Com a proposição de traçar um
perfil leitor do estudante que frequenta a Licenciatura em Pedagogia na
FaE/UFPel, o PET Educação está desenvolvendo uma pesquisa que teve início no
primeiro semestre de 2017.
Temos como objetivo central conhecer e descrever o perfil leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia da Universidade
Federal de Pelotas FAE/ UFPEL através das práticas de leitura indicadas como
habituais e nem tanto pelos entrevistados. A justificativa é qualificação de
professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, nos quais a formação
do leitor é tema preponderante.
Atualmente diante de resultados
parciais da investigação que ocorrerá entre 2017 e 2019, procura-se definir
preferências (autores, gêneros e títulos), hábitos literários dos participantes
(se gosta de ler, quando lê, quais as motivações) e possíveis influências do
ensino superior nas escolhas do que e quando ler.
A metodologia inclui a coleta de informações em todos os semestres da
licenciatura e, a partir da primeira, coletas focadas no 1º e 9º semestres
(ingressantes e concluintes). Todos os estudantes foram convidados a responder
anonimamente ao questionário que lhes foi ofertado por alguns membros da equipe
PET Educação em suas salas de aula, tendo como objetivo ter o primeiro
resultado publicado na primeira semana do segundo semestre de 2017.
Diante disso, o PET Educação recebeu um convite da Coordenação da
Pedagogia. Leia:
Olá, Cristina!
Queremos convidar-te para
fazer uma fala, sobre a tua pesquisa, no II Encontros com
a Pedagogia: integração e formação. Esse evento tem como
objetivo principal recepcionar e integrar as/os alunas/os ingressantes no
segundo semestre.
Reservamos o dia 24/10 às 19h30min. Podemos contar contigo? Se for
possível, por favor, diga-nos o título, pois estamos fechando a
programação.
Beijos.
Mara e Valdelaine.
Nós estaremos lá.
Venha participar e
conhecer mais resultados da pesquisa.
E leia.
Ler
Literatura não é uma atividade supérflua ou dispensável.
Ler literatura é
essencial à vida humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário