógica e inclusiva em que todas as vozes sejam consideradas;
# Fomentar e investir na
formação inicial dos estudantes dos cursos de Pedagogia (diurno e noturno);
# Contribuir com os
processos de formação continuada de professores da Educação Básica de Pelotas e
região, em especial no que se refere aos Programas de Pós-graduação em Educação
(lato e stricto sensu) da FaE/UFPel – Especialização em Educação, PPGE e
PPGECM;
# Investir na interlocução
da FaE com as demais unidades da UFPel, contribuindo mais efetivamente na
formação de professores das diferentes áreas;
# Fortalecer o diálogo com
a Educação Básica e com outras instituições de formação de Pelotas e região.
# Promover situações que
permitam a construção de conhecimentos a partir de uma relação dialógica e
inclusiva, em que diferentes saberes são considerados.
3) Qual a primeira
tarefa de um diretor e vice-diretora eleitos?
# Promover o diálogo com os
diferentes segmentos – estudantes, técnicos, docentes, escola de educação
básica, movimentos sociais, entre outros – na perspectiva da inclusão, do saber
ouvir e da construção de diferentes saberes, em busca de estratégias para o ser
e o fazer, considerando as condições atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário