Lendo na quarentena: Organização da pesquisa...
Estefânia Konrad
Nós, estudantes vinculados
ao Grupo PET Educação, em comemoração ao dia mundial do livro (23 de Abril),
resolvemos inventariar, através de nossos contatos – amigos, colegas,
familiares – o que estava sendo lido no período da “quarentena”. Criamos uma
pergunta e enviamos a todos eles, pelo celular na Plataforma WhatsApp.
Após o retorno, obtivemos
resultados interessantes: 300 mensagens recebidas, 168 pessoas responderam e 219
indicações de títulos que podem ser conhecidos na publicação disponível em
nosso Blog, no Link: https://peteducacao.blogspot.com/2020/05/livros-na-quarentena-resultados-de.html.
Primeira vez que
descobrimos a leitura em processo – o PET Educação ainda não havia inventariado
o presente, o que pessoas estariam lendo agora, nesse momento – o número de
obras citados, 219, supera o número de pessoas que responderam. Isso quer dizer
que apesar de 4,76% das pessoas pesquisadas declararem que não estão realizando
nenhum tipo de leitura, 95,24% estão lendo um ou mais livros!
Infelizmente,
não é surpresa para nós que existam pessoas que não leem. Quando realizamos a pesquisa acerca do Perfil Leitor do estudante de Pedagogia
FaE/UFPel 2017-2019 (http://peteducacao.blogspot.com/2017/05/perfil-leitor-do-estudante-de-pedagogia.html), já havíamos nos deparado com essa uma parcela de estudantes que
declaram não ter gosto pela leitura.
Organização: os dez passos até os resultados
ü
Passo um: escolha do tema. A
proximidade da data comemorativa nos impulsionou;
ü
Passo dois: compartilhamento: Após a
decisão sobre o tema da pesquisa interativa, criamos uma forma de interação:
imagem, convite e plataforma;
ü
Passo três: definição de data limite
para o envio das respostas, neste caso, de 23/04 a 30/04;
ü
Passo quatro: organização das
respostas em “dados de pesquisa”, o que incluiu extrair títulos e autores das
respostas, organizá-las em ordem alfabética em um arquivo e separá-las de outras
leituras como revistas, jornais e outros;
ü
Passo cinco: Decidir por categorias
que irão reger a organização. Nessa pesquisa escolhemos a ordem alfabética,
estrangeiros ou brasileiros, leitura literária ou técnica e adulto ou
infanto-juvenil;
ü
Passo seis: cores para organizar: Ao
identificar se as obras eram estrangeiras ou brasileiras, usamos cores para
contraste;
ü
O próximo passo foi verificar se as grafias
de títulos e autores das obras mencionadas como lidas estavam corretos. Como a
pesquisa foi feita pelo whats, o corretor acaba “sabotando” a escrita. Assim, foi preciso conferir um por um;
ü
Passo oitavo: organização de leituras
“não literárias”, em outra tabela de dados e um detalhe interessante: o número
de vezes que uma obra foi citada na pesquisa foi inserido como critério.
ü
Posterior a estes processos, o nono
passo foi escolher relações entre os dados a serem consideradas como
interessantes ao público que lê as publicações o PET Educação. Como porcentagens
sempre são bem vindas em pesquisa desse tipo, algumas forma explicitadas.
Exemplo: 97 obras de autores brasileiros, o equivalente a 44,30 % foram citadas.
Passo final: retorno
ao arquivo das mensagens para resgatar algumas peculiaridades, como por
exemplo, pessoas que extrapolaram a pesquisa e nos trouxeram outros elementos que
são relevantes e que precisam ser refletidos. A publicação tu já conheces...
Considerações finais
Esta é uma forma
muito particular de organização.
O intuito em
compartilhar uma metodologia escolhida em nosso grupo e para esse tema é que tu
possas conhecer, te identificar e, se tiver vontade, experimentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário