Páginas

26 dezembro 2019

PET Educação e a literatura

Reunião preparatória ao 2º Encontro de Contadores de Histórias.
Biblioteca Pública Pelotense.

O PET Educação atua, desde 2016, em consonância com o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária e com a Sala de Leitura Erico Verissimo. O foco é alfabetizar literariamente.

Em 2019, integrantes do PET educação estiveram em diversas escolas públicas. Em todas elas, o que mais fizemos foi ler e apresentar a Literatura a crianças, adolescentes e seus professores. Acompanhe algumas das ações do grupo e em 2020, venha conhecer o PET Educação. Nossa sala, a 257, fica nas dependências da Faculdade de Educação da UFPel, à Rua Alberto Rosa, 154.

As ações em novembro e dezembro:
1.     02, 09 e 16 de Novembro de 2019: Espetáculo Literário O mate do João Cardoso. Museu do Doce. Centro Histórico de Pelotas,
2.     16 de Novembro de 2019: 2º Encontro de Contadores de Histórias. Biblioteca Pública Pelotense;
3.     17 de novembro de 2019: Lançamento do Livro infantil Íris e a Beterraba. Biblioteca Pública Pelotense;
4.     06 de dezembro de 2019: Jornadinha Literária na Escola;
5.     07 de dezembro de 2019: Jornadinha no CMP;
6.      21 de dezembro de 2019. Natal na escola.

Uma das professoras do CMP escreveu:

“Gratidão é o sentimento que nos define! Parabéns professora Cris e grupo GEEL pelo trabalho maravilhoso desenvolvido em nossas escolas. Agradeço profundamente em nome da comunidade escolar e principalmente em nome dos meus pequenos leitores a presença da Paloma, a Charlô Parspatu, que em uma linda apresentação, encantou a todos com o seu carisma graciosidade!! Muito, muito obrigada!!!”

24 dezembro 2019

Ações do PET Educação: avaliando 2019

Avaliar as atividades desenvolvidas em um ano inteiro não é tarefa que se faz sem um misto de saudade e nostalgia.
No entanto, avaliar, para o PET Educação, é um compromisso.
Novembro e Dezembro  são meses que concentram quase todas as atitudes de final de projetos, integração com escolas e, ao mesmo tempo, finalização das atividades acadêmicas.
Envolvidos em muitos projetos o ano inteiro, é nesses dois meses do ano que quase tudo acontece: a SIIEPE, as jornadas literárias nas escolas, a Feira do Livro e as avaliações das atividades. Acompanhe a seguir algumas das atividades do PET Educação em 2019 e venha nos conhecer em 2020!
Cristina Maria Rosa
Tutora PET Educação
Gestão 2019-2022

Formação de professores leitores: O grupo integrou o projeto de extensão “Leitura Literária na Escola”, coordenado pela docente Cristina Maria Rosa. Nesse ano de 2019, a escola que recebeu o PET foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Rua João Nunes da Silva Tavares, 165, Bairro Fragata. Outra ação importante e que se transformou em “fechamento” do ano foi a aula “Critérios de escolha de obras literárias para a infância”, ministrada pela Tutora do grupo, professora Cristina Rosa, na Livraria Vanguarda do Shopping, dia 05/12, quinta feira, das 15 às 17 horas. Como fechamento do ano de formação, no dia 06/12 o grupo ainda participou da Jornada Literária na escola. Personagens (Branca de Neve, Princesa Tiana, Fotógrafa Letícia e Bruxa Aprendiz) foram até a escola para ler para as crianças. Sobre nosso trabalho na escola, a Coordenadora Pedagógica, Adriana Costa Silveira escreveu: “Tem coisas acontecendo que nem imaginava! Fico feliz por fazer parte de tudo isso! Obrigada por me incentivar a seguir, quando todas as possibilidades são para a desistência de um sonho”;
2º Encontro de Contadores de Histórias: Descobrir o que há nos livros que os tornam tão misteriosos, repletos de segredos e impossíveis de serem ignorados é uma das curiosidades do PET Educação. Apesar de tantos dispositivos para não ler, aficionados ainda insistem em permanecer horas concentrados, imersos e desligados, folheando e imaginando.
Para invadir o imaginário de mais e mais aprendizes da arte de admirar livros, a pedagoga do Setor Infanto-juvenil da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), Camila Pierzckalski, organizou, junto com estudantes e a tutora do PET Educação, organizou o 2º Encontro de Contadores de Histórias. O evento ocorreu no dia 16 de novembro, entre 9h e 15h, na Biblioteca Pública Pelotense. Ali, os bolsistas do PET Educação puderam ler e ouvir muitas histórias. O evento foi realizado em parceria entre a BPP e a Sala de Leitura Erico Verissimo (SLEV da FaE/UFPel) com o apoio estrutural do PET Educação que, através de personagens de contos, receberam os inscritos, foram mediadores em rodas de conversas simultâneas e, também, leitores de histórias.
Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Leitores: ocorrido em Pelotas, ente abril e dezembro de 2019, o curso foi coordenado pela Bibliotecária Simone Echebeste, pela Tutora PET Educação Drª. Cristina Maria Rosa e pela Pedagoga Estela Sampaio. Para sua realização contou com o apoio do CETEP e da SMED Pelotas, da Bibliotheca Pública Pelotense, da Faculdade de Educação da UFPel, do GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária, SLEV – Sala de Leitura Erico Verissimo e PET Educação. O encerramento, ocorrido dia 13/12 foi no Museu do Doce e, após, o grupo reuniu-se para um café no Mercado Central. No caminho, parte do grupo sentou ao lado da estátua de um personagem inspirador: JSLN, que se localiza na Praça Cel. Pedro Osório, Centro Histórico da cidade. 
Lançamento de obra digital “Iris e a Beterraba”: a partir do Projeto “Leitura Literária na Escola” e “Autor na escola”, o PET Educação esteve representado pela Tutora, professora Cristina Rosa no 4º ano do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Pelotense. A convite da Docente Kátia Schneider, inicialmente o conto “Íris e a Beterraba” foi lido em voz alta. Após, as crianças desenharam uma das cenas do conto. Cada um dos desenhos foi digitalizado e passou a integrar o arquivo de produção do livro digital. O lançamento da obra (projeção do livro, leitura literária, autógrafos e comemoração) ocorreu no Domingo, dia 17 de novembro, no Salão Nobre da Biblioteca Pública Pelotense. Lá, os desenhos originais estiveram em exposição e os autores e seus familiares, presentes;

Novembro e Dezembro de 2019: as ações do PET Educação

Novembro e dezembro foram meses intensos para os bolsistas do PET Educação. Envolvidos em muitos projetos o ano inteiro, é nesses dois meses do ano que quase tudo acontece: a SIIEPE, as jornadas literárias nas escolas, a Feira do Livro e as avaliações das atividades. Acompanhe a seguir algumas destas ações e em 2020, venha conhecer o PET Educação. Nossa sala de trabalho e reuniões está localizada na Faculdade de Educação da UFPel.
Cristina Maria Rosa
Tutora PET Gestão 2019-2022


Processo seletivo de bolsista ao programa de educação tutorial: ocorrido no segundo semestre de 2019, o processo seletivo a vagas de bolsista ao Programa de Educação Tutorial é mais um dos processos de formação do estudante petiano. Na banca de seleção, a Tutora do grupo, Professora Drª. Cristina Maria Rosa e com convidada, a Professora Drª Heloisa Helena Duval de Azevedo (Tutora PET GAPE). Além das tutoras, integraram a banca os estudantes Alisson Castro Batista, Cinara Tonello Postringer e Leonardo Capra. Resultaram aprovados todos os candidatos inscritos que compareceram a todas as etapas do processo seletivo na seguinte ordem de classificação: 1º lugar: Paloma Wiegand; 2º lugar: Luzia Martins; 3º lugar: Letícia Vilela; 4º lugar: Maisa de Souza Ferreira; 5º lugar: Gabriele Igansi; 6º lugar: Lorraine Dustenhafet; 7º lugar: Arnaldo Duarte;
Café da tarde de boas vindas à Letícia Vilela, em dezembro de 2019.
Recepção aos novos bolsistas: uma das práticas do PET Educação é a recepção aos novos bolsistas. Consiste em café da tarde e a fala de cada um dos presentes, indicando suas expectativas a respeito do novo integrante do grupo. Ao fim, o novato também se manifesta indicando o que espera do trabalho no e em grupo. No segundo semestre do ano de 2019, a chegada de Paloma, Luzia e Letícia foram comemoradas nesse mesmo rito. A última a entrar, a estudante de Pedagogia Letícia Vilela, teve seu café da tarde de recepção ocorrido em 11/12, quarta feira e a alegria foi intensa;
Seminário preparatório à Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel 2019: No PET Educação a tradição é preparar-se para as apresentações orais de eventos em grupo. Desse modo, em 2019, nas semanas que antecederam à SIIEPE (as três primeiras de outubro), o grupo reservou um auditório no CEHUS (Rua Alberto Rosa, 155) para preparar-se publicamente para as apresentações de pesquisas realizadas. O seminário preparatório foi aberto ao público e ocorreu nos dias 02, 04, 11 e 18 de outubro. Nele o grupo pode conhecer e avaliar como cada um dos bolsistas projetou divulgar sua pesquisa. A opinião dos demais e os critérios de avalição adotados para o julgamento de cada trabalho foram considerados para a apresentação final, que ocorreu na semana seguinte, entre 21 e 25 de outubro.
Participação no Espetáculo “O mate do João Cardoso”, em novembro de 2019. Ocorrido durante a Feira do Livro de Pelotas, o PET Educação integrou-se ao GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária para realizar a leitura literária pública do texto O marte do João Cardoso, de João Simões Lopes Neto. As datas do espetáculo foram 02, 09 e 16 de novembro, no Museu do Doce e dia 17 de novembro, na Biblioteca Pública Pelotense. Repleto de público, o espetáculo integrou o grupo que se comprometeu a, em 2020, repetir o feito, a partir de outro texto do mesmo autor
Alessandra Steilmann apresenta seu trabalho sobre literatura indígena.
PET Educação apresenta seus trabalhos à UNAPI: Convidados a mostrar os resultados das pesquisas desenvolvidas em 2019, estudantes pesquisadores do PET educação estiveram diante de uma das turmas da UNAPI – Universidade aberta a pessoas idosas da UFPel em novembro. Muito vem recebidos, com ouvidos atentos e olhos conectados, os estudantes 60+ ficaram por dentro do que ocorre em um evento científico importante para a instituição e conheceram os estudantes e os trabalhos que foram destaque na SIIEPE UFPel 2019;

Equipe de restauro na Biblioteca da Escola Margarida Gastal, no Capão do Leão.
Assessoria a Bibliotecas Escolares: Originado nas ações da Sala de Leitura Erico Verissimo e apoiado pelo PET Educação, a Assessoria a Bibliotecas Escolares é uma ação de extensão (Ação 563) registrada na plataforma PREC UFPel e aprovada pelo COCEPE UFPel sob o número 277.  Tem como foco conhecer, projetar, intervir e realizar, em bibliotecas escolares, ações de restauro dos ambientes internos para que a formação do leitor literário ocorra. Desenvolve-se a convite das escolas e busca, como objetivo primeiro, realizar espaços públicos institucionalizados por lei. Em agosto ocorreu a elaboração do projeto e contatos com Docentes na UFPel e as reuniões preparatórias (02 e 06/09) com a Direção da escola, representada pela Diretora Maria Tereza Brum Argoud. Em setembro de 2019 houve a montagem da equipe e criação de um grupo no Whats App, o “Biblioteca Margarida” (05/09). Além disso, o grupo foi à escola (13/09) para ouvir a Coordenadora da Biblioteca, professora Maria Cristina Prietto Garcia. Nesse mesmo dia, levantamento dos dados (medidas da sala, das aberturas, listagem de móveis, contagem de livros, diálogo sobre reciclagem). No primeiro dia de trabalho houve a análise do acervo e separação dos livros adequados e ultrapassados a serem doados para reciclagem (27/09).
Tutora do PET Educação, professora Cristina Rosa
entrega à Diretora da Escola, professora
Maria Tereza Brum Argoud,
material material doado à Biblioteca Margaria.
Logo depois, em busca de apoio, o grupo realizou uma campanha entre amigos para a doação de materiais de limpeza e manutenção do novo espaço a ser restaurado. A entrega dos mesmo à escola, em dezembro de 2019. As ações de limpeza e avaliação de paredes, assoalho e aberturas; limpeza do assoalho, que tem muitas camadas de cera; Produção de uma planta baixa, com a ambientação adequada; d) Pintura das paredes e criação de um painel em eu uma delas; Revisão da instalação elétrica, visando segurança e instalação de pontos de luz extras; Customização de móveis, limpeza, adequação e confecção das cortinas; Reorganização do espaço, com ambientes definidos e; Organização do acervo, priorizando a leitura literária; serão desenvolvidas em 2020.