Páginas

23 abril 2018

Dia Nacional do Livro: PET Educação presente!

A literatura infantil recebe homenagens no mundo inteiro em 2 de abril, quando se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil. Data escolhida em memória ao nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, é um importante marco pára quem ama o livro e a leitura.
No Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato, considerado o inventor da Literatura infantojuvenil. Suas criações, que tem quase cem anos, continuam sendo apreciadas por crianças, jovens e leitores de qualquer idade. Em especial por essa data, integrantes do PET educação estiveram em escolas e em projetos de leitura literária.

16 de abril
A semana começou com leitura para os pequeninhos do Colégio Alfredo Simon, nas Três Vendas. O convite, enviado pela Carla Michelle Rodrigues, Bibliotecária do Colégio, foi recebido com alegria e aceito.
Na tarde do dia 16, segunda-feira, Senhor Sabetudo e a Bruxa Aprendiz estiveram na escola para dar início à Feira do Livro. Na bagagem, levaram livros que encantaram as crianças.
17 de abril
Na terça, a professora Cristina Rosa leu O adiado avô, de Mia Couto a seus alunos da UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade.
Na mesma tarde, a petiana Érica Machado Leopoldo leu Tentação, um conto de Clarice Lispector extraído de A legião estrangeira, publicado em 1999. Quer ler um trecho? A seguir:


“Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva. Na rua vazia as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão. Que fazer de uma menina ruiva com soluço? Olhamo-nos sem palavras, desalento contra desalento. Na rua deserta nenhum sinal de bonde. Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária. Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher? Por enquanto ela estava sentada num degrau faiscante da porta, às duas horas. O que a salvava era uma bolsa velha de senhora, com alça partida. Segurava-a com um amor conjugal já habituado, apertando-a contra os joelhos”.
  
18 de abril
Na quarta, as personagens escolhidas pelas petianas Gabriela LealPriscila Brock e Rafaela Camargo interagiram com os alunos da escola na qual realizam o estágio em docência nos anos iniciais, mostrando que as personagens não estão presas aos livros e podem andar livres pela imaginação de cada um. Cada qual com sua personalidade, as estudantes/personagens promoveram um dia diferente para as crianças da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes. E como foi?
Algumas personagens clássicas sairiam dos livros para ler histórias, entre elas, Emília, que convidava a turma para sua festa, com “Bruxa, Bruxa, venha a minha festa”. As crianças morriam de medo com seus convidados! Cinderela leu “O rei que queria alcançar a lua” e Chapeuzinho Vermelho aproveitou o momento para ler a história de uma prima medrosa, a Chapeuzinho Amarelo.
19 de abril
Na quinta-feira pela manhã, foi a vez da Bruxa Mor apresentar como é que as bruxas de espalham pelo mundo. No Curso de Aperfeiçoamento Somos loucos por livros, teve aula de caracterização, exploração da mala de leitura e leitura literária do primeiro capítulo de O sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.
Nesse mesmo dia, à tarde, Ieda Kurtz de Azevedo completou a formação das bibliotecárias lendo O príncipe que bocejava, de Ana Maria Machado aos presentes. Uma semana inteirinha de livros, leitura e deleite, Bem como deve ser...

Seleção para Bolsista PET: abril de 2018


EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Programa de Educação Tutorial - PET
Edital 001/2018

A Tutoria do PET EDUCAÇÃO convida os estudantes da Licenciatura em Pedagogia a inscreverem-se à vaga de Bolsista no Programa de Educação Tutorial (PET/Educação).

1. Dos objetivos do programa:
•        Desenvolver as atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos bolsistas.
•        Promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
•        Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino;
•        Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior;
•        Proporcionar a formação acadêmica no âmbito da Universidade, privilegiando a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão.

2. Das vagas: Será disponibilizada uma vaga imediata e uma vaga para suplente;

2.1. Valor da Bolsa: Cada estudante efetivado como bolsista recebe, a título de ajuda de custos, mensal e ininterruptamente até o final da vigência do vínculo, o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais);

3. Dos critérios de seleção:

ü  Estar regularmente matriculado na Licenciatura em Pedagogia;
ü  Ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do grupo;
ü  Apresentar rendimento acadêmico no mínimo igual ou maior a sete e não ter mais do que duas reprovações;
ü  Estar cursando entre o segundo e o sétimo semestre da Licenciatura em Pedagogia;
ü  Ler o manual do Programa de Educação Tutorial, disponível no site: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf
ü  Ser aprovado em todas as etapas do processo seletivo com média acima de sete.

4. Inscrições: de 23 a 25 de abril de 2018, através do seguinte correio eletrônico: selecaobolsista2018@gmail.com

4.1 Documentos necessários para inscrição:

•        Ficha de Inscrição. Modelo disponível em: http://peteducacao.blogspot.com.br/
•        Histórico Escolar;
•        Currículo Lattes atualizado;
•        Memorial. Modelo disponível em: http://peteducacao.blogspot.com.br/

5. Procedimentos de Seleção: As provas, individualmente, não são eliminatórias. Todos os candidatos podem realizar todo o processo seletivo. Haverá um grupo de provas e responsabilidades assim organizadas:

Prova
Data e hora
Local
Inscrição
23 a 25 de abril de 2018
Pelo endereço:
Entrega do Histórico, Currículo e Memorial.
Dia 04 de maio às 8h30min
Sala 245– FAE
Prova escrita
04 de maio às 9 horas.
Sala 245 – FAE
Entrevista com os candidatos.
04 de maio as 14h00.
Sala 257- PET/Educação
Análise dos documentos e leitura das provas.
07 a 10 de maio
Sala 257- PET/Educação
Resultados
11 de maio de 2018.
Divulgados no Blog e Mural do PET Educação


5.1 Da Comissão de Seleção: Será composta pela Tutora do Grupo PET/Educação, Professora Cristina Maria Rosa, por um tutor convidado, três bolsistas PET Educação e um bolsista PET convidado.

6. Os casos omissos serão dirimidos pela comissão.

__________________________________________
Érica Machado Leopoldo, Leonardo Capra e Maiara Kath Kringel
Comissão de Seleção

Pelotas, 16 de abril de 2018.

16 abril 2018

Seminário Projeto Pedagógico Curso de Pedagogia


O Pet Educação estará, nos dias 17 e 18 de abril, no Seminário Projeto Pedagógico Curso de Pedagogia. O convite, recebido da Coordenção da Licenciatura em Pedagogia, foi muito bem aceito pelo grupo que estará entre os demais estudantes para aprender, opinar e dialogar.
Histórico: 
A comunidade acadêmica do Curso de Pedagogia discute, há seis anos, reformulações no Projeto Pedagógico do Curso. Tais discussões resultaram em uma proposta que foi sistematizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Estruturante – NDE.
Essa proposta será apresentada ao coletivo da FaE – estudantes, técnicos administrativos e educacionais e professores – no Auditório da ESEF/UFPel, na noite do dia 17/04 (a partir das 19 horas) e na tarde (início às 14 horas) e noite (início às 19 horas) do dia 18/04.
Conforme acordado no final do segundo semestre letivo, nesses dias todas as atividades acadêmicas da FaE estarão suspensas, para assegurar a participação no evento.

Leitura prévia
Sugerimos a leitura dos documentos que embasam a reformulação da Proposta de Projeto Pedagógico que será debatida no evento.
ü Diretrizes curriculares gerais para os cursos de formação de professores: resolução_cne_cp n 2_2015_de 1julho_2015
ü Diretrizes curriculares para os cursos de Pedagogia: resolução
ü Política institucional para os cursos de licenciatura da UFPel: Polít.Instit.UFPel_FP_Resol.COCEPE_25.2017

Agenda:
O que: Seminário Projeto Pedagógico Curso de Pedagogia;
Quando: 17 e 18 de abril de 2018;
Onde: Auditório da ESEF/UFPel - Luis de Camões, 625;
Hora: 19 (dia 17/04) e 14 e 19 (dia 18/04);
Público: Estudantes, técnicos administrativos e educacionais e professores da Faculdade de Educação envolvidos com as licenciaturas em Pedagogia;
Quem convida: NDE - Núcleo de Desenvolvimento Estruturante da Licenciatura em Pedagogia da FaE/UFPel.
Coordenadoras: Valdelaine Mendes e Mara Osório.

13 abril 2018

Abril literário: mais um programa do PET Educação

Abril literário: para gostar de ler...
Abril é um mês especial para o livro e a leitura. Nele, há vários acontecimentos que tornam o mês repleto de comemorações. Para tal, o PET Educação, com o apoio da Sala de Leitura Erico Verissimo e do GELL – Grupo de Estudos em leitura literária – está promovendo ações de estudo, pesquisa e intervenção. O foco é cultivar o gosto por livros, autores com muita leitura. Leia o calendário e participe!

Datas importantes
Dia 02 de abril – O Dia Internacional do Livro Infantil e Infantojuvenil. A data foi escolhida para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu no dia 2 de abril de 1805. Primeiro escritor a criar histórias com linguagem adaptada para as crianças, é autor dos clássicos “A pequena vendedora de Fósforos”, “O patinho feio” e “Soldadinho de chumbo”, entre muitos outros.

Dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear Monteiro Lobato, escritor que nasceu nesse dia. Instituído em 2002 através da Lei 10.402/02, o Dia Nacional do Livro Infantil é considerado o dia oficial da literatura infantojuvenil no Brasil. A primeira história infantil de Lobato, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que povoam o universo fictício do Sítio do Picapau Amarelo.
23 de abrilDia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Escolhido por ser a data de nascimento ou morte de grandes escritores da história, o dia 23 de abril foi definido, pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e conhecerem a enorme contribuição dos autores de livros através dos séculos. William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Vladimir Nabokov são autores ligados a essa data.

Ações de Pesquisa e Intervenção: o calendário do PET Educação
12/02/2018 – Lançamento da pesquisa “Livro Predileto lido em 2017”;
05/03/2018 – Início do Curso de Alfabetização do PET Educação sob o tema: Experiências de alfabetização no Estágio Docente;
08/03/2018 – Programa Leitura para Meninas, na Escola Estadual, de Ensino Fundamental Fernando Treptow;
08/03/2018 – Conferência Alfabetização Literária de Bebês, por Cristina Maria Rosa;
02/04/2018 – Lançamento da pesquisa “Livro Infantojuvenil lido na adolescência”;

03/04/2018 – Conferência de abertura da disciplina: Literatura: Contos e Poemas em língua portuguesa. Tem o objetivo de propor o estudo de duas expressões literárias – o conto e a poesia – através de um grupo de autores, entre eles, o português José Saramago, o moçambicano Mia Couto e os brasileiros Mário Quintana e Manoel de Barros, a conferência abre o programa desenvolvido para 25 estudantes inseridos na Universidade Aberta à terceira Idade da UFPel;
05/04/2018 Leitura Literária. Obra: Você me chamou de feio, sou feio, mas sou dengoso, de Ricardo Azevedo, aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura me Pedagogia;
10/04/2018 Leitura Literária. Obra: O conto da Ilha desconhecida, de José Saramago, para os estudantes inseridos na Universidade Aberta à terceira Idade da UFPel;
11/04/2018 Leitura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Treptow, com a presença das personagens Bruxa Mor, Chapeuzinho Vermelho e Girafalda Bixófila. Livros lidos: Coisas de Menina, Coisas de Menino, ambos de Pri Ferrari e Poemas que escolhi para crianças, de Ryuth Rocha.
12/04/2018 Leitura Literária. Obra: Listas Fabulosas, de Eva Furnari aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura me Pedagogia;
16/04/2018 Leitura na Escola Alfredo Simon, com a presença dos personagens Doutor Sabetudo e Bruxa Aprendiz;

17/04/2018 Leitura Literária. Obra: O adiado avô, de Mia Couto, aos estudantes inseridos na Universidade Aberta à terceira Idade da UFPel;
19/04/2016 Leitura Literária. Obra: A vida do Elefante Basílio, de Erico Verissimo, aos estudantes do 8º semestre da Licenciatura me Pedagogia;
23/04/2018 – Publicação dos resultados da pesquisa “Livro Predileto lido em 2017”;
30/04/2018 – Publicação da lista de livros infanto-juvenis lidos pelos nossos entrevistados.

12 abril 2018

InterPET em 07 de março: um sábado de diálogos

Ocorreu, no sábado, dia 07 de abril, o primeiro Interpet do ano letivo de 2018. Organizado pela Executiva dos Grupos PET, se estendeu das 9 horas da manhã às 11 horas e trinta minutos, no Cmapius II da UCPel.
Na pauta, temas como:
1. Café da manhã na recepção e recepção ao novos petianos;
2. Apresentação da nova interlocutora dos grupos com o MEC, professora Carini Corsini;
3. Despedida com agradecimento ao Christian Ferreira Mackedanz, integrante do NuProp/CEC/PRE/UFPel e antigo interlocutor do PET UFPel com o MEC;
4. Homenagem e um minuto de silêncio ao estudante de engenharia mecânica e naval da Universidade Federal do Rio Grande (Furg)Lucas Camargo, de 22 anos, que, recentemente, se suicidou. Reflexão sobre as fragilidades do estudante na Universidade;
5. Informações sobre o SulPET, a ser realizado em Curitiba, Paraná, no fim  de abril;
6. Comunicações sobre o OLIMPET, que oscorrerá na ESEF nesse sábado, dia 14/04;
7. Desafio PET.
Foi um amnhã alegre, de bastante diálogo e produtiva. O Grupo PET Educação foi representado pela Tutora, professora Cristina Maria Rosa e as estudantes Ieda Kurtz de Azevedo e Maiara Kringel.