Leitura e Interdisciplinaridade: uma das características do PET Educação em 2019
Cristina Maria Rosa
Tutora do Grupo PET Educação
Leitura e
Interdisciplinaridade foi o elo que tornou evidente uma estratégia de
formação de professores empreendida pela tutoria do PET Educação em 2019.
Entranha dos
diferentes trabalhos de pesquisa apresentados pelo PET Educação na SIIEPE da UFPel
em 2019, a interdisciplinaridade só é possível quando se observa o mundo como
um todo. Nesse mundo possível, as “partes” dialogam, disputam, concorrem e se
complementam, ao mesmo tempo, sem detrimento de uma ideiazinha sequer.
Tudo interessa, pode ser
considerado, eventualmente descartado. O intuito é a potência do saber e dos
procedimentos para saber mais. Desde leitura para bebês, para
crianças nas escolas, para meninas em busca de poder, indígenas e quilombolas a
estudantes de Pedagogia, ingressantes e formandos, tudo foi tema de
estudo. Inclusive a própria temática, abordada por Alisson Castro
Batista em sua investigação. Nos demais trabalhos apresentados, há
explícitas decorrências dessa ideia de estudo e intervenção.
Interdisciplinaridade
Qual o significado da palavra Interdisciplinaridade? Para Bicalho (2011) a interação entre as disciplinas pode
ser dividida em níveis crescentes com relação à intensidade de interatividade e
a Interdisciplinaridade é caracterizada pela existência de um axioma superior
hierarquicamente, que orienta as disciplinas ao seu objetivo, de forma que
estas interajam entre si e se apoiem na construção dos conhecimentos. Interdisciplinar,
então, é um adjetivo que qualifica o que é comum
a duas ou mais disciplinas, ramos, campos ou até áreas do conhecimento. É
o processo de ligação entre as disciplinas.
A palavra interdisciplinar é formada
pela união do prefixo “inter” (dentro, entre, em meio) com a palavra “disciplinar”,
que tem um sentido pedagógico de instruir, com preceitos, regras e
procedimentos. O intuito, sempre, é relacionar conteúdos para aprofundar o
conhecimento a respeito de algo e tornar o estudo mais interessante, uma vez
que na “vida real”, tudo está interconectado.
A SIIEPE 2019 e o PET Educação: 10 trabalhos envolventes
No PET Educação,
buscamos relacionar com profundidade todos os temas a serem pesquisados, não
esquecendo nunca que as peculiaridades e curiosidades do investigador iniciante
devem ser respeitadas. Foi dessa dinâmica que surgiu a definição do que cada
estudante bolsista escolheria como foco para a SIIEPE na UFPel, que ocorreu
entre 21 e 25 de outubro de 2019, quando, diante de uma plateia atenta e uma
banca qualificada, todos comunicaram o que descobriram.
A escolha dos temas
foi definida em maio de 2019 e, logo depois, ações no sentido de colher dados
relevantes, empreender procedimentos ainda não finalizados e escrever o resumo
para envio ao evento foram desencadeados. O resultado – 10 trabalhos
instigantes – deram origem às apresentações orais dos doze bolsistas.
Leia, a seguir, os títulos
dos resumos enviados, aprovados e apresentados pelo grupo no dia 22/10/2019.
1.
A leitura de estudantes de Pedagogia
em 2019: primeiro e segundo semestre – Valdoir
Simões Campelo;
2.
A literatura infantil enquanto ferramenta interdisciplinar de ensino no
contexto da revolução científica – Alisson Castro Batista;
3.
Autismo na escola: o que dizem as professoras? Mariana Paz
4.
Caminhos das pedras: quilombolas na biblioteca escolar – Fernanda Vieira Dos Santos
5.
Futuros(as) Pedagogos(as)
FaE/UFPEL trabalham durante a
graduação? Estefânia Alves Konrad e Luzia Helena Brandt Martins;
6.
Há livros “para meninas” na Sala de Leitura Erico Verissimo?
7.
Há livros para bebês no acervo da Sala de Leitura Erico Verissimo? Cinara Tonello
Postringer e Paloma Wiegand;
8.
Inspirações para ler: o que dizem
os estudantes de pedagogia da FaE/UFPEL – Angélica Dos Santos Karsburg;
9.
Repertório literário de
estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação em 2018 – Débora Monteiro da Silva;
10.
Um olhar sobre a
literatura indígena – Alessandra Steilmann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário