Docência Compartilhada na
Pedagogia: um dos passos na formação do educador
Na última semana de julho de 2018 ocorreu, com muito êxito, o Seminário de Práticas Educativas: Estágio em
Docência.
Coordenado por um grupo de
professores orientadores de estágio, desenvolveu-se nas tardes de 23 a 2/07, entre às 14 e às
18 horas.
A dinâmica para a preparação e desenvolvimento do seminário orientou-se pelos seguintes passos:
1. Elaboração de um artigo
científico a partir da escolha de um aspecto destacado pelo estudante e seu
orientador durante a realização o estágio;
2. Apresentação do artigo
elaborado, em PowerPoint e por trinta minutos, ao público presente;
3. Diálogo do público com o
estudante apresentador, sobre o trabalho realizado.
Ao fim da cada apresentação, os estudantes presentes puderam ouvir pareceres de professores e colegas sobre seu trabalho, além de responder a perguntas relativas a algum aspecto de seu estágio.
Ao fim da cada apresentação, os estudantes presentes puderam ouvir pareceres de professores e colegas sobre seu trabalho, além de responder a perguntas relativas a algum aspecto de seu estágio.
Estágio: o que é isso?
O estágio em docência integra
as disciplinas obrigatórias do currículo e ocorre no 9º semestre da
Licenciatura em Pedagogia. É durante seu desenvolvimento que as estudantes
colocam em prática seus modos de planejar e desenvolver o ensino da leitura e
da escrita, além de outros conhecimentos, na escola e com crianças, prioritariamente.
O estágio é planejado e
desenvolvido sob orientação de docentes, considera o público a quem se destina,
ocorre sempre em escolas publicas das redes – municipal ou estadual de ensino –
e busca qualificar as estudantes para o trabalho com diferentes públicos: bebês,
crianças ou jovens e adultos.
Datas e personagens
Foi entre os dias 23 e
27 de julho que as estudantes Gabriela Leal, Maiara Kringel, Priscila Brock,
Rafaela Camargo e Tamires Goulart – integrantes do Programa de Educação Tutorial
(PET Educação) participaram do Seminário de Práticas Educativas: Estágio em
Docência, como palestrantes. Aberto ao público, o Seminário ocorreu em um dos
auditórios da Biblioteca do CCHS, situado na Rua Alberto Rosa, em frente à FaE/UFPel.
Temas:
Temas:
Os temas, inseridos nos títulos dos trabalhos apresentados pelas estudantes formandas se encontram aqui, listados por ordem alfabética:
1.
A dificuldade na desconstrução da concepção tradicional de ensino, pela
estudante Tamires Goulart;
2.
A heterogeneidade de níveis da escrita em uma turma de 3° ano: desafios e
estratégias, pela estudante Maiara Kringel;
3.
A influência da indisciplina nas relações educacionais, pela estudante
Rafaela Camargo;
4.
Disciplina e Multirrepetência em um 3º ano do ensino fundamental com uma
perspectiva inclusiva, pela estudante Gabriela Leal;
5.
Práticas Pedagógicas: intervenções desenvolvidas na perspectiva de
igualdade de gêneros no 1º ano do ensino fundamental, pela
estudante Priscila Brock.
Parabéns do PET
O PET Educação parabeniza suas bolsistas pelo bom desempenho no evento e reitera aos demais estudantes o quanto esses ritos são relevantes passos para a formação do professor. Pensar, planejar, executar, avaliar e disponibilizar saberes garante o caráter publico - de todos, para todos - da Univesidade e promove a ciência.
Parabéns do PET
O PET Educação parabeniza suas bolsistas pelo bom desempenho no evento e reitera aos demais estudantes o quanto esses ritos são relevantes passos para a formação do professor. Pensar, planejar, executar, avaliar e disponibilizar saberes garante o caráter publico - de todos, para todos - da Univesidade e promove a ciência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário