Páginas

14 maio 2020

Metodologia de Pesquisa: um exemplo...


Lendo na quarentena: Organização da pesquisa...
Estefânia Konrad

Nós, estudantes vinculados ao Grupo PET Educação, em comemoração ao dia mundial do livro (23 de Abril), resolvemos inventariar, através de nossos contatos – amigos, colegas, familiares – o que estava sendo lido no período da “quarentena”. Criamos uma pergunta e enviamos a todos eles, pelo celular na Plataforma WhatsApp.
Após o retorno, obtivemos resultados interessantes: 300 mensagens recebidas, 168 pessoas responderam e 219 indicações de títulos que podem ser conhecidos na publicação disponível em nosso Blog, no Link:  https://peteducacao.blogspot.com/2020/05/livros-na-quarentena-resultados-de.html. 
Euforia
Primeira vez que descobrimos a leitura em processo – o PET Educação ainda não havia inventariado o presente, o que pessoas estariam lendo agora, nesse momento – o número de obras citados, 219, supera o número de pessoas que responderam. Isso quer dizer que apesar de 4,76% das pessoas pesquisadas declararem que não estão realizando nenhum tipo de leitura, 95,24% estão lendo um ou mais livros!
Infelizmente, não é surpresa para nós que existam pessoas que não leem.  Quando realizamos a pesquisa acerca do Perfil Leitor do estudante de Pedagogia FaE/UFPel 2017-2019 (http://peteducacao.blogspot.com/2017/05/perfil-leitor-do-estudante-de-pedagogia.html), já havíamos nos deparado com essa uma parcela de estudantes que declaram não ter gosto pela leitura.
Organização: os dez passos até os resultados
ü    Passo um: escolha do tema. A proximidade da data comemorativa nos impulsionou;
ü    Passo dois: compartilhamento: Após a decisão sobre o tema da pesquisa interativa, criamos uma forma de interação: imagem, convite e plataforma;
ü    Passo três: definição de data limite para o envio das respostas, neste caso, de 23/04 a 30/04;
ü    Passo quatro: organização das respostas em “dados de pesquisa”, o que incluiu extrair títulos e autores das respostas, organizá-las em ordem alfabética em um arquivo e separá-las de outras leituras como revistas, jornais e outros;
ü    Passo cinco: Decidir por categorias que irão reger a organização. Nessa pesquisa escolhemos a ordem alfabética, estrangeiros ou brasileiros, leitura literária ou técnica e adulto ou infanto-juvenil;
ü    Passo seis: cores para organizar: Ao identificar se as obras eram estrangeiras ou brasileiras, usamos cores para contraste;
ü    O próximo passo foi verificar se as grafias de títulos e autores das obras mencionadas como lidas estavam corretos. Como a pesquisa foi feita pelo whats, o corretor acaba “sabotando” a escrita. Assim, foi preciso conferir um por um;
ü    Passo oitavo: organização de leituras “não literárias”, em outra tabela de dados e um detalhe interessante: o número de vezes que uma obra foi citada na pesquisa foi inserido como critério.
ü    Posterior a estes processos, o nono passo foi escolher relações entre os dados a serem consideradas como interessantes ao público que lê as publicações o PET Educação. Como porcentagens sempre são bem vindas em pesquisa desse tipo, algumas forma explicitadas. Exemplo: 97 obras de autores brasileiros, o equivalente a 44,30 % foram citadas.
Passo final: retorno ao arquivo das mensagens para resgatar algumas peculiaridades, como por exemplo, pessoas que extrapolaram a pesquisa e nos trouxeram outros elementos que são relevantes e que precisam ser refletidos. A publicação tu já conheces...
Considerações finais
Esta é uma forma muito particular de organização.
O intuito em compartilhar uma metodologia escolhida em nosso grupo e para esse tema é que tu possas conhecer, te identificar e, se tiver vontade, experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário